Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

17 de setembro de 2021

Notícias em 17/09/2021

Assuntos do dia:
projeto, mineração, barragem, produção, mercado, justiça, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Paleofiordes
Os vales que dissecam os planaltos na região quente e seca no noroeste da Namíbia, no sudoeste da África, são extremamente antigos, embora notavelmente bem preservados. Estes vales em forma de U com centenas de metros de profundidade, nos quais correm riachos efêmeros, são relíquias com cerca de 300 milhões de anos. Foram produzidos em uma época quando a África, coberta de gelo, estava próxima ao Polo Sul, ainda fazendo parte do supercontinente Gondwana. Foram modelados pelo fluxo do gelo que os esculpiu em vales longos e estreitos e que se encheram de água do mar, formando fiordes. Houve soerguimento e outros processos geológicos, mas estes vales conseguindo escapar da erosão, resultaram em uma paisagem tão bem preservada que é chamada de "paisagem glacial fóssil". Para defini-los foram criadas outras expressões como "fiordes fósseis" e "paleofiordes". Embora os exemplos modernos de fiordes, como os da Noruega e da Groenlândia, sejam maiores em escala, os processos do gelo terrestre são considerados praticamente os mesmos. Foi o conhecimento dos sistemas modernos de fiordes que permitiu interpretar os vales da Namíbia como paleofjords. À medida que as geleiras recuaram, a água do mar fluiu para dentro dos fiordes e sedimentos foram depositados lentamente por 130 milhões de anos, o que provavelmente desempenhou um papel importante na preservação deles. Os processos erosivos mais tarde começaram a remover os sedimentos menos resistentes. Como os fiordes modernos são geralmente consideradas feições transitórias, sujeitas a serem rapidamente eliminadas ao longo do tempo geológico, ainda não está perfeitamente entendida a razão destes paleofiordes terem tão perfeita preservação. Atualmente não há gelo, mas são encontrados vestígios de moreias nas paredes dos vales. O gelo gravou arranhões e sulcos nas rochas (estrias) e em outros lugares os esculpiu em colinas arredondadas ("costas de baleia"). A imagem acima mostra um dos fiordes fósseis da Namíbia.
(Crédito da imagem: Pierre Dietrich / Universidade de Rennes - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Projeto
Jaguar Mining anunciou progressos nos estudos conceituais de mineração e planeja avançar no seu projeto mineral de alto teor


    Mineração
Aeroporto Internacional de BH recebe carga da Anglo American no gigante Antonov AN-124
    Segundo maior avião cargueiro do mundo fez pouso no terminal, nesta quinta-feira, para trazer equipamento da mineradora.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Rolls-Royce apresenta caminhão de mineração híbrido com redução de emissões em 30%
    O novo caminhão é equipado com o um "motor pequeno", o mtu 12V 2000, com 12 cilindros em V e 26,8 litros de cilindrada, com 1.635 cavalos de potência, que opera em conjunto com um motor elétrico.
    LEIA MAIS em blogdocaminhoneiro.com


    Barragem
AngloGold Ashanti investe em disposição de rejeitos a seco
    Com a implantação da disposição a seco, estimativa é de que até 2022 todas as barragens da empresa deixem de receber rejeitos.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Vale: Novo vertedouro da barragem Doutor
    A construção do novo vertedouro da barragem Doutor, da Mina Timbopeba (Ouro Preto), será concluída neste mês de setembro. Com isso, o canal estará em condições de escoar a água da chuva e ajudar a manter o volume de água da barragem reduzido.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Mosaic Fertilizantes participa de audiência pública para licenciamento do projeto de alteamento da Barragem B6 em Araxá, em MG


    Produção
Setor de rochas ornamentais nacional

Exportações de minério de ferro até agosto somam 193,5 milhões de toneladas


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do grupo da platina

Mercado do minério de ferro

Mercado do cobre


    Justiça
Supremo derruba proibição de construção de usina nuclear no estado da PB


    Energia alternativa
Petrobras aposta no diesel verde e quer vender mais barato que biodiesel
    (Por Flavia Marinho) Produção de diesel verde é testado em refinaria do PR (Repar). O óleo diesel do tipo HVO é produzido a partir de óleos vegetais.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Petroleira Chevron irá triplicar os investimentos em projetos renováveis para diminuir emissões de carbono
    (Por Roberta Souza) A Chevron prevê destinar US$ 10 bilhões até 2028 para investir em projetos que diminua as emissões de carbono de suas operações.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Engenheiros brasileiros estão desenvolvendo gerador de energia eólica inédito que promete ser mais barato, compacto e ter mais autonomia
    (Por Valdemar Medeiros) O gerador Airborne Wind Energy (AWE) está sendo desenvolvido através do projeto UFSCkite, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Paleontologia
Fóssil revela um pássaro com longas e brilhantes penas da cauda que viveu há 120 milhões de anos

Como os fósseis da Bacia do Araripe ajudam a recontar a história do planeta

Nova espécie de tubarão de 160 milhões de anos é descoberta na Índia
    A descoberta dos dentes de um tubarão hybodont foi relatada pela primeira vez na cidade indiana de Jaisalmer. O acontecimento é um importante marco no estudo dos fósseis de vertebrados jurássicos na região, famosa por suas dunas de areia.
    LEIA MAIS em www.jb.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    É improvável que eventual erupção deste vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, cause ondas gigantes no mar e, muito menos, que cheguem com perigo na costa brasileira.
    LEIA MAIS em www.correiodopovo.com.br

Vulcão Otake
    O Japão lançou alerta de erupção no sudoeste do país. O vulcão Otake lançou grandes rochas até um km longe da cratera, mas não houve feridos.
    LEIA MAIS em www.bol.uol.com.br

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Askja na Islândia, Karymsky e Shiveluch na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 16, na fronteira Peru-Equador (4,7 graus), na costa de Coquimbo, Chile (4,6), em Sulawesi, Indonésia (4,5), no sul das Ilhas Fiji (4,9) e em Oaxaca, México (4,7).
    Dia 17, dois na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8 e 4,6 graus) e em Vanuatu (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Quando os humanos começaram a usar roupas? Descoberta em caverna traz alguma luz
    (Por Katie Hunt) Ferramentas de osso usadas para processar e alisar peles de animais encontradas em uma caverna no Marrocos podem ser algumas das primeiras evidências de vestimentas no registro arqueológico.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Pessoas pré-históricas construíram pequenas ilhas artificiais em lagos escoceses
    (Por Jessica Leigh Hester) Os pesquisadores apontaram a data de construção de algumas dessas massas de terra, conhecidas como crannogs, de volta ao período Neolítico.
    LEIA MAIS em www.atlasobscura.com


    Ciência espacial
Um lugar onde as estrelas envelhecem mais devagar
    Descoberta recente contradiz muitas ideias aceitas sobre como é o envelhecimento dessas estrelas e postula que, em alguns casos, pode levar cerca de duas vezes o tempo que resulta dos modelos padrão.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração - EXPOSIBRAM 2021
    A thyssenkrupp participa da EXPOSIBRAM 2021 com lançamento de óculos inteligentes para atendimento remoto a operações de mineração.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Seminário "Formação entre pares: Transição Energética e Clima"
    ANP e RELOP realizou no dia 15/09 este evento sobre transição energética com órgãos reguladores de outros países.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Programa Omega.360

Vale explica projeto de ampliação de cavas
    A Vale realiza, em 28 de setembro, às 19h, audiência pública referente ao projeto de ampliação das cavas de Tamanduá e Capitão do Mato, do Complexo Vargem Grande, localizadas em Nova Lima (MG).
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 16/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *