#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

2 de agosto de 2021

Notícias em 02/08/2021

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e asteroides.

Penhascos de Chilojo
Estes penhascos estão rodeado por natureza selvagem, incluindo baobás e matagais. Estão localizados no Parque Nacional Gonarezhou, no sudeste do Zimbábue. Este parque tem uma área de mais de 5.000 km quadrados. "Gonarezhou" significa "Lugar de muitos elefantes" e muitos deles vivem na região. Três grandes rios, Save, Runde e Mwenezi, cortam o parque, formando piscinas e oásis naturais onde centenas de espécies de pássaros, animais selvagens e peixes se reúnem. Os sedimentos vermelhos de Chilojo sofreram erosão no Plioceno e ela se estende pelos basaltos e granófiros presentes na área. Ao longo da fronteira norte da área das Piscinas Chipinda do Parque Nacional Gonarezhou, as colinas de Chiwonje formam uma cordilheira de tendência nordeste com planificação do cume. Os pontos mais altos são Makamandima (578 metros) e Mutandahwe (571 metros). A escarpa setentrional das colinas Chiwonje coincide com o contato basalto-granófito, evidenciando a maior resistência das rochas mais ácidas. A oeste do rio Runde, um cinturão de granófilos marginais resistentes dá origem às colinas Sibonja. Os penhascos de Chilojo (anteriormente chamados de Clarendon Cliffs) são compostos por arenitos grosseiros do Jurássico/Cretáceo e conglomerados denominados Malvernia Beds, que ocupam o extremo sudeste do Zimbábue. As falésias têm uma tendência leste-oeste por aproximadamente 20 km imediatamente ao sul do rio Runde e 180 metros acima do curso do rio. Erodidos no planalto de Chilojo estão vários pequenos vales e cursos de água. A leste, em direção à confluência dos rios Runde e Save, as falésias de Chilojo desaparecem e a descida do planalto até o leito do rio é suave. Uma linha de cachoeiras, todas dentro do afloramento de granófitos no cinturão central do Parque Nacional Gonarezhou, marca o ponto de encontro entre os ciclos do Plioceno e do Quaternário no lado norte do Rio Runde.
(Crédito da imagem: zimbabwetourism - fonte)

    Petróleo
Como o Brasil quer se tornar o quarto maior produtor de petróleo até 2030?
    (Por Agência Brasil) O Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de produção e de exportação de petróleo. A meta é chegar a 2030 entre a quarta e a quinta posição.
    LEIA MAIS em www.moneytimes.com.br

Possibilidade de gás barato no Pré-Sal atrai investimentos de gigantes
    (Por Fernando Nunes / Estadão Conteúdo) Três investidores apostam no gás natural do Pré-Sal para gerar energia elétrica térmica a preço compatível com o das hidrelétricas.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Eni descobre campo petrolífero no México com reservas até 200 milhões de barris


    Mercado
Mercado de metais e energia


    Meio Ambiente
Mudança climática: degelo criou mais de 1000 lagos nos Alpes Suíços
    (Por Joana Campos) As mudanças climáticas alteraram drasticamente a paisagem nos Alpes Suíços, a um ritmo mais rápido do que o esperado.
    LEIA MAIS em www.tempo.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Sitkin

Vulcão Stromboli

Vulcão Etna

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Dieng em Java, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán, no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 01, na região da Islândia (5,2 graus) e na Ilhas Norte, Nova Zelândia (5,0).
    Dia 02, nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,6 graus), na região sul da dorsal Meso-Atlântico (5,1), nas Ilhas Kuril (5,4) e na costa sul de Papua, Indonésia (6,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, no mar de Molucca (4,6 graus), dois na região da Islândia (4,5 e 4,7), no mar de Bali (4,5), no mar de Banda (4,6), em Tonga (4,6), em Potosi, Bolívia (4,6), na Península do Alasca (4,6), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,6), na região das Ilhas Marianas (4,5) e na região central do Peru.
    Dia 02, em Sulawesi, Indonésia (4,7 graus), e nas Ilhas Volcano, região do Japão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Como a Pedra de Roseta desvendou segredos de antigas civilizações
    (Por Erin Blakemore) Descoberta no Egito pelas forças conquistadoras de Napoleão, esta laje de aparência simples foi a chave para decifrar o código dos hieróglifos egípcios.
    LEIA MAIS em www.natgeo.pt


    Ciência espacial
Probabilidades de vida em outros mundos pela inclinação de seu eixo de rotação
    Novas pesquisas sobre as condições necessárias para a existência de vida extraterrestre revelam um aspecto pouco considerado até agora e que poderia aumentar inesperadamente as chances de surgimento de vida complexa em outros mundos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Os muitos asteroides que caíram na Terra
    Pesquisas recentes revelam que o passado da Terra foi, em termos de impactos cósmicos, muito mais violento do que se pensava e que, neste contexto, o impacto que exterminou os dinossauros é muito modesto.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Notícias em 01/08/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *