#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

8 de setembro de 2021

Notícias em 08/09/2021

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo e arqueologia.

Sugarloaf Rock
Esta formação rochosa está localizada no Cabo Naturaliste, no interior do Parque Nacional Leeuwin-Naturaliste, na Austrália Ocidental. O afloramento forma uma península de 100 metros de comprimento que se projeta para o mar diretamente do sul da ilhota de Sugarloaf. As rochas da península estão dobradas em um antiforme, sendo constituídas por gnaisse granítico cor de rosa com faixas pegmatítcas e, acima, gnaisse granodiorítico bandado cinza. O contato entre os dois é geralmente paralelo à foliação gnáissica, mas há evidências locais de que pelo menos uma fase do gnaisse granítico cortou a faixa composicional do gnaisse granodiorito. Sugarloaf Rock faz parte do Complexo Leeuwin pertencente ao embasamento proterozoico exposto ao longo da margem oeste da Austrália e considerado parte do Orógeno Pinjarra. A idade do metamorfismo dos gnaises de Sugarloaf Rock é de 655 ± 25 Ma.
(Crédito da imagem: Tourism Western Australia - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Estadão Conteúdo) Petróleo fecha em queda, com dólar forte em meio a incertezas sobre demanda.
    LEIA MAIS em istoe.com.br

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Energia solar térmica ou energia geotérmica?


    Paleontologia
Novo dinossauro predador descoberto no estado de SP

Estrutura craniana de precursor do tiranossauro indica maior variedade óssea da espécie
    (Por Rafael Arbulu) Análises da caixa craniana do Daspletossauro – um precursor que antecedeu ao Tiranossauro por uns 10 milhões de anos – revelaram que a variação óssea da espécie foi maior do que se pensava.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Descoberto nas montanhas rochosas canadenses os restos de um fóssil de uma nova espécie extinta que viveu no Cambriano, meio bilhão de anos atrás
    O fóssil, escavado no Parque Nacional Kootenay (Canadá), pertence a uma nova espécie denominada Titanokorys gainesi, que se destaca pelo grande porte.
    LEIA MAIS em www.swissinfo.ch


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Askja na Islândia, Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
As luzes vistas no céu durante os terremotos
    Esses flashes estão associados ao tremor causado pelo atrito das partículas presentes na crosta terrestre que geram efeitos elétricos e eletromagnéticos.
    LEIA MAIS em www.elfinanciero.com.mx

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 07, em La Paz, Bolívia (4,5 graus), na costa leste de Honshu, Japao (4,6), no Tajiquistão (4,7), em Kepulauan, Indonésia (4,5), e em Mindanao, Filipinas (4,6).
    Dia 08, em Kepulauan, Indonésia (4,6 graus), na região de Pagan, Ilhas Marianas do Norte (4,6), na fronteira entre as ilhas Dodecanese e a Turquia (4,5), na costa de El Salvador (4,6), quatro em Guerrero, México (4,9, 4,7, 4,5 e 4,6), na região de Komandorskiye Ostrova (4,9), dois em Mindanao, Filipinas (4,5 e 4,8), e em Sumatra do Norte, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Misteriosas bolas de pedra são encontradas em tumba milenar na Escócia
    Os artefatos, descobertos durante uma escavação, supostamente serviriam como símbolos de poder e foram possivelmente usados "para causarem traumatismo craniano".
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


Notícias em 07/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *