Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

26 de julho de 2021

Notícias em 26/07/2021

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia e ciência espacial.

Setenil de las Bodegas
Esta é uma cidade andaluza, na Espanha, que parece ter o céu feito de rocha e os telhados também e que oferece atrações arquitetônicas, históricas e gastronômicas. Aproveitando um pequeno cânion natural escavado pelo Rio Trejo, Setenil foi erguida em uma região de ambiente cárstico, com prédios construídos ao lado, sobre e sob rochas calcárias. A intenção era proteger a cidade com estas fortalezas rochosas formadas há 40 milhões de anos no fundo do extremo oeste do Mar de Tétis, No local, origens primitivas são marcadas por importantes sítios arqueológicos do Neolítico. Um assentamento do final do período medieval é encontrado no mesmo local da cidade atual. O antigo povoado almóada La Villa, que tinha abrigo nas muralhas do castelo local, deu início ao desenvolvimento urbano que hoje se vê. A partir do início do século XV, Setenil passou a ser considerada quase inexpugnável e foi a porta fundamental para a conquista do reino Nasrid. Desde a época de Juan II de Castela até o reinado dos Reis Católicos, foram surgindo assentamentos urbanos nos arredores. Sob o domínio cristão, Setenil foi declarada uma cidade real e recebeu dos monarcas a Carta de Privilégios em 1501, onde um grande número de franquias e benefícios comparáveis ​​aos desfrutados por Sevilha naquela época estavam disponíveis. Durante a Idade Moderna, Setenil avançou e continuou a gozar de uma situação privilegiada entre as vilas da zona montanhosa, apenas ocasionalmente alterada pela presença de tropas que em várias circunstâncias se abasteciam da vila, com os consequentes prejuízos econômicos para seus habitantes. Em 1630, após inúmeras ações judiciais, os setenilianos conseguiram se libertar da cidade de Ronda. O início do século XIX é marcado por lutas guerrilheiras e, com o auxílio de outras cidades da região montanhosa de Cádis, foram obtidas vitórias sobre o invasor francês. Para amenizar suas dificuldades econômicas, os camponeses se juntaram em movimentos sociais e começam a se espalhar pela Serra de Cádiz. Atualmente, Setenil continua a se desenvolver fundamentalmente com a atividade agrícola, além do turismo de uma vila que, devido às suas características excepcionais, tornou-se um dos locais mais atraentes da região.
(Crédito da imagem: lavanguaria - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mercado
Mercado do petróleo e do ouro
    (Por Barani Krishnan) Enquanto o petróleo se preocupa se Covid roubará narrativa sobre demanda, o ouro aguarda Fed.
    LEIA MAIS em br.investing.com


    Energia alternativa
Grupo COFCO constrói o primeiro duto brasileiro a transportar biodiesel das usinas para os distribuidores


    Meio Ambiente
Radar usa o Sol para monitorar derretimento das camadas de geleiras
    (Por Paloma Oliveto) Radar desenvolvido por americanos acompanha o derretimento das camadas de gelo a partir de sinais de rádio emitidos pelo Sol. Em testes, o protótipo fornece dados mais robustos do que os dispositivos atuais, além de gastar menos energia.
    LEIA MAIS em www.correiobraziliense.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Sangay

Vulcão White Island

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky e Shiveluch na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo no RN
    (Por Norton Rafael e Leonardo Erys / Inter TV Cabugi / G1 RN) Cinco tremores foram sentidos em Natal e cidades do interior do RN. Um deles de 3,5 graus tem epicentro a 20 km do litoral.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 25, três na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,0, 5,2 e 5,1 graus), e na região de Guam (5,0).
    Dia 26, em Hokkaido, região do Japão (5,1 graus), e em Sulawesi, Indonésia (5,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 25, em Sikkim, Índia (4,5 graus), no mar de Bali (4,5), em Tonga (4,8), na costa do Atacama, Chile (4,5), no sul de Xinjiang, China (4,6), e dois no sul das Ilhas Fiji (ambos de 4,5).
    Dia 26, três na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8, 4,9 e 4,5 graus), em San Luís, Argentina (4,5), no sul do Panamá (4,6), na fronteira Myanmar-Índia (4,9), em Tonga (4,8), na região central do Peru (4,5) e na costa leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Pegadas de 80 a 120 mil anos atrás de crianças neandertais
    Encontradas na Espanha, em Matalascañas, estas pegadas indicam que os filhos de neandertais podiam estar ajudando na busca por comida.
    LEIA MAIS em www.bol.uol.com.br


    Ciência espacial
Primeira detecção inequívoca de um disco em formação de lua ao redor de um planeta
    O Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA) permitiu observações que fornecerão dados novos e reveladores sobre como as luas e planetas se formam em sistemas estelares jovens.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Observada grande corrente de maré na galáxia Sombrero
    Grandes galáxias espirais como a Via Láctea cresceram absorvendo galáxias menores em uma espécie de canibalismo galáctico testemunhado por estruturas gigantescas, correntes de maré estelares, observadas ao redor delas e constituindo os restos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Drones que fazem chover


Notícias em 25/07/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *