Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

16 de julho de 2021

Notícias em 16/07/2021

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, conhecimento, eventos e outros.

Montanhas Atlas
Elas fazem parte da cordilheira do Alto Atlas em Marrocos, que se estendem na direção nordeste da costa atlântica de Marrocos (nas proximidades de Agadir) por centenas de quilômetros para o interior em direção à fronteira com a Argélia. A porção oeste da cordilheira é o lar de suas montanhas mais altas, com picos que ficam acima de 4.000 metros. A elevação diminui um pouco em direção às seções central e leste. As Montanhas Atlas foram moldadas por processos geológicos em ação ao longo de centenas de milhões de anos. Um passo importante ocorreu no início do Período Jurássico, quando muitos dos continentes do mundo ainda estavam agrupados após o desmembramento do supercontinente Pangéia. Esta parte do Marrocos estava dentro da placa Africana, perto de uma fronteira com as placas Eurasiana e Norte-Americana. À medida que as três placas se separavam, a crosta se afinou tanto que se formou um vale que acabou se enchendo de água do oceano. À medida que a crosta se tornou mais fina, grandes blocos da crosta terrestre caíram, criando amplos vales conhecidos como grabens, com horsts em suas bordas. A região passou a ser empurrada para cima com uma fase posterior de intensa construção de montanhas no Cenozóico, estimulada pela colisão das placas tectônicas da África e da Eurásia.
(Crédito da imagem: Courtesy of janter2 - fonte)

    Petróleo
Petrobras está contratando FPSO para atuar em projeto em águas profundas, na Bacia de Sergipe-Alagoas
    (Por Roberta Souza) A Petrobras já lançou ao mercado um processo de concorrência para a contratação da plataforma. As propostas deverão ser recebidas em 2022.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro

Mercado do cobre


    Energia alternativa
Singapura inaugura uma das maiores usinas de energia solar offshore do mundo com 122.000 painéis solares
    (Por Valdemar Medeiros) Devido à falta de espaço em terra, Singapura apresentou uma das maiores usinas de energia solar offshore do mundo com painéis solares capazes de gerar 60 MW de energia.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Vela de energia solar será testada pela NASA em missão no ano de 2022
    (Por Valdemar Medeiros) Visando substituir os combustíveis químicos nos foguetes tradicionais, a NASA lançará uma Vela de energia solar que será utilizada como uma espécie de propulsor para viagens de longa duração de sondas espaciais.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Portos com eólicas offshore são modelos preferidos para hidrogênio verde no Brasil
    (Por Gabriel Chiappini) Os investimentos anunciados para construção de usinas produtoras de hidrogênio verde (H2V) no Brasil já somam mais de US$ 22 bilhões, todos concentrados em portos: Pecém no CE, Suape em PE, e Açu no RJ.
    LEIA MAIS em epbr.com.br

Neoenergia começou a realizar os testes dos 20 primeiros aerogeradores do complexo eólico de Chafariz, no Sertão da PB

PI e PE terão incentivos para expandir seus parques eólicos
    O BNDES anunciou que apoiará com R$ 1,62 bilhão a implantação de dez parques eólicos, com 409,20 MW de capacidade instalada nesses dois Estados.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Energia geotérmica em todo o mundo?
    Perfurações em grandes profundidades possibilitariam o aproveitamento da energia geotérmica em qualquer parte do planeta, mas esta opção tem sido considerada inviável por razões econômicas e técnicas. A situação pode mudar radicalmente se a estratégia de uma empresa que visa instalar usinas geotérmicas, mesmo em áreas sem vulcanismo, for bem-sucedida.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Mais perto de ser capaz de usar hidrogênio como fonte sustentável de energia
    Ao contrário da eletrólise, que geralmente é realizada industrialmente usando um catalisador de platina caro, microrganismos que produzem hidrogênio usam compostos organometálicos de ferro.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Meio Ambiente
Fontes renováveis, protagonismo que vem do Sul
    (Por Luiz Fernando Scheibe) Com a atração de investimentos para a descarbonização da economia, SC poderá inverter sua posição desconfortável dentre os maiores emissores de gases de efeito estufa do país para um dos protagonistas das fontes limpas.
    LEIA MAIS em www.correiobraziliense.com.br


    Geologia
Catástrofes geológicas a cada 27,5 milhões de anos?
    Usando os dados de datação mais recentes disponíveis, registros compilados atualizados dos principais eventos geológicos dos últimos 260 milhões de anos conduziram a análises adicionais.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Paleontologia
Fóssil de pegada de dinossauro com 154 milhões de anos descoberto em Portugal
    (Por Lusa) Um fóssil de uma pegada de dinossauro foi descoberto em Figueira da Foz na sequência de trabalhos de movimentação de terras na encosta sul da Serra da Boa Viagem.
    LEIA MAIS em www.jn.pt

Cientistas encontram fósseis de micróbio em rochas de 3,4 bilhões de anos
    (Por Wyllian Torres) Foram descobertos fósseis de micróbios que se alimentavam de metano em sistemas hidrotérmicos no fundo do mar.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Parentes distantes de roedores norte-americanos viveram em Porto Rico há 29 milhões de anos
    (Por Angélica Bracamonte) Uma nova espécie de roedor extinto foi identificado a partir de dois dentes fossilizados encontrados em Porto Rico.
    LEIA MAIS em f1mundial.com


    Vulcanismo
Vulcão submarino surpresa pode oferecer uma janela única para o interior da Terra
    (Por Akila Raghavan) Em novo estudo, os cientistas sugerem que monte submarino descoberto pode representar um tipo completamente novo de vulcanismo do fundo do mar, alimentado por um reservatório oculto e raso de magma.
    LEIA MAIS em www.sciencemag.org

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Sinabung e Dukono na Indonésia, Ruapehu na Nova Zelândia, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 15, sem mais registros.
    Dia 16, nas Ilhas Izu, região do Japão (5,5 graus), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,0), e em Tonga (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 15, Na costa Leste de Honshu, Japão (4,6 graus), em Kepulauan, Indonésia (4,7), em Vanuatu (4,5), em Oaxaca, México (4,7), e dois em Taiwan (4,7 e 4,6).
    Dia 16, na costa norte de Papua, Indonésia (4,7 graus), na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,8), no Atacama, Chile (4,9), no sul do Panamá (4,9) e na região de Flores, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Conhecimento
Fundo Vale divulgou Relatório de Impacto 2020
    O documento traz os principais resultados do trabalho realizado pela instituição no último ano, com destaque para estratégias e objetivos traçados em sua Teoria de Mudança 2030.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Eventos
Chamada Instituto Cultural Vale abre inscrições

Seminário "A concepção de Ciclicidade nas Geociências: o Legado da História e as novas perspectivas para os princípios e práticas da Estratigrafia"
    Fazendo parte do Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Geofísica (PPGG/ON), este evento acontece no dia 21 de julho, às 15h00.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

52ª Edição do "Oceano ao Vivo: A LIVE da AOCEANO"

Webinar "Extração de geoinformações de imagens de satélite gratuitas para estudos geoambientais"

Petrobras e Exército Brasileiro reúnem-se para tratar sobre inovação e tecnologia
    O objetivo é reforçar e potencializar oportunidades de parcerias em projetos de inovação e tecnologia de uso comum para a indústria petrolífera e o Exército.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    Atlantic Nickel lança websérie infanto-juvenil para ensinar sobre mineração e desenvolvimento sustentável.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 15/07/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *