Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

13 de setembro de 2021

Notícias em 13/09/2021

Assuntos do dia:
mineração, barragem, mercado, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo e ciência espacial.

O dolerito da Tasmânia
A Tasmânia é um estado insular da Austrália. O Parque Nacional da Tasmânia está localizado na íngreme Península da Tasmânia, com penhascos marinhos de dolerito de 300 metros de altura (da imagem acima) no seu extremo sul. Este parque é o lar de uma grande variedade de animais marinhos e terrestres, incluindo gambás, focas-marinhas australianas, pinguins, golfinhos e baleias migratórias. É também o lar do papagaio veloz em extinção e de muitos pássaros que vivem na floresta. Águias de cauda em cunha ameaçadas de extinção e águias marinhas também podem ser vistas na região. As águas do Oceano Antártico colidem com as imponentes falésias da Península da Tasmânia, esculpindo-as. A vegetação costeira cresce precariamente na proximidade das bordas das falésias, criando uma manta de verde que contrasta com as ondas que surgem abaixo. O dolerito da Tasmânia prevalece em toda a Ilha, tem cerca de 180 milhões de anos e se correlaciona com formações semelhantes na Antártica e na África do Sul. É uma evidência da violenta ruptura de Gondwana durante o período Jurássico, quando grandes quantidades de rocha derretida surgiram do fundo da Terra através de pontos fracos na crosta. As montanhas cobertas de dolerito da Tasmânia estavam na latitude certa para sofrer erosão pelo fenômeno de gelo-degelo durante a mais recente Idade do Gelo. O dolerito influenciou o povoamento e o desenvolvimento da Tasmânia, incluindo a localização de estradas, ferrovias, minas e agricultura. A rocha também afetou diretamente a biologia da ilha, criando habitats únicos para plantas e animais. Apesar de sua aparência majestosa, as propriedades físicas do dolerito nem sempre são bem recebidas, sendo uma rocha muito dura, difícil de perfurar, modelar ou extrair.
(Crédito da imagem: theurbanlist - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Mineração de níquel vai se instalar em Conceição do Araguaia
    (Por Ag. Pará) A empresa Horizonte Minerals, uma das principais produtoras de níquel do planeta, vai beneficiar o Distrito Mineiro de Carajás.
    LEIA MAIS em dol.com.br


    Barragem
Testes da Contenção Coqueirinho
    A Vale inicia em setembro de 2021, estes testes para permitir a avaliação dos dados de engenharia, vibração e ruído durante a atividade de implantação da contenção próxima à Lagoa Coqueirinho e Barragem Pontal, em Itabira.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Mercado
Mercado do petróleo
    A jogada da China contra Opep no petróleo: corte de parte de suas caras importações de petróleo fazendo circular suas reservas.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Mercado do alumínio


    Energia alternativa
O setor de energia solar também enfrenta a alta de preços de insumos básicos além da escassez de algumas matérias-primas


    Meio Ambiente
A luz solar pode decompor o plástico dos oceanos, embora as consequências sejam desconhecidas
    (Por Abraham Andreu) Estima-se que há mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, um problema que afeta a economia e o ambiente.
    LEIA MAIS em www.businessinsider.es


    Mineralogia
Preços de diamantes cultivados em laboratório estão caindo


    Paleontologia
Parente de mosassauro de 5 metros de comprimento viveu em oceano que cobria o oeste do Kansas, EUA

Criatura jurássica, um dos primeiros pterossauros, encontrada no deserto do Atacama, no Chile


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl
    Este vulcão mexicano continua com exalações e incandescências, com colunas de vapor d'água, gases e alguma cinza de até 2 km de altura.
    LEIA MAIS em www.milenio.com

Vulcão Great Sitkin

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: La Palma nas Ilhas Canárias, Suwanose-Jima no Japão, Dukono na Indonésia, Pagan nas Ilhas Marianas, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, em Tonga (5,2 graus).
    Dia 13, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1 graus), no noroeste do Irã (5,1) e em Jujuy, Argentina (6,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, na costa norte de Papua, Indonésia (4,6 graus), na costa norte do Peru (4,7), na região de Flores, Indonésia (4,6), no norte de Halmahera, Indonésia (4,7), e na região da Ilha Unimak, Alasca (4,7).
    Dia 13, na costa de Coquimbo, Chile (4,7 graus), no costa leste de Honshu, Japão (4,8), no mar Norueguês (4,8), em Halmahera, Indonésia (4,6), em Salta, Argentina (4,5), e em Taiwan (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Rochas coletadas em Marte podem ser vulcânicas e moldadas por água
    (Por Isaac Schultz) Esta amostragem é o primeiro passo fundamental em um plano de 10 anos para trazer a rocha marciana à Terra para exame detalhado.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br

Estrelas comedoras de planetas podem ser identificadas por sua química reveladora
    (Por Jason Arunn Murugesu) Os astrônomos podem aumentar a eficiência de sua busca por mundos alienígenas que podem abrigar vida usando uma nova técnica que pode ajudar a determinar se uma estrela já comeu seus planetas.
    LEIA MAIS em www.newscientist.com


Notícias em 12/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *