Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

30 de julho de 2021

Notícias em 30/07/2021

Assuntos do dia:
mineração, barragem, petróleo, produção, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides e eventos.

Kuklica
No lado direito do vale do desfiladeiro de Kriva Reka, em Ketenovo, na Macedônia do Norte, estes pilares de pedra estão agrupados em uma área reduzida de cerca de 0,03 quilômetros quadrados. São 120 pilares de pedra, com 4 a 8 metros de altura ou mais, que estão em posição de sentido e que permanecem ali por 100.000 anos. Tudo aconteceu porque, de acordo com a tradição local, um homem estava tentando escolher sua noiva entre duas pretendentes. Sem conseguir se decidir, ele teve a brilhante ideia de se casar com as duas no mesmo dia. O plano era casar com uma pela manhã e com a outra pela tarde, sem que nenhuma das duas soubesse das duas cerimônias. Infelizmente para ele, durante seu casamento matinal, a segunda esposa veio conferir a cena e ficou horrorizada ao ver a núpcia traidora de seu futuro marido. Com raiva, ela amaldiçoou toda a festa de casamento e todos os presentes se transformaram em pedra exatamente onde estavam no momento fatídico. Assim surgiu Kuklica, onde noivo, noiva e padrinhos ocupam a posição central. Os céticos geólogos acreditam em outra história. As rochas teriam sido criadas por evento vulcânico, tendo posteriormente sofrido erosão diferencial. O vulcanismo teria produzido intensa atividade com fortes erupções, com ejeção de grande quantidade de gás, cinza e lava. Há cerca de 3 a 4 milhões de anos havia um lago nesta região. Após a extinção da atividade vulcânica, o lago foi drenado e ocorreu período de intensa erosão. Qualquer que tenha sido o evento ocorrido, o casamento petrificado ou o vulcanismo com posterior erosão, ele tem atraído visitantes por décadas.
(Crédito da imagem Dragan Tapshanov - fonte1 - fonte2)

    Mineração
As 10 maiores empresas de mineração de ouro do mundo
    O ouro fez história em 2020, quando o preço atingiu um recorde em agosto, enquanto as preocupações com a pandemia pesavam sobre o sentimento dos investidores.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Barragem
Anglo American planeja substituir barragem em MG


    Petróleo
Produção de petróleo na Bacia de Campos atinge menor patamar em 10 anos
    (Por Fernanda Nunes) Região que já foi responsável por 80% da produção no País tem perdido espaço para a Bacia de Santos, onde está a maior parte dos campos do Pré-Sal.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

ANP aprova redução de royalties para o campo Tubarão Martelo
    (Por Reuters) A medida informada pela PetroRio tem como objetivo incentivar investimentos em revitalização. Toda a produção incremental que virá de novos aportes no campo de Tubarão Martelo terá a alíquota reduzida para 5%.
    LEIA MAIS em www.moneytimes.com.br


    Produção
Vale deve elevar a produção no segundo semestre

Kinross com expectativa de crescimento


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do cobre
    (Por Frik Els) Após a proibição da China, a Austrália não teve problemas em encontrar novos compradores de concentrado.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do minério de ferro
    Os preços do minério de ferro caíram, pressionados pelas perspectivas de desaceleração da demanda pelo ingrediente siderúrgico na China.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Gestão pública
Imunidade tributária impulsiona parcerias institucionais no Serviço Geológico do Brasil

ANP revoga 45 atos normativos defasados
    São, em sua maioria, atos acessórios, como, por exemplo, os que alteram normas já revogadas.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Form Energy desenvolve dispositivo 10 vezes mais barato que uma bateria de lítio capaz de ser usada para armazenar energias renováveis


    Meio Ambiente
A partir do dia 29 de julho, a Vale realizará um trabalho técnico para levantar dados de rios e lagos em 28 municípios de MG
    A atividade será conduzida por equipes técnicas especializadas e consiste em uma medição pontual por meio de instrumentos próprios.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Geologia
Geólogos medem a temperatura interna da Terra usando o vidro do mar em erupção
    Se os oceanos da Terra fossem drenados completamente, eles revelariam uma enorme cadeia de vulcões submarinos serpenteando ao redor do planeta.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
A adaptação dos dinossauros que ficaram pequenos demais
    Durante a maior parte de sua história evolutiva, os dinossauros pequenos tiveram um corpo que variava entre 10 e 70 quilos, semelhante em peso ao de um peru ou avestruz. Cerca de cem milhões de anos atrás, eles foram rapidamente encolhendo para o tamanho e peso de um frango, ao mesmo tempo em que adotaram uma nova dieta marcante: as formigas.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Lewotolo

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Dukono na Indonésia, Pagan nas Ilhas Marianas, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no ES

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 29, em Vanuatu (5,1 graus), três no sul do Alasca (5,2, 5,0 e 5,4) e em Tajiquistão (5,0).
    Dia 30, na Península do Alasca (5,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 29, quatro na Península do Alasca (4,5, 4,6, 4,7 e 4,5 graus), três no sul do Alasca (4,8, 4,8 e 4,7), no sul de Tonga (4,8) e em Michoacan, México (4,9).
    Dia 30, na costa do Atacama, Chile (4,6 graus), dois no sul do Alasca (4,5 e 4,6), na região de Fiji (4,6), na região norte da dorsal Meso-Atlântico (4,6), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), na costa da Costa Rica (4,7), dois na Península do Alasca (4,5 e 4,6) e no Estreito de Gibraltar (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Naufrágio romano com ânforas de vinho de mais de 2.000 anos é encontrado perto da Sicília
    A descoberta do navio romano foi descrita por autoridades locais na Itália como um dos achados arqueológicos mais importantes dos últimos anos.
    LEIA MAIS em www.jb.com.br


    Ciência espacial
Micróbios expelidores de metano podem estar vivendo nas profundezas de um oceano subterrâneo na lua Enceladus de Saturno
    (Por Elizabeth Gamillo) As nuvens quentes e químicas podem ser produzidas por algo semelhante às formas de vida microscópicas terrestres que consomem hidrogênio e carbono e, em seguida, expelem metano.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com

Magnetosfera da Terra: explicação sobre a origem das folhas atuais bifurcadas
    Uma equipe de pesquisa identificou a origem das folhas atuais bifurcadas, consideradas um dos mistérios não resolvidos da magnetosfera terrestre e da física do plasma magnetizado.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Descobertas quatro possíveis planetas sem estrelas


    Asteroides
Asteroides no "lugar errado" podem trazer pistas sobre formação do Sistema Solar
    (Por Daniele Cavalcante) Duas rochas espaciais encontradas no cinturão de asteroides do Sistema Solar são vermelhas, mais do que qualquer outra coisa vista nessa mesma região, e isso indica que elas não deveriam estar ali.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Descoberta a origem inesperada do asteroide que extinguiu os dinossauros
    Ele provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteroides principal, uma região que provavelmente produzia poucos desses objetos impactantes.
    LEIA MAIS em www.semana.com


    Eventos
Demoday, evento on-line que concluiu o Ciclo 5 do M-Start

Seminário "Plays exploratórios em águas profundas das bacias da Margem Equatorial Brasileira"

Conferência virtual Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E)
    (Por Davi de Souza) Neste evento, ontem, foi debatida a revisão em curso na regulamentação do setor nuclear que poderá facilitar a implantação de projetos de novas usinas movidas por essa fonte no Brasil.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Webinar "Amazônia e os rios voadores"


Notícias em 29/07/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *