Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

4 de outubro de 2021

Notícias em 04/10/2021

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, infraestrutura, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

A Pedra de Olumo
A Pedra de Olumo está localizada nas proximidades da cidade de Abeokuta, capital do estado de Ogun, na Nigéria. Abeokuta significa "sob a rocha" e Olumo (que significa "Deus moldou isso") tem significado espiritual para os nativos e representa unidade e proteção. A formação rochosa é considerada um refúgio seguro que foi utilizado pelos indígenas Egba durante os tempos de guerras étnicas no século XIX. Eles se escondiam do inimigo, os guerreiros do Daomé (da atual República do Benin), que nunca os encontravam. Por muito tempo, os Egba viveram nas terras junto a Olumo, onde buscam abrigo, cultivavam para se alimentar. Dizem que brotam gotas de água no interior de Olumo e elas possuem propriedades altamente medicinais. A rocha sempre foi vista como uma divindade que tem protegido o povo Egba. Em algum lugar no meio da base da rocha há um santuário onde os sacerdotes homenageavam a divindade da rocha. Há também uma lenda que conta a história de uma cobra que rastejou junto a rocha e foi transformada em pedra pela divindade que Olumo representa. Uma versão mais elaborada revela que um poderoso inimigo escalou a rocha para descobrir onde os Egba se escondiam e foi transformado em pedra. Na verdade, os guardiões da rocha eram os únicos que sabiam com detalhes a história da cobra, mas todos já faleceram. Os céticos dizem que a Pedra de Olumo é apenas um afloramento maciço de granito. A geologia do estado de Ogun compreende principalmente rochas sedimentares e do embasamento. Estas últimas são de idade arqueana, incluindo gnaisse granítico, granito porfirítico, xisto indiferenciado, biotita-granito, granodiorito, muscovita-granito e migmatito. A deformação do complexo de embasamento nigeriano ocorreu em duas fases, uma fase dúctil, que é responsável pela formação de estruturas planas (foliações) e uma fase quebradiça, com juntas e fraturas.
(Crédito da imagem: sworld - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Petróleo
Comgás renova concessão por mais 20 anos com governo de SP


    Mercado
Mercado do petróleo


    Infraestrutura
Porto Sudeste, em Itaguaí, RJ, recebeu da ANP autorização para realizar operações de transbordo de petróleo


    Paleontologia
Fóssil de trilobita de 390 milhões de anos tinha uma série de olhos minúsculos
    (Por Gabriel Ana) Os trilobitas dominaram mais ou menos os oceanos por centenas de milhões de anos, adaptando-se para preencher uma ampla gama de nichos de água.
    LEIA MAIS em arena4g.com

Raros corpos gelatinosos e delicados fossilizados relevam novas lacunas na paleontologia
    Os ctenóforos, também conhecidos como geleias de favo, raramente fossilizam. Já foram descritos na China e no Canadá. O Daihuoides jakobvintheri foi encontrado recentemente em Utah, EUA.
    LEIA MAIS em theconversation.com

Coleções de fósseis excepcionais confirmam a existência de ecossistemas complexos do Triássico Inferior
    (Por Christopher PA Smith e outros) Recentemente, um ecossistema excepcionalmente complexo foi datado do início do período Spathian em Idaho e Nevada, EUA.
    LEIA MAIS em www.nature.com

Minidinossauro vegetariano espanhol
    (Por Pablo Rioja) Em La Rioja, foram encontrados restos de ossos fossilizados de um ornitópode que podem determinar um novo gênero.
    LEIA MAIS em www.diariodeleon.es

O leão Canigó pesava 400 kg e viveu há 100 mil anos nos Pirineus Orientais
    Milhares de ossos deste e de outros animais foram identificados na comuna francesa de Cornellà de Conflent na "Cova de la Pedrera".
    LEIA MAIS em www.la-clau.net


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, continua com fontes de lava intensas em 8 aberturas ativas e fluxos volumosos, além de tremores de intensidades estáveis porém em níveis elevados.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl
    (Por Jaime Zambrano) Este vulcão mexicano registrou exalações formando colunas de vapor, gases, água e alguma quantidade de cinza.
    LEIA MAIS em www.milenio.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Lewotolo na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 03, sem mais registros.
    Dia 04, no oeste do Irã (5,6 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (6,2), na região das Ilhas Prince Edward (5,2) e nas Ilhas Kermadec (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 03, na região de Taiwan (4,6 graus), nas Ilhas Fox, Alasca (4,6), na costa da Nicarágua (4,9) e em Salta, Argentina (4,6).
    Dia 04, no oeste de Xizang, China (4,9 graus), na região de Taiwan (4,9), no mar do Timor (4,7) e no mar de Molucca (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Estrutura com jarro de 4.500 anos, inúmeros restos de panelas e fósseis de alimentos encontrados na Turquia

Local subaquático esconde desde naufrágios romanos a sabres napoleônicos


    Ciência espacial
A atividade vulcânica é a melhor prova de que um corpo planetário está geologicamente vivo

Nuvens raras em exoplaneta podem ajudar a apontar o caminho para encontrar vida no espaço
    O exoplaneta em questão é o WASP-127b, um "Saturno quente". Ele orbita uma estrela semelhante ao Sol localizada a cerca de 525 anos-luz de distância da Terra.
    LEIA MAIS em www.inverse.com


    Evento
4º Fórum Técnico da estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA)


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 03/10/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *