Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

17 de outubro de 2021

Notícias em 17/10/2021

Assuntos do dia:
petróleo, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Serra das Confusões
O Parque Nacional da Serra das Confusões é uma Unidade de Conservação localizada no sudeste do PI que inclui a maior reserva de Caatinga do Brasil. Neste parque, com 800 mil metros quadrados de área, abrangendo 12 municípios piauienses, ocorrem rochas das Formações Pimenteiras (folhelhos e arenitos), Cabeças (arenitos) e Serra Grande (arenitos e conglomerados). O aspecto geomorfológico do Parque apresenta características de elevações onduladas e suave-onduladas configurando os Chapadões. Forma uma das áreas arqueológicas com maior concentração de sítios com registros rupestres das Américas, contando até o momento com 1.300 sítios cadastrados, dos quais 900 apresentam grafismos rupestres. O nome "Serra das Confusões" tem origem nas "confusões" causadas pelas cores branco e vermelho das rochas que se alternam dependendo da luminosidade. A imagem acima é vista do Mirante Janela do Sertão.
(Crédito da imagem: conhecaopiaui - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Petróleo
Petrolífera da Austrália busca ativos no Brasil
    (Por Estadão Conteúdo) O Brasil assumiu posição de liderança na estratégia de investimento da petrolífera australiana Karoon.
    LEIA MAIS em em.com.br


    Meio Ambiente
Transição para um sistema de energia limpa está progredindo muito lentamente para que o mundo alcance emissões líquidas zero até 2050


    Paleontologia
O Vale das Baleias, um tesouro fóssil no deserto do Egito
    (Por Abel GM) No início do século XX, o chamado "Wadi al-Hitan" ("Vale das Baleias") foi descoberto no deserto ocidental do Egito, um dos lugares mais ricos do mundo em fósseis de cetáceos pré-históricos.
    LEIA MAIS em www.nationalgeographic.com.es


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, mantém elevadas taxas de efusão de lava e fortes emissões de cinzas. Até agora, a lava cobriu 742 hectares e danificou ou destruiu mais de mil prédios. O tremor vulcânico continua intenso.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Taal nas Filipinas, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equado, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no AC
    (Por Maria Fernanda Arival) Tremores não são incomuns do estado do AC devido à proximidade com o Peru, embora tenham origem em grande profundidade.
    LEIA MAIS em contilnetnoticias.com.br

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 16, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1 graus), na região das Ilhas Cayman (5,3) e no note do Oceano Atlântico (5,1).
    Dia 17, nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1 graus), e nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 16, na região central do Irã (4,8 graus), na região de Taiwan (4,8), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), no sudoeste da África (4,9), na Península de Kenai, Alasca (4,9), na costa de Coquimbo, Chile (4,7), e na costa oeste da Ilha Sul, Nova Zelândia (4,7).
    Dia 17, nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,8 graus), no sul do Panamá (4,5) e na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Peças de navio afundado há 2,6 mil anos são recuperadas na Itália
    (Por Ansa) Peças de cerâmica foram recuperada deste navio a 780 metros de profundidade no Estreito de Otranto, em uma área marítima entre a Itália e Albânia.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Ciência espacial
Lucy, primeira missão da Nasa para os asteroides troianos, iniciou viagem de 12 anos
    (Por AFP) Esta primeira missão da Nasa para os asteroides troianos na órbita de Júpiter buscará informações para que se possa entender melhor a formação do nosso sistema solar.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br

O planeta descoberto em órbita de estrela morta pode ser um vislumbre do futuro do nosso Sistema Solar


    Eventos
Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26)
    No próximo mês, líderes de todo o mundo vão se reunir dizendo o que pretendem fazer para zerar as emissões globais líquidas de carbono até 2050.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Extra
Programa para Uso Sustentável do Carvão Mineral Nacional
    No Brasil, as termelétricas a carvão representam 2% da capacidade instalada de geração de energia elétrica e 1,3% da produção de energia, no entanto, o carvão possui grande relevância na economia de algumas regiões do Sul do país.
    LEIA MAIS em www.gov.br


Notícias em 16/10/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *