Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

26 de setembro de 2021

Notícias em 26/09/2021

Assuntos do dia:
mineração, mercado, infraestrutura, paleontologia, terremotos, vulcanismo, asteroides e eventos.

O Pico do Itabira e a Pedra das Caveiras
O  Pico do Itabira (ou Pedra do Itabira - à esquerda), com 715 metros de altitude, e a Pedra das Caveiras (à direita), com 545 metros de altitude, estão localizados no município de Cachoeiro do Itapemirim, no sul do estado do ES. Diz a lenda que um homem rico pediu que seus escravos encontrassem um local para esconder seu tesouro. Depois de cumprida a tarefa, para maior segurança, os escravos foram silenciados para sempre e seus corpos foram escondidos na Pedra das Caveiras. Quem subir esta pedra pensando em encontrar o tesouro é empurrado morro abaixo. Quem não cair e quem não subir pode constatar que a região é cercada por montanhas que formam o chamado Conglomerado do Itabira, o maior centro de escaladas do estado do ES. Estas montanhas fazem parte do Complexo Paraíba do Sul, de idade Proterozoica. Na sua composição, encontram-se principalmente granito, gnaisse e mármores, com formação do tipo batólito. Os sinais de erosão são nítidos, com rochas decompostas formando solos de maior profundidade,
(Crédito da imagem: Naoki Arima - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Mineração
Após protesto, moradores de Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia, tiveram uma reunião com a Bamin Mineração
    (Por TV Bahia) Será criada uma comissão de acompanhamento das ações e a empresa deverá aplicar material nas pilhas de minério para diminuir a poeira na região.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Mercado
Mercado do minério de ferro


    Infraestrutura
"VLI causa prejuízo claro à coisa pública", diz relatório da ANTT sobre ferrovia que corta a Bahia
    A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) concentrou 90% da sua operação em apenas 2.341 km dos 7.094 km totais da ferrovia e vem diminuindo a cada ano a quantidade de clientes regulares.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br


    Paleontologia
Descrito ancestral dos lagartos que viviam na Argentina


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, continua com erupção com altos e baixos de intensidade. Uma porção significativa do flanco oeste do cone desabou e continuam violentas fontes de lava com jatos a 500 metros de altura e bombas com até 1 km de altura. O fluxo de lava quase cessou à noite, mas recomeçou.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Semisopochnoi no Alasca, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 25, no mar de Banda (4,5 graus), nas Ilhas Kermadec (4,8), dois em Tonga (4,8 e 4,7), em Lara, Venezuela (4,6), nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,6), e em Jujuy, Argentina (4,8).
    Dia 26, no sul do Irã (4,5 graus), no sul da África (4,7), na dorsal Reykjanes (4,8), na costa norte de Papua, Indonésia (4,6), na região de Kep. Mentawai, Indonésia (4,7), em Sulawesi, Indonésia (4,6), e em Coquimbo, Chile (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Meteoro pode ter sido responsável pela destruição de Sodoma
    (Por Shane McGlaun) Foram encontrados indícios de que um meteoro explodiu há mais de 3,5 séculos sobre a cidade de Tall el-Hammam.
    LEIA MAIS em www.slashgear.com


    Eventos
Potencial Geoeconômico do estado do AM
    Neste encontro, no dia 23/09, foram abordadas as potencialidades de recursos minerais no AM, além da questão de se materializar a política estadual de mineração e o desenvolvimento de ações feitas com o foco na sustentabilidade desses recursos.
    LEIA MAIS em www.amazonas.am.gov.br

O Futuro da Logística Offshore


Notícias em 25/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *