Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

21 de outubro de 2021

Notícias em 21/10/2021

Assuntos do dia:
barragem, petróleo, produção, mercado, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

Os "Velhos Arenitos Vermelhos"
Os nomeados Old Red Sandstones (ORS) constituem um conjunto de rochas na região do Atlântico Norte, em grande parte de idade Devoniana. Os ORS são comuns na Grã-Bretanha, na Irlanda, na Noruega e no litoral nordeste da América do Norte, além de se estender para o norte na Groenlândia e em Svalbard. Estas regiões faziam parte do antigo supercontinente Euramérica (ou Laurússia). Na Grã-Bretanha, os ORS são uma unidade litoestratigráfica com status de Supergrupo, tendo o termo Old Red Sandstones sido cunhado para distingui-los dos arenitos mais jovens, chamados New Red Sandstone, que ocorrem amplamente em toda a Grã-Bretanha. Os ORS foram depositadas em uma grande variedade de ambientes durante o Devoniano, incluindo o final do Siluriano e o início do Carbonífero. São sedimentos aluviais e conglomerados, na base, que progridem para sedimentos de ambientes de dunas, lagos e rios. A cor vermelha característica se deve à presença de óxidos de ferro, mas nem todo ORS tem esta cor e nem todos são arenitos. Há conglomerados, argilitos, siltitos e calcários finos com cores que variam de cinza e verde. Seus depósitos estão intimamente associados à erosão da cordilheira da Caledônia, que sofreu com a colisão dos antigos continentes Avalônia, Báltica e Laurentia para formar o Euramérica em um fenômeno conhecido como Orogenia Caledoniana. Embora a maior parte (de origem não marinha) dos ORS não contenha fósseis, são encontrados em leitos restritos os primeiros peixes, artrópodes e plantas. Há uma história contada por antigos alunos gaúchos de geologia (da primeira metade dos anos 1970 – conhecidos como "Turma 75") sobre os ORS. Dizem que um professor pediu que um aluno falasse tudo sobre os Old Red Sandstones e o aluno dissertou tudo que sabia: "São os Velhos Arenitos Vermelhos". Dou meu testemunho presencial.
A imagem acima mostra dobras do ORS no País de Gales.
(Crédito da imagem: Rodney Harris - fonte)

    Barragem
Jaguar Mining fechará barragem Turmalina
    (Por Emelyn Vasques) Foi iniciado o processo que resultará no fechamento da barragem Turmalina, localizada em Conceição do Pará, na região Oeste do estado
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br


    Petróleo
Produção da PetroRecôncavo cresce no 3° trimestre, segundo dados preliminares

Petrobras mantém crescimento da produção no 3º trimestre
    A produção média de óleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural da Petrobras alcançou 2,83 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) no terceiro trimestre de 2021, um aumento de 1,2% em relação ao trimestre anterior.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Produção
Vale aumenta produção de minério de ferro


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do níquel

Mercado do ouro


    Política
CNPE ratifica entrada do novo modelo de comercialização de biodiesel a partir de janeiro de 2022
    Novo modelo de comercialização prevê o fim dos leilões públicos, propiciando maior liberdade aos agentes e menor intervenção estatal, mais aderente ao novo desenho do mercado de combustíveis.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Bahia é um dos estados que mais geram empregos no mercado de energia solar e eólica
    (Por Valdemar Medeiros) A alta geração de empregos diretos e indiretos nos parques de energia solar e eólica tem garantido que o estado da Bahia se mantenha líder no ranking dos maiores atuantes na geração de energia renovável do mercado brasileiro.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Engie firma acordo com governo do CE para projeto de hidrogênio verde, no Porto do Pecém
    (Por Roberta Souza) A meta da Engie é produzir entre 100 MW e 150 MW em um prazo de até cinco anos através de uma usina de hidrogênio verde, no Porto do Pecém.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Multinacional portuguesa Galp aposta na energia solar do Brasil e compra projetos na BA e no RN

A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) fará importante aporte de recursos financeiros para a conclusão das obras de Angra 3
    A nova estatal, que será a sócia majoritária na Eletronuclear, usará o repasse de R$ 3,5 bilhões, na retomada da construção da usina.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Inundações em Veneza pioram a baixa temporada em meio às mudanças climáticas
    (Por Colleen Barry) A invasão repetida de água salobra da lagoa na Basílica de São Marcos neste verão é um lembrete silencioso de que a ameaça do agravamento do impacto das mudanças climáticas não diminuiu.
    LEIA MAIS em apnews.com


    Geologia
Geologia explica origem do petróleo na Bacia do CE
    Mapeamento geológico de parte da Bacia do Ceará e hipóteses sobre como se deu o processo de formação de petróleo e gás na região são os principais pontos da tese de doutorado.
    LEIA MAIS em defesa.com.br

Principais Erros na Interpretação Geotécnica de Dados Geofísicos
    (Por Luís Gustavo Fava D’Agostino) Mundialmente conhecida e aplicada em praticamente todas as obras geotécnicas, o uso das ferramentas geofísicas dentro da geotecnia no Brasil teve seu uso alavancado nos últimos anos devido aos recentes acidentes envolvendo barragens de rejeito e pela necessidade de uso de ferramentas não invasivas.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Paleontologia
Caranguejo preservado em âmbar de 100 milhões de anos viveu entre os dinossauros
    (Por Katie Hunt) Cientistas consideram este o fóssil de caranguejo mais completo já descoberto. O Cretapsara athanata foi encontrado no norte de Mianmar.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Estudo brasileiro confirma incêndios na Antártida há 75 milhões de anos
    (Por Beatriz Gatti) Coletado na ilha James Ross, na Península Antártica, fóssil de tronco revelou alterações anatômicas associadas a queimadas florestais durante o Cretáceo Superior.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, continua sem alteração significativa, mas lava avança a ponto de nova área ter que ser evacuada entre o centro de Tazacorte e La Laguna.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Kilauea

Vulcão Aso

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Manam e Langila em Papua Nova Guiné, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sabanaya no peru e Nevaos de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9 graus).
    Dia 21, no norte de Xinjiang, China (4,6 graus), na região das Ilhas Samoa (4,8), no sudeste do Irã (4,9) no sul das Ilhas Kermadec (4,7), no sul do Alasca (4,7) e em Creta, Grécia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Objetos da era pré-colonial são encontrados em escavações para obras na MG-050 no Sul de MG
    Já foram encontrados restos de louças e telhas com possibilidade de terem pertencido aos colonos de origem portuguesa que, segundo arqueólogos, viveram no local no século XVIII.
    LEIA MAIS em www.varginhaonline.com.br


    Ciência espacial
Explorando as Fronteiras da Heliosfera
    Com lançamento previsto para o espaço em 2025, a sonda espacial IMAP (Interstellar Mapping and Acceleration Probe) da NASA observará e mapeará a heliosfera do Sol.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Honeywell lança tecnologia digital de assistência remota para manutenções no setor de óleo e gás
    (Por Davi de Souza) Esta tecnologia foi incentivada pela aceleração do processo de transformação digital e as novas demandas da indústria de óleo e gás.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Conhecimento
Lançamento da revista Derbyana
    É uma revista de acesso aberto e peer-reviewed dedicada a Geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
    LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br


    Eventos
Seminário "Mineração, Transição Energética & Clima"
    Foi debatido o mercado promissor do lítio em frente à demanda crescente de baterias elétricas para a indústria automotiva no painel "O impacto das novas tecnologias na demanda do lítio" na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Seminário "Aplicação do posicionamento pelo GNSS no estudo de movimentações e deformações crustais"

ANP apresenta aspectos ambientais, legais e licitatórios da Segunda Rodada da Cessão Onerosa
    A ANP realizou ontem (20/10) o Seminário Ambiental e Jurídico-Fiscal da Segunda Rodada dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 20/10/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *