#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

2 de setembro de 2021

Notícias em 02/09/2021

Assuntos do dia:
projeto, petróleo, produção, mercado, gestão pública, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Cachoeira Véu da Noiva
A Cachoeira Véu da Noiva da Serra do Cipó está localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, em propriedade particular, no município de Santana do Riacho, em MG, a uns 100 Km de Belo Horizonte. Sua queda de aproximadamente 30 metros acontece em três etapas, com águas alimentadas pelo Rio Cipó. Este rio, afluente do rio das Velhas e pertencente à Bacia do Rio São Francisco, é formado pelo encontro dos córregos Mascates e Bocaina, dentro do Parque Nacional. Seu trecho inicial é meandrante e sua foz fica em região rica em paredões e pequenas grutas. Na Cachoeira Véu de Noiva há local de banho onde geólogos de folga podem se banhar e realizar mapeamento de estratificações cruzadas em quartzitos. Também podem sentir as vibrações de um local místico, uma terra de cristais, e tendo sorte avistar discos voadores. Sendo céticos, podem apreciar uma região cuja história geológica é complexa, datada do período pré-cambriano. Suas rochas arenosas tiveram início através de depósitos marinhos constituídos há cerca de 1,7 bilhão de anos. Após, formaram-se principalmente quartzitos e também rochas calcárias, onde há registros de fósseis. São encontrados dobramentos, que caracterizam a área, surgidos com as altas pressões e temperaturas de movimentos tectônicos que deformaram a crosta terrestre.
(Crédito da imagem: João Olavo Vasconcelos - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Projeto
SGB e EMBRAPA apresentam resultados iniciais do Projeto Germânio-Lítio
    O trabalho visa a investigação da geo-biodisponibilidade de Ge e Li em material vegetal e em solos agrícolas em municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
17ª Rodada de Licitações tem oito empresas inscritas até o momento
    A Wintershall Dea do Brasil Exploração e Produção Ltda. é a oitava empresa inscrita para a 17ª Rodada de Licitações de Blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural, marcada para 7/10.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Extração de petróleo no litoral de SC deve iniciar em seis anos

Phoenix faz descoberta de petróleo em poço pioneiro na Bacia Potiguar


    Produção
Exportação de minério de ferro do Brasil em agosto tem maior volume em 11 meses
    (Por Roberto Samora / Reuters) As exportações de minério de ferro do Brasil cresceram 11,7% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, somando 34,84 milhões de toneladas, o maior volume mensal desde setembro de 2020.
    LEIA MAIS em br.investing.com


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro


    Gestão pública
ANM divulga edital para 5ª rodada de disponibilidade de áreas


    Energia alternativa
Combinação entre fontes de energia solar e hidrelétrica com armazenamento em hidrogênio é a solução mais sustentável a longo prazo
    (Por Flavia Marinho) Intermitência e sazonalidade das energias renováveis podem ser usadas de forma estratégica para ampliar a capacidade de atendimento do sistema energético brasileiro.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Pesquisadores geram energia limpa com resíduos de madeira
    (Por Nathan Fernandes) Matérias orgânicas como caroço de açaí e palha também são alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br

Neste ano, até agosto 63% da eletricidade consumida pelos portugueses foi renovável
    Houve um crescimento, pois, no mesmo período de 2020, as energias limpas deram conta de 58% do consumo em Portugal.
    LEIA MAIS em expresso.pt

BP Bunge Bioenergia e a Cooperativa de Produtores Rurais fazem acordo para garantir eficiência no mercado da cana-de-açúcar
    Este acordo é realizado através do Programa Allia, programado ao estímulo e fortalecimento das parcerias com fornecedores de cana-de-açúcar.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Geologia
SGB-CPRM revela provável jazida de ametistas na fronteira do RS com o Uruguai
    Camada de ametistas já explorada no país vizinho tem continuidade em território brasileiro, onde até então se explora apenas ágatas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Paleontologia
Descoberta espécie extinta de peixes de 95 milhões de anos
    Em Chiapas, no México, foi encontrado um fóssil de peixe cuja principal característica é a presença de muitos espinhos nas nadadeiras dorsal e anal.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Telica

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu e Semeru na Indonésia, Pagan nas Ilhas Marianas, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Descoberto primeiro registro de terremotos nas Américas em manuscrito asteca do século XVI
    Os códices astecas são famosos por narrar a história e a mitologia da civilização através de pictogramas, símbolos, sistemas de escrita e calendários, porém em nenhum deles haviam sido detectadas referências a eventos sismológicos.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 01, na região central da dorsal Meso-Atlântico (5,7 graus), na costa do Atacama, Chile (5,6), e no norte da Ilha Ascension (5,3).
    Dia 02, na região de Hindu Kush, Afeganistão (5,0 graus), e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, em Sulawesi, Indonésia (4,5 graus), no sul das Ilhas Fiji (4,6) e na costa leste de Honshu, Japão (4,6).
    Dia 02, dois na região das Ilhas Sanduíche do Sul (ambos de 4,9 graus), em Leyte, Filipinas (4,7), no sul do Alasca (4,6), no norte do Peru (4,9) e em Taiwan (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Cerâmicas revelam consumo de cerveja no sul da China há 9 mil anos
    Vasos utilizados para guardar a bebida foram encontrados em cemitério na cidade de Qiaotou e indicam que a ingestão de álcool ocorria durante rituais aos mortos.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Os neandertais tiveram muito sucesso no que fizeram, não foram uns fracassados


    Ciência espacial
O avanço chinês ao espaço: o plano da China para ampliar seu crescimento fora da Terra
    (Por Rafael Arbulu) O programa espacial da China quer estabelecer a nação asiática como uma potência também fora da Terra. Há o objetivo de construir mega estrutura com quilômetros de extensão, além de calendário de lançamentos bem rápidos. Mas os objetivos são bem maiores que isso.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

A magnetosfera terrestre perdeu cerca de 9% de sua intensidade
    (Por Juan Penaloza) Esta perda aconteceu nos últimos dois séculos e é um fenômeno periódico, devendo ser seguido de um ressurgimento de intensidade em um ciclo de 200 milhões de anos.
    LEIA MAIS em bateolibre.com

Ser um planeta ou uma estrela: estrelas no limite entre as duas identidades


    Eventos
15ª edição do Prêmio Universitário Aberje
    Com patrocínio do Ibram, competição recebe inscrições de estudantes de todo o Brasil até 22 de setembro. Os prêmios somam R$ 18 mil aos vencedores.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Seminário "Induced seismicity associated with wastewater injection and geological carbon sequestration in the United States: A coupled multiphase flow and geomechanics perspective"
    Este seminário on-line do Departamento de Geofísica do IAG/USP acontece hoje (02/09), às 16h30.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Troféu Transparência 2021


    Extra
A mineração e a pandemia
    A Petrobras apoia reforço escolar no PR durante a pandemia. Cerca de 500 alunos já foram beneficiados nas cidades de Araucária e São Mateus do Sul.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


Notícias em 01/09/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *