Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

19 de outubro de 2021

Notícias em 19/10/2021

Assuntos do dia:
projeto, mineração, petróleo, mercado, gestão pública, cooperação, política, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Dobras da Bacia de Bighorn
O rio Bighorn atravessa grande parte do centro-norte de Wyoming e do sul de Montana, nos EUA, cortando o terreno acidentado e angular da Bacia de Bighorn. Rochas vermelhas (arenitos, xistos, argilitos e conglomerados) e geologia complexa são características distintivas desta região. O clima semi-árido cria um ambiente com vegetação esparsa, onde as estruturas geológicas são identificadas do espaço e do solo. Na imagem acima, estão capturadas as sombras do nascer do Sol. Ao longo do lado direito, o Rio Bighorn está quase escondido entre as montanhas devido às sombras lançadas do Canyon Sheep. Localizada nas Montanhas Rochosas de Wyoming, a Bacia de Bighorn é uma grande depressão em forma oval e lar de muitos rios e formações geológicas. A estrutura que se destaca é a anticlinal da Sheep Mountain (Montanha das Ovelhas), um tipo de dobra que se forma por tensão de compressão nas camadas das rochas. Estruturas geológicas como esta anticlinal são encontradas em toda a Bacia de Bighorn e muitas estão associadas a reservatórios de petróleo e gás.
(Crédito da imagem: NASA-JSC - fonte)

    Projeto
A empresa Florisbela Comércio LTDA, no município de Parelhas, recebeu do Idema licença de instalação para extração mineral de Feldspato


    Mineração
Fonte de renda e crescimento, a indústria da mineração é a história de MG
    (Por FIEMG) Fundamental para a vida moderna, o setor faz parte do nome do estado e é a base para a produção de praticamente tudo que utilizamos no nosso dia a dia.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Petróleo
TotalEnergies ainda é atraída pelo petróleo do Brasil
    A TotalEnergies (ex-Total) promete intensificar os investimentos em renováveis, mas, ao mesmo tempo, olha com atenção para o mercado brasileiro de óleo e gás.
    LEIA MAIS em www.portosenavios.com.br

Eneva inicia perfuração de novo poço na Bacia do Parnaíba


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Miquéias Santos) Conformidade entre os participantes do acordo de restrição da produção de petróleo bruto com Opec+ diminui em setembro.
    LEIA MAIS em opetroleo.com.br

Mercado do cobre


    Gestão pública
ANP aprovou sua adesão à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)
    A decisão faz parte do Planejamento Espacial Marinho (PEM), projeto da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) criado em 2020.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br

ANP debate aperfeiçoamento das regras para investimentos em PD&I em audiência pública
    O objetivo é estabelecer normas para a aplicação dos recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) pelas empresas que atuam no setor de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás no Brasil.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANP inicia consulta pública sobre formatação e entrega de dados sísmicos
    Foi iniciada ontem (18/10) consulta pública de 45 dias sobre os procedimentos executados pelos agentes regulados envolvidos nas fases de exploração e produção de petróleo e gás natural.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Cooperação
Vale e Jiangsu Shagang assinam Memorando de Entendimento


    Política
Governo federal sanciona criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear
    Criação da ANSN consolida novo marco legal nuclear em matéria de regulação, normatização, licenciamento, controle e fiscalização de elementos estratégicos.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Prédios públicos em municípios de SP e PR adotam energia alternativa

Em 2050 mais da metade da eletricidade gerada no Brasil será solar e gratuita
    (Por Valdemar Medeiros) A informação é da Empresa de Pesquisa Elétrica (EPE). O custo e instalação de uma estrutura de geração de energia gratuita, pela energia solar, para as aplicações estacionárias no Brasil é de 1,5 bilhão de MWhs anuais.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Carvão mineral é ultrapassado por geração solar centralizada na matriz elétrica

Setor de energia do Brasil pode gerar até US$ 25 bilhões de créditos de carbono
    A informação é da Câmara de Comércio Internacional. O foco de investimentos para a geração desses créditos deveria girar em torno de repotenciação das hidrelétricas, eólicas offshore, usinas solares flutuantes, cogeração, etanol de segunda geração, biocombustíveis avançados e hidrogênio verde.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Necessidade de mais geração de energia nuclear


    Geologia
Há 84 milhões de anos Terra se inclinou em relação ao eixo de rotação
    É o que sugere este deslocamento já conhecido como "deriva polar verdadeira", processo cujas evidências porém têm sido controversas.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Paleontologia
Menor dinossauro do mundo é, na verdade, uma grande lagartixa

Fóssil de escorpião de 400 milhões de anos é descoberto na China

O Pterossauro brasileiro que viveu onde hoje é Chapada do Araripe
    (Por Victor Paiva) Situada na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe é um dos mais ricos sítios arqueológicos do Brasil.
    LEIA MAIS em www.hypeness.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    A evolução deste vulcão de La Palma, Canárias, foi antecipada pela ciência. É impossível impedir, mas é viável orientar o que fazer.
    LEIA MAIS em holanews.com
    A erupção continua sem mudanças significativas, embora menos barulhenta. São registradas emissões contínuas de cinzas que chegam a 4.000 metros de altitude.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Piton de la Fournaise

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 18, na costa de Aisen, Chile (4,7 graus).
    Dia 19, na costa de Coquimbo, Chile (4,6 graus), em Papua, Indonésia (4,7), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7) e na Costa Rica (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Alta atividade de um fenômeno cósmico enigmático e poderoso


    Tecnologia
Conheça a tecnologia


    Eventos
Expo Dubai 2021 e Renewable Energy Dubai Leaders Meeting
    Neste evento, representante do MME enfatizou a abundância e diversidade de recursos energéticos e ambientais, além de protagonismo em políticas de estímulo à renovabilidade das matrizes energética e elétrica no Brasil.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Programa SGBeduca do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)
    Réplicas de fósseis do SGBeduca serão representativas do território e tempo geológico do país. Parceria com a UFRJ permitiu acesso a exemplares de macrofósseis relevantes para a paleontologia brasileira.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Live para lançamento de nova base cartográfica do RS


    Vagas
Programa de Estágio 2021 da Equinor no RJ


    Extra
A mineração e a comunidade
    MRN abre inscrições para o Edital de Projetos Incentivados. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e de educação, com foco na melhoria da qualidade de vida, promovendo a transformação das comunidades que a MRN tem interface.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 18/10/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *