Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

16 de setembro de 2021

Notícias em 16/09/2021

Assuntos do dia:
barragem, mercado, fiscalização, água, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Os arenitos de Petra
Petra é um sítio arqueológico localizado no deserto Wadi Rum, no sudoeste da Jordânia, onde a geologia e a arqueologia coexistem. Esta região foi ocupada durante as eras Nabateu e Romana. Esta cidade foi a capital do Reino Nabateu, tendo sido fundada século VIII aC. As características dos arenitos da região, com seus penhascos que chegam a mais de 50 metros de altura, foram o principal fator para a escolha do local onde dos escultores nabateus criaram uma obra de arte. A maioria dos monumentos de Petra foi esculpida em duas camadas de arenitos do Paleozoico pertencentes ao Grupo "Rum Sandstone". A camada superior é constituída pelo "Arenitok Disi" e a inferior pelo "Arenito Umm Ishrin". Elas são encontradas também no deserto Wadi Rum e estão cobertas, no norte sob toda a Jordânia, por centenas de metros de camadas de calcário mais jovens. Em Wadi Rum, em Petra e também em Dana, o arenito foi exposto devido à inclinação geral da rocha em direção nordeste. O mesmo arenito também pode ser visto no lado oriental do Mar Morto. A camada do "Arenito Disi" é dura, cinza claro e geralmente sofre erosão produzindo formas semelhantes a cúpulas. Toda esta areia foi transportada por rios antigos, há 520-490 milhões de anos, formando um espesso leito sob as águas de um mar raso que cobria todo o Jordão. Esculpidos nessa camada estão os monumentos dos Blocos de Djin, a Tumba das Cobras e a Tumba do Obelisco. Na entrada de Petra, é encontrada a camada do "Arenito Umm Ishrin", cerca de 20 milhões de anos mais antiga que a superior. O restante dos monumentos foram esculpidos nesta camada. Ela é facilmente reconhecida por padrões que parecem pinturas abstratas, incluindo listras, em marrom, vermelho, laranja, malva e cinza, todas agrupadas e bordadas em faixas. Esta composição mostra uma deposição rítmica de areia, trazida por um sistema de rio trançado que formou estratificações cruzadas há 540 milhões de anos. Os tons brilhantes e de cor firme, em Petra, devem-se aos óxidos de ferro e manganês, juntamente com os minerais hidróxidos encontrados nos arenitos. Estas rochas têm se comportado estáveis ​​desde que os nabateus as esculpiram há dois mil anos, mas estão se deteriorando a uma taxa acelerada devido aos processos de decomposição natural e à interferência humana. Os teores mais elevados de ferro e sílica da matriz fazem o arenito ser mais resistente ao intemperismo, enquanto os componentes da matriz calcária permitem aumentar a deterioração, principalmente em áreas que recebem mais radiação solar. Os arenitos mais claros ricos em cálcio e/ou com mais proporção de matriz são frequentemente mais macios e mais friáveis ​​do que os arenitos de cor mais escura ricos em ferro.
(Crédito da imagem: pixabay - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Barragem
Vale instala vertedouro para descaracterização de barragem em Ouro Preto
    A mineradora informou que o novo vertedouro instalado na barragem Doutor, na mina Timbopeba, em Ouro Preto, na região Central de Minas, começa a operar hoje (16/09).
    LEIA MAIS em www.otempo.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro

Mercado do cobre
    (Por Cecília Jamasmie) Chile reduz estimativa de preço do cobre para 2021 com demanda fraca e estímulo dos EUA.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Fiscalização
Operação da PF combate garimpo ilegal no interior do Maranhão
    (Por Jornal Nacional) O garimpo já havia desmatado uma área equivalente a 60 campos de futebol no município de Centro Novo do Maranhão, na divisa com o PA.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Água
Crise hídrica: maior parte das bacias no sudeste e centro-oeste registra vazões abaixo do mínimo de referência
    Das 79 estações hidrometeorológicas monitoradas pelo SGB-CPRM no sudeste e centro-oeste do país, 60% estão com a vazão abaixo da referência Q95.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Caterpillar e Chevron fecham contrato para desenvolver projetos com o uso de hidrogênio

Segunda maior termelétrica do Brasil inicia operação comercial
    Localizada no Porto do Açu, no litoral do RJ, ela será movida a gás natural liquefeito (GNL).
    LEIA MAIS em www.gov.br

Usinas solares de grande porte ultrapassaram o carvão na matriz elétrica brasileira

Perovskita de silício, o melhor dos dois mundos para um painel solar?
    As células solares de silício têm dominado o campo, mas recentemente há um rival que promete disputar sua liderança: células solares do tipo perovskita, assim chamadas por certas semelhanças com o mineral com esse nome.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Geologia
SGB-CPRM identifica potencial mineral ligado à indústria 4.0 no estado do CE
    O SGB-CPRM finalizou o mapeamento geológico da região sul do CE. Está disponível a cartografia geológica de mais 36 mil km², englobando 12 folhas na escala 1:100.000.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Paleontologia
Descobertas marcas de pés e de mãos de crianças no Tibet em travertino que data de 169 mil a 226 mil anos aC

Aranha pré-histórica ficou presa com filhotes em âmbar há 99 milhões de anos

Estudo revela novos dados sobre pegadas de dinossauros na Figueira da Foz, em Portugal

A fauna no extremo sul da Patagônia há 80 milhões de anos
    Na Província de Santa Cruz, Argentina, onde afloram sedimentos do período Cretáceo, são encontrados restos de dinossauros e crocodilos, somados aos fósseis de plantas já estudados na área e aos estudos de sedimentos, que permitem começar a reconstruir aquele ecossistema de 80 milhões de anos atrás.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    (Por Carlos Madeiro) Este vulcão poderia provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Fagradalsfjall na Islândia, Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Soufrière St. Vicent na Índias Ocidentais.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo em SP

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 15, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,2 graus), na região das Ilhas Kermadec (5,1), nas Ilhas Andreanof, Alasca (5,0) e na fronteira Sichuan-Chongquing, China (5,4).
    Dia 16, na região da Ilha Georgia do Sul (5,4 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0) e na costa oeste de Honshu, Japão (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 15, na região as Ilhas Kermadec (4,8 graus) e em Chiapas, México (4,9).
    Dia 16, na região das Ilhas Kermadec (4,9 graus), em Jujuy, Argentina (4,5), na costa do Atacama, Chile (4,5), dois na costa de Coquimbo, Chile (4,5 e 4,6), no noroeste das Ilhas Kuril (4,5), em Sulawesi, Indonésia (4,9) e dois na região de Sumbawa, Indonésia (4,5 e 4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Inglaterra inicia grande reforma em círculo de pedra de Stonehenge
    (Por Michael Holden / Reuters) É uma reforma vital para consertar rachaduras e buracos nos monumentos pré-históricos de Stonehenge.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br


    Ciência espacial
Rastros de cratera quase invisíveis descobertos na Lua
    (Por Pablo Javier Piacente) A Lua pode ter sido sujeita a impactos de asteroides e outros corpos de grande escala, que passaram despercebidos até hoje. Novas pesquisas fornecem uma compreensão maior de como eventos de impacto mais antigos na Lua podem ter deixado rastros de crateras quase invisíveis.
    LEIA MAIS em tendencias21.levante-emv.com

NASA confirma que milhares de erupções de supervulcões ocorreram no passado em Marte
    Os cientistas encontraram evidências de que a região norte de Marte, chamada Arabia Terra, experimentou milhares de erupções violentas durante um período de 500 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.mdscc.nasa.gov

Os astrônomos podem ter encontrado uma lua orbitando um planeta rebelde sem estrela


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração - EXPOSIBRAM 2021

Congresso Aço Brasil 2021
    Estão abertas as inscrições para este evento gratuito que acontece no dia 29/09, das 09h00 às 13h00.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Pré-Congresso 17° CBGE - Simpósio de Obras de Infraestrutura e Investigações – SOI


    Extra
A mineração e a pandemia

Exército disponibiliza acervo de cartas topográficas em WebMap
    Através do BDGEX Mobile da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro, todo o acervo de cartas topográficas para cada localização do território nacional.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br


Notícias em 15/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *