#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

12 de julho de 2021

Notícias em 12/07/2021

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial e outros.

La Olla
O Parque Geológico de Aliaga conta a história tectônica de Aragão Central, região localizada no leste da Espanha. A paisagem ao redor da cidade de Aliaga contém rochas de todas as idades geológicas dos últimos 200 milhões de anos, principalmente calcários do Mesozóico e do Cretáceo. Geologicamente, esta área é composta principalmente por arenito, calcário, argilito e conglomerados depositados em ecossistemas lacustres e fluviais, quando a terra que agora é a Península Ibérica estava separada do resto da Europa por mares. Há 200 milhões de anos, a região estava coberta pelas águas de um grande golfo aberto ao mar de Tethys, ancestral do Mediterrâneo. Ocorreram na região depósitos sedimentares, sendo os primeiros na transição Jurássico-Cretáceo e ao final do Cretáceo inferior, com predomínio de argilas e areia. Os segundos foram calcários no Jurássico e entre Cretáceo inferior e superior. Posteriormente a região sofreu efeitos de erosão que poupou o calcário marinho mais resistente. No início da Orogenia Alpina, na era Terciária, ocorreu a emersão total do local. Então, o choque entre as placas tectônicas da África e da Europa fez com que as camadas sedimentares do fundo do mar de Tethys sofressem dobras e fraturas e fossem elevadas acima do nível do mar. As camadas da região de Aliaga se integraram à estrutura da Cordilheira Ibérica e, na região, desenvolveram-se sistemas de dobramentos de direções diferentes, que criaram o serpenteamento de estruturas como La Olla.
(Crédito da imagem: mapio - fonte1 - fonte2)

    Mercado
Mercado do petróleo
    As principais empresas internacionais de energia mantém freios nos gastos, mesmo com a alta dos preços do petróleo e do gás natural, enquanto se concentram em desafios de transição energética de longo prazo.
    LEIA MAIS em www.reuters.com

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Aneel realizou uma série de leilões que venderam 51 novos projetos de energia renovável para o mercado brasileiro

Brasil almeja alcançar o papel de protagonista mundial no segmento de hidrogênio


    Meio Ambiente
O comércio de compensação de carbono está decolando antes que quaisquer regras sejam definidas
    (Por Bloomberg News) A tentativa mais ambiciosa de estabelecer um alto padrão para compensações de carbono está ficando para trás à medida que as bolsas começam a negociar contratos antes que as regras sejam finalizadas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Geologia
Pesquisa premiada ajuda a determinar idade de formação geológica no AM
    O estudo "Idades de proveniência de zircões detríticos na Formação Igarapé Ipixuna: uma idade máxima jurássica para o topo da bacia do Alto Tapajós" determinou a idade desta formação, no município de Apuí.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Paleontologia
Foi encontrado um conjunto inexplicável de dentes de tubarão fossilizados em uma área onde não deveria haver nenhum
    É um sítio arqueológico de 2.900 anos na cidade de Davi em Jerusalém. Este local fica a 80 quilômetros do local mais próximo onde seria plausível encontrar estes fósseis.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Fuego

Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky e Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Dukono na Indonésia, Sangay e Reventador no Equador, Sabanacaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, no mar de Molucca (4,6 graus), nas Ilhas Andranof, Alasca (4,9), na fronteira Cazaquistão-Xinjiang (4,5) e nas Ilhas Kuril (4,7).
    Dia 12, em Kepulauan, Indonésia (4,6 graus), na região do Arquipélago de Chagos (4,8), em Java, Indonésia (4,7), e no mar de Banda (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Escultura sinuosa de cobra da Idade da Pedra encontrada na Finlândia


    Ciência espacial
Gigantescas plumas de grãos de gelo e vapor de água jorram como gêiseres de Enceladus


    Tecnologia
Cientistas desenvolvem baterias automotivas mais ecológicas e eficientes
    (Por Paloma Oliveto) Nova técnica, desenvolvida por cientistas britânicos, recupera materiais usados nesses dispositivos de forma mais ecológica e 100 vezes mais rápida que os métodos atuais.
    LEIA MAIS em www.correiobraziliense.com.br

A competição pelo controle da produção de baterias de íon-lítio se intensifica
    Há anúncios contínuos sobre a construção de novas plantas de baterias de íon-lítio e/ou expansão de capacidade.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Extra
O primeiro teste de bomba nuclear do mundo foi criado com cristais raros de outro mundo
    Um quasicristal recém-descoberto que foi criado pela primeira explosão nuclear em Trinity Site, em 1945, poderia algum dia ajudar os cientistas a entender melhor as explosões nucleares ilícitas e conter a proliferação nuclear.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com

A prata do Mediterrâneo provavelmente foi comercializada durante a Guerra de Tróia
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) A prata proveniente do nordeste do Mediterrâneo, até a Península Ibérica, foi usada como um símbolo comercial em todo o Mediterrâneo durante os períodos do Bronze Final e da Idade do Ferro, com o fornecimento diminuindo apenas ocasionalmente.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 11/07/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *