Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

1 de agosto de 2021

Notícias em 01/08/2021

Assuntos do dia:
mineração, mercado, fiscalização, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides e eventos.

Mármore Ruskeala
O Vale Ruskeala, feito pela mão humana na margem do rio Tohmajoki, está localizado no município de Ruskeala, na comunidade rural de Kaalamo, distrito de Sortavala, na Carélia, uma divisão federal da Rússia. A palavra finlandesa "ruskeala" significa "marrom". O vale é o resultado de décadas de mineração do mármore Ruskeala, extraído até o início do século XX. Hoje a mina está inundada com águas azul-turquesa. No final do século XVIII (1765-1768), os suecos, que então eram donos das terras em Ruskeala, abriram as primeiras pedreiras para a produção de mármore. Em 1766, a Rússia ficou interessada pelas pedreiras e, em 1768, Catarina II assinou uma lei sobre a produção de mármore para a construção da Catedral de Isaac. A partir de então, as pedreiras de Ruskeala produziram mármore para decorar palácios e templos, principalmente a Catedral de Isaac, na capital da Rússia. Entre 1768 e 1854, a produção de mármore em Ruskeala cresceu. Seu mármore foi usado para decorar os edifícios mais bonitos e significativos de São Petersburgo e os palácios nos subúrbios. O piso da Catedral de Kazan, os peitoris das janelas do Hermitage, as molduras das janelas do Palácio de Mármore, a fachada do Castelo de Mikhailov e as Estações Primorskaya e Ladozhskaya do metrô de São Petersburgo são feitas deste mármore. Também decora os palácios em Pushkin, Pavlovsk e Strelna. Atualmente, na região, funciona o Ruskeala Highland Park, que promove eventos e passeios na região.
(Crédito da imagem: Legion Media - fonte1 - fonte2)

    Mineração
Nióbio de Araxá mira novos e promissores mercados
    (Por Roger Dias) Maior fornecedora no mundo de produtos de nióbio, a CBMM já considera projeto para novo ciclo de investimentos em sua planta industrial de Araxá, no Alto Paranaíba.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Mercado
Mercado do cobre
    (Por Bloomberg) Os trabalhadores da maior mina de cobre do mundo votaram pela greve, rejeitando por completo a oferta salarial final do proprietário BHP Group, em um movimento que aumentará as preocupações sobre o fornecimento global do metal.
    LEIA MAIS em finance.yahoo.com


    Fiscalização
Garimpo clandestino é descoberto no RJ
    (Por Felipe Lucena) As providências já foram tomadas e o local, na Tijuca, na zona norte do RJ, já está interditado e sendo fiscalizado.
    LEIA MAIS em diariodorio.com


    Geologia
Entrevista com o descobridor do minério de ferro de Carajás


    Paleontologia
Fóssil de criatura marinha jurássica semelhante a alienígena encontrado no Reino Unido

Inteligência artificial resolve caso enigmático de paleontologia
    Após uma série de estudos, a verdade por trás da morte de dezenas de espécimes extintos, como cavalos primitivos e dentes de sabre, foi revelada no sítio espanhol de Batallones.
    LEIA MAIS em diariohoy.net


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Etna

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Kodavar na Nova Guiné, Ibu e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 31/07, na costa de Valparaíso, Chile (5,1 graus), no Golfo da Califórnia (5,5) e em Sonora, México (5,1).
    Dia 01/08, nas Ilhas Dodecanese, fronteira da Turquia (5,5 graus), e na região da Islândia (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 31/07, nas Ilhas Rat, Alasca (4,5 graus), em Salta, Argentina (4,5), no sul do Alasca (4,9), na Península do Alasca (4,5), no Paquistão (4,5) e nas Ilhas Dodecanese, fronteira da Turquia (4,6).
    Dia 01/08, quatro na região da Islândia (4,6, 4,7, 4,7 e 4,6 graus), na região de Rota, Ilhas Marianas do Norte (4,9), no sul do Panamá (4,9), na costa de Los Lagos, Chile (4,7), no mar de Celebes (4,5), no sul do Alasca (4,5), nas Ilhas Dodecanese, fronteira da Turquia (4,5), e no Tajiquistão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Astrônomos mostram como os planetas "Tatooine" se formam em sistemas binários sem serem esmagados
    (Por Universidade de Cambridge) Os astrônomos desenvolveram o modelo mais realista até o momento sobre a formação de planetas em sistemas estelares binários.
    LEIA MAIS em scitechdaily.com


    Asteroides
Meteorito raro de 4,6 bilhões de anos é encontrado na Inglaterra
    (Por Luciana Penante) A rocha espacial é um condrito carbonáceo, uma categoria rara que representa no máximo 5% dos meteoritos encontrados na Terra.
    LEIA MAIS em www.tecmundo.com.br


    Tecnologia
Monitoramento da eficiência da usina e de secagem do minério otimizam o consumo de energia da MRN


    Eventos
Websérie "Novas Energias"
    Federação das Indústrias do RJ organiza debate sobre ampliação do uso do hidrogênio como combustível. Acontece no dia 03/08, às 10h00.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

2º Workshop Brasileiro Geoforense - O Mercado de Trabalho


Notícias em 31/07/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *