Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

22 de setembro de 2021

Notícias em 22/09/2021

Assuntos do dia:
projeto, produção, mercado, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

A costa colorida da Nova Zelândia
Estas imagens são da região de Canterbury na Ilha do Sul, na Nova Zelândia. São apresentadas a Península de Kaikōura (mais ao norte, na imagem superior) e a Península de Banks. Elas estão separadas por 160 quilômetros. O terreno relativamente plano e baixo das Planícies de Canterbury se destaca em verde. Essas planícies agora exuberantes foram construídas com material rochoso dos Alpes do Sul que foi triturado e depositado durante os períodos glaciais e depois distribuído por rios que correm em direção ao Oceano Pacífico. Hoje, as planícies estão cobertas por uma colcha de retalhos de padrões agrícolas. Nas proximidades, aparece Christchurch, a maior cidade da Ilha do Sul. Dois dos rios trançados da área, o Rakia e o Waimakariri, cruzam as planícies à medida que fluem dos Alpes do Sul em direção ao oceano. As planícies se estendem para o leste até alcançar a Península de Banks ("Te Pātaka-o-Rākaihautū"), ponto no qual a topografia muda drasticamente. Até cerca de 6 milhões de anos atrás, esta península era um complexo vulcânico ativo. Desde então, a água do mar e dos riachos cortou a rocha, ajudando a modelar os vales, as baías e as falésias costeiras da península. Em contraste, a origem da Península de Kaikōura (imagem superior) pode ser rastreada até a deposição de materiais calcários e siltitos no fundo do mar há 60 milhões de anos. Por volta de 180.000 anos atrás, a terra se ergueu acima da superfície do mar como uma ilha, então eventualmente conectada ao continente como material preenchido das montanhas Kaikōura – a extensão mais ao norte dos Alpes do Sul. Mais recentemente, a região de Kaikōura foi o ponto focal de um terremoto de magnitude 7,8 em 2016 que aumentou partes da costa em 2 metros. As faixas e padrões coloridos se devem principalmente a sedimentos movidos pela água. Perto da costa, os sedimentos transportados para o mar pelos rios são agitados pelas marés. O sedimento atua como traçador visual para a Corrente Southland, que flui para o norte e abraça a costa leste da Ilha Sul. Observe os redemoinhos no lado protegido (norte) da Península de Banks. Alguns dos lagos e baías ao longo da costa exibem cores verdes particularmente vivas, especialmente perto da Península de Banks. O Lago Ellesmere possui altos níveis de clorofila associados ao fitoplâncton. O vento facilmente levanta sedimentos do leito desse lago muito raso e é responsável por parte da turbidez. Foram aplicadas técnicas de filtragem de cores às imagens para destacar cores e detalhes finos da água, mas as características são reais.
(Crédito das imagens: Norman Kuring / NASA - fonte)

    Projeto
Equinox Gold: Estimativas de novos depósitos são 73% maiores sobre 2019


    Produção
VLI renova acordo com Mineração Caraíba para embarque de concentrado de cobre em SE
    No Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros, no estado do SE, está prevista a movimentação de 100 mil toneladas de concentrado de cobre.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Alcoa vai retomar produção na Alumar, em São Luís
    A empresa planeja retomar a capacidade de produção de 268 mil toneladas de alumínio na usina Alumar, em São Luís, que estava paralisada desde 2015.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do minério de ferro
    (Por Bloomberg News) Prejuízos no preço do minério de ferro perduram, já que a demanda de aço chinesa enfrenta o 'último alento'.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Meio Ambiente
RHI Magnesita bate recorde no uso de recicláveis para a produção de refratários
    Houve crescimento de 60% no volume de material captado no 1º semestre de 2021, na comparação com igual período de 2020, um salto de 10,8 mil para 16,2 mil toneladas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Petrobras conclui parceria de 40 anos com o Tamar
    A decisão foi tomada pela Fundação Pró-Tamar, que está optando por outros modelos de parceria e de formas de financiamento.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br

A ArcelorMittal tornou-se parceira âncora do programa Catalisador da Breakthrough Energy


    Paleontologia
Museu do CE recebe fóssil de pterossauro doado após pesquisa no PR
    (Por G1 CE) Pesquisadores estimam que o Caiuajara dobruskii viveu há cerca de 80 milhões de anos no Brasil.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

O vulcanismo extremo não causou extinção em massa de espécies no final do Cretáceo
    As causas exatas da extinção que exterminou os dinossauros e outros seres vivos há muito são debatidas com veemência. Agora, uma nova pesquisa lança dúvidas de que o vulcanismo extremo desempenhou um papel importante no cataclismo.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

A história de uma caverna e da evolução humana
    A caverna "Cova del Gegant", em Sitges (El Garraf), o local com mais vestígios de Neandertais da Catalunha, é importante para estudar a transição do Paleolítico Médio para o topo, quando as primeiras populações humanas anatomicamente modernas aparecem e os Neandertais desaparecem.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Mecanismo extraterrestre que formou a química necessária para a vida na Terra
    Foi descoberto recentemente um mecanismo de formação de moléculas complexas à base de carbono sólido a partir de benzeno líquido, um hidrocarboneto comum. Este mecanismo poderia explicar parte do mistério da formação de complexos compostos de carbono na Terra primitiva e em outras partes do universo.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, continua expelindo lava de composição basáltica que já cobre 1,54 km2 da região. Já foram destruídos 185 prédios e evacuadas 1570 pessoas.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Etna

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Reventador no Equador e Sabacaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, na costa de Bio-Bio, Chile (6,4 graus), em Mindoro, Filipinas (5,0), e na costa sudeste da Austrália (5,9).
    Dia 22, no sul do Panamá (5,2 graus) e na costa da Nicarágua (6,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, na costa norte de Papua, Indonésia (4,6 graus), em Kepulauan, Indonésia (4,7), no costa de Bio-Bio, Chile (4,6), nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,7), e nas Ilhas Kuril (4,5).
    Dia 22, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9 graus), na costa de Bio-Bio, Chile (4,5), na costa da Nicarágua (4,5) e na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Pirâmide maia foi construída com rochas magmáticas para honrar vulcão
    Há mais de 1.500 anos, os maias teriam construído uma pirâmide enorme utilizando uma rocha maciça que se originou a partir da erupção do vulcão Ilopango de El Salvador, atualmente adormecido.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Ciência espacial
Marte estava condenado a se tornar um planeta estéril sem vida desde o início
    As evidências de que a água já esteve presente em Marte vêm crescendo há décadas e, neste mês, o rover Perseverance da NASA coletou amostras de rochas que quase confirmaram o fluxo de água subterrânea no planeta vermelho.
    LEIA MAIS em news.sky.com


    Eventos
Programa Brasileiro GHG Protocol

Sebrae de Indaiatuba abre vagas em cursos gratuitos e EAD no ramo de energia solar fotovoltaica

Governo publica edital para elaboração do Plano Estadual de Mineração de MG

2º Seminário Estadual de Segurança de Barragens
    Acontece no dia 24 de setembro. É realizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Emasul).
    LEIA MAIS em www.ms.gov.br

Conferência ICSOBA 2021
    O Conselho do Comitê Internacional para Estudo da Bauxita, Alumina e Alumínio (ICSOBA) muda para formato totalmente virtual este evento que acontece entre 22 e 24 de novembro.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    Executado com recursos de incentivo fiscal da Kinross Brasil Mineração, o Projeto Conviver Memórias de Paracatu valoriza pessoa idosa e incentiva turismo local.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 21/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *