Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

20 de setembro de 2021

Notícias em 20/09/2021

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, mercado, cooperação, justiça, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia e ciência espacial.

Gelo e Dunas
O Lago Khar Nuur, com suas grandes e pequenas Ilhas Avgash, está localizado no Parque Nacional Ulaagchinii Khar, que faz parte da estepe da Eurásia que se estende do leste da Europa quase até o Oceano Pacífico. O lago tem 30 km de comprimento, 10 km de largura e 48 m de profundidade. Na região da imagem (foto tirada da Estação Espacial Internacional), na estepe fria do oeste da Mongólia, as sombras do nascer do Sol se alongam dentro e ao redor do lago e acentuam a topografia. Embora localizado na Depressão dos Grandes Lagos da Mongólia, a superfície da água do Lago Khar Nuur está a mais de 1.900 metros acima do nível do mar. Devido a esta alta altitude e a sua localização, as temperaturas deste lago de água doce caem abaixo de zero na maior parte dos meses de inverno. Situada na Ásia central entre a China e a Rússia, a Mongólia fica na zona subártica, onde o ar frio da Sibéria intensifica os padrões do clima de inverno. Rachaduras permeiam a superfície coberta de gelo do lago e dunas contornam a costa. A superfície fria e plana do gelo contrasta com as ondas das dunas de areia. Embora sejam tipicamente associadas a climas quentes, as dunas podem se formar em todos os desertos, incluindo a estepe fria do oeste da Mongólia. As regiões de estepe abrigam muitos animais vulneráveis, incluindo uma grande variedade de espécies de aves ameaçadas, que são protegidas em Ulaagchinii Khar.
(Crédito da imagem: NASA / JSC - fonte1 - fonte2)

    Economia
A Cfem e o longo prazo
    (Por Fábio Henrigue Vieira Figueiredo e Maurício Sirihal Werkema) A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) vem batendo sucessivos recordes desde 2020. Em 2021, o crescimento da arrecadação foi puxado pela alta dos preços das commodities minerais no mercado internacional e pela expressiva valorização do dólar.
    LEIA MAIS em www.otempo.com.br


    Danos e reparos
Engenharia precisa agir para salvar mineração e meio ambiente


    Petróleo
Brasil deve superar a expectativa de produção de petróleo em 2022
    (Por Rafaella Barros e Paulo Silva Pinto) Estudos do Plano Decenal de Energia 2030, do Ministério das Minas e Energia, estão sendo atualizados. Projeção atual é de 3,4 milhões barris por dia.
    LEIA MAIS em www.poder360.com.br

Iraque desenvolve projeto para recuperar todo gás queimado de seus campos de petróleo
    (Por AFP) Está em implementação um procedimento de recuperação de gás queimado de dois campos de petróleo localizados no sul deste país, o segundo no mundo a utilizar este método altamente poluente.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do minério de ferro


    Cooperação
Governo do PA assina acordo de cooperação técnica com a ANM
    (Por Igor Fonseca) O objetivo é monitorar e fiscalizar, de maneira mais efetiva e abrangente, a atividade mineral no estado do PA.
    LEIA MAIS em agenciapara.com.br


    Justiça
TRF4 mantém condenação a empresas carboníferas e órgãos de regulamentação por danos ambientais
    (Por Ricardo Krusty) Foi mantida a condenação da Carbonífera Criciúma S/A, da Cooperativa de Extração de Carvão Mineral dos Trabalhadores de Criciúma Ltda (Cooperminas), da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
    LEIA MAIS em juristas.com.br


    Energia alternativa
Em Portugal, Solara4 já tem o OK final para injetar energia na rede
    (Por Capital Verde) A exploração da maior central solar do país vai evitar anualmente a emissão de 177 mil toneladas de CO2 e permitirá abastecer de eletricidade o equivalente ao consumo de 200.000 casas.
    LEIA MAIS em eco.sapo.pt


    Paleontologia
Fóssil de ave de 120 milhões de anos com cauda 'extravagante' é encontrado na China
    Pesquisadores encontraram na China restos de um pássaro da era mesozoica, com penas ostensivas que são 50% mais longas que seu corpo.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    (Por Esther Mucientes) Este vulcão de La Palma, Canárias, emitiu entre 5.000 e 9.000 toneladas de dióxido de enxofre. Coluna de cinzas atinge 1.500 metros de altura e gases alcançam 3.000 metros. Fluxo de lava alcança casas e plantações. Houve evacuação de mais de 5.000 pessoas, tendo sido estabelecido um raio de exclusão de 2 km ao redor dos centros de emissão. Erupções anteriores duraram de um a três meses.
    LEIA MAIS em www.elmundo.es
    Taxa de descarga do fluxo de lava é de 700 metros por hora. Anomalia térmica ontem era de 2.828 MW e hoje diminuiu para 1.509 MW. Salpicos de lava são vistos na abertura principal e alguns chegam a 100 metros de altura. Sua superfície no cone teve soerguimento de 19 cm.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl
    (Por Yeseline Trejo) Este vulcão mexicano registra explosões e exalações, intensificando sua atividade.
    LEIA MAIS em mexico.as.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 19, na fronteira Peru-Equador (4,6 graus), na Ilha Sul, Nova Zelândia (4,5), no sul do Panamá (4,7), em Panay, Filipinas (4,7), e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8).
    Dia 20, na dorsal Pacífico-Antártica (4,9 graus), na sul das Ilhas Fiji (4,5), nas Ilhas Kuril (4,5), na costa de Antofagasta, Chile (4,6), e em Guerrero, México (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Neandertais capturavam pássaros para consumo
    Um estudo liderado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) indica que os neandertais capturavam para seu consumo à noite uma espécie de ave com plumagem totalmente preta e tamanho semelhante ao dos pombos.
    LEIA MAIS em www.ambientum.com


    Ciência espacial
Encontrada grande abundância de substâncias necessárias para a vida em discos protoplanetários ao redor de estrelas recém-formadas


Notícias em 19/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *