#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

12 de setembro de 2021

Notícias em 12/09/2021

Assuntos do dia:
energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ensino e outros.

El Bufadero
El Bufadero está localizado na praia de Garita da ilha de Las Palmas em Gran Canaria. Esta é uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, na costa noroeste da África. O nome bufadero tem origem no som característico de um animal bufando que se ouve em duas grandes cavidades nas rochas locais. Uma delas aparece na imagem acima. A água flui, enchendo-as e esvaziando-as a uma velocidade vertiginosa, quando a maré sobe. Esta formação de basalto prismático tem cavidades constituídas a partir de tubos vulcânicos. Fazem parte das erupções do holoceno em Gran Canária, que é uma ilha quase circular localizada no centro do arquipélago. O estágio vulcânico evolucionário mais antigo destas ilhas foi caracterizado pelo desenvolvimento de um vulcão em escudo basáltico. Este vulcão sofreu colapso vertical da caldeira (Caldera de Tejeda) com enorme volume de ignimbrites associados e com posterior ocorrências de intrusões sieníticas. Em La Palmas aconteceram também depósitos sedimentares. Finalmente, na ilha houve um estágio de renovação (cerca de 5,5 Ma até o presente) com a formação do estratovulcão Roque Nublo, seguido do chamado vulcanismo Pós-Roque Nublo. Todo este último vulcanismo do holoceno de Gran Canaria está geograficamente restrito à metade norte da ilha. Os fluxos de lava estão muito bem preservados, enquanto depósitos piroclásticos experimentaram erosão considerável.
(Crédito da imagem: RVD Media Group - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Energia alternativa
Nova célula de energia solar flexível com desempenho superior a painéis solares de silício
    (Por Valdemar Medeiros) Cientistas do laboratório suíço EMPA criaram esta nova célula de energia solar flexível e bateram recorde histórico em questão de eficiência.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Piso de madeira promete gerar energia ao caminhar sobre sua superfície

Petrobras quer produzir energia com água quente de poços de petróleo


    Paleontologia
Bolívia é o lugar na Terra que tem mais marcas da passagem de dinossauros
    (Por Alessandro Giannini) Atualmente, contam-se 15 000 dessas impressões por lá, mas ainda não foi encontrado um fóssil completo.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Languila em Papua Nova Guiné, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, sem mais registros.
    Dia 12, no noroeste das Ilhas Kurill, Rússia (5,3 graus), nas Ilhas Santa Cruz (5,3) e nas Ilhas Izu, região do Japão (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7 graus), no sul das Ilhas Marianas (4,7) e em Mindanao, Filipinas (4,6).
    Dia 12, Costa Rica (4,6 graus), em Shikoku, Japão (4,5), nas Ilhas Shetland do Sul (4,8) e na costa de Chiapas, México (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


      Ensino
    Rondon do Pará terá cursos superiores de Geologia e Engenharia Civil
      Serão ofertados pelo programa Forma Pará, do governo do estado, neste município na região de Carajás. O curso de Geologia será na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o de Engenharia Civil, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
      LEIA MAIS em www.folhadobico.com.br


      Extra
    China tem dificuldades em substituir o carvão
      Apesar de ter anunciado que irá atingir o pico de carbono até 2030 e a neutralidade de carbono até 2060, a China ainda constrói mais centrais elétricas alimentadas a carvão do que o resto do mundo combinado.
      LEIA MAIS em www.plataformamedia.com


    Notícias em 11/09/2021

    Nenhum comentário:

    Traduzir

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *