#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

2 de julho de 2021

Notícias em 02/07/2021

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, produção, mercado, gestão pública, justiça, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

Ilhas na fotosfera
Na fotosfera solar, a superfície brilhante do Sol, aparecem estas manchas solares, na forma de ilhas escuras e com o tamanho de um planeta. Elas são inundadas em um mar de plasma incandescente e estão ancoradas em fortes campos magnéticos. Encontradas em regiões solares ativas, as manchas solares parecem escuras apenas porque são ligeiramente mais frias, com temperaturas de mais de 3.700ºC em comparação com os mais de 5.700ºC da superfície solar circundante. Estas manchas solares encontram-se na região ativa AR2835, a maior região ativa agora cruzando o Sol. Ela é capturada neste nítido close-up telescópico de 1º de julho em um campo de visão que se estende por cerca de 150.000 quilômetros, que corresponde a mais de dez diâmetros da Terra. Com campos magnéticos poderosos, regiões solares ativas são frequentemente responsáveis ​​por erupções solares e ejeções de massa coronal, tempestades que afetam o clima espacial próximo ao planeta Terra, o nosso.
(Crédito da imagem: Michael Teoh / Observatório Heng Ee - fonte)

    Mineração
Ero Copper fecha acordo de US$ 110 milhões
    A Ero Copper assinou acordo de compra definitivo de metais preciosos com a RGLD Gold AG, subsidiária integral da Royal Gold Inc., em relação à produção de ouro da Mina de Ouro NX, localizada em MT.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Acordo de cooperação global Metso Outotec e FAM
    A Metso Outotec e a FAM GmbH assinaram um acordo de cooperação global não exclusivo no fornecimento de soluções integradas ponta a ponta para britagem e transporte in-pit (IPCC) e plantas de gerenciamento de rejeitos para a indústria de mineração.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Petróleo
TechnipFMC anuncia novo contrato submarino com a Petrobras para o campo de Búzios, na Bacia de Santos
    (Por Valdemar Medeiros) Irá fornecer árvores submarinas, unidades de distribuição elétrica, hidráulica e muitos outros equipamentos para quatro plataformas.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Produção brasileira de gás natural em maio tem aumento de quase 18% (atualizado)
    A produção de gás natural no Brasil aumentou 17,7% em maio de 2021 em relação ao mesmo mês (maio) de 2020, e 2,4% em relação a abril de 2021.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANP aprovou a venda da participação da TotalEnergies de fatia em blocos da foz do Amazonas para a Petrobras


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Rania El Gamal, Olesya Astakhova e Ahmad Ghaddar) OPEP + busca consenso sobre política de produção de petróleo após bloqueio nos Emirados Árabes Unidos.
    LEIA MAIS em www.reuters.com

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro

Escassez sinalizada para lítio e cobalto, materiais críticos para veículos elétricos
    (Por Reuters) À medida que o mundo se move para cumprir metas rigorosas de corte de emissões de carbono - em parte eliminando os carros com motor de combustão interna - a demanda por lítio, cobalto e níquel, vitais para baterias de veículos elétricos, aumentará, elevando a perspectiva de escassez.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Gestão pública
ANM suspende prazos administrativos até 30 de setembro
    Defesas, recursos e requerimentos foram algumas das obrigações que tiveram a data limite prorrogada.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Aprovada resolução sobre formatação e entrega de dados multifísicos à ANP
    A Diretoria da ANP aprovou ontem (1/7) resolução que revisa o Padrão ANP2B, que estabelece os procedimentos para formatação e entrega de dados multifísicos ao Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da Agência.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Justiça
Ofertas de áreas minerárias da ANM e da CPRM são consideradas regulares pelo TCU
    A ANM quer reduzir o estoque de mais de 50 mil áreas que se encontram sob sua gestão, anteriormente tituladas a serem alienadas, entre outros, por perda do direito de requerer a lavra.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Aceleração da transição energética pode estimular a economia mundial a crescer em até 2,4% acima do esperado durante a próxima década

Anglo American: Sucesso em teste de biocombustível em navio
    A mistura de biodiesel, produzida pela conversão de óleo de cozinha residual da indústria de alimentos e bebidas de Cingapura, reduz as emissões de dióxido de carbono em comparação ao uso de combustível marinho 100% convencional.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Meio Ambiente
Vale recebe primeiro mineraleiro do mundo que produz bolhas de ar no casco para reduzir emissões
    A tecnologia, conhecida como air lubrication, foi instalada no Sea Victoria, um Guaibamax com capacidade de 325 mil toneladas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Pesquisa com mergulhadores de Fernando de Noronha demonstra importância da geoconservação no ambiente marinho
    Estudo publicado em edição especial do Journal of the Geological Survey of Brazil aplicou um questionário aos mergulhadores do arquipélago.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Geologia
Cientistas afirmam que a Islândia é a "ponta" de um continente que afundou no oceano
    (Por Rafael Arbulu) Pesquisadores da Universidade de Durham, na Inglaterra, formularam uma teoria de que a Islândia seria não uma ilha, mas sim parte de um supercontinente que teria afundado no oceano há milhões de anos.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Paleontologia
Descobertas novas espécies de besouros nos coprólitos de um parente dos dinossauros do Triássico

Novo espécime de dente de sabre de 2,5 milhões de anos atrás encontrado no Marrocos


    Vulcanismo
Vulcão Taal

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Cracatau e Dukokno na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, Minahasa, Indonésia (4,6 graus), dois em Sumatra do Sul, Indonésia (4,7 e 4,5), no norte da Colômbia (4,5), em Vanuatu (4,7), no sudeste das Ilhas Loyalty (4,9) e na região do Timor, Indonésia (4,7).
    Dia 02, no norte de Xinjiang, China (4,7 graus), nas Ilhas Kuril (4,9) e na região da Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Descobertos dois sistemas planetários integrados por "Terras" e "super-Terras"
    Foram detectados dois sistemas planetários pelo instrumento CARMENES, que opera no Observatório Calar Alto (CAHA, Almería, Espanha), reforçando a ideia de que estrelas anãs tendem a hospedar planetas rochosos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Nasa amplia missão de busca de asteroides liderada pelo Arizona
    (Por Jonathan Finlay) Foi aprovada a extensão de dois anos do NEOWISE, uma missão dedicada a descobrir e medir os tamanhos de asteroides e cometas com risco de impacto para a Terra.
    LEIA MAIS em irishtechnews.ie


    Tecnologia
Tecnologia para carvão vegetal sustentável
    A Vallourec já mantém em operação projeto de produção de carvão vegetal sustentável, desenvolvido e patenteado pela empresa na unidade Florestal (Paraopeba/MG). O carvão sustentável poderá ser adquirido por siderúrgicas de todo o mundo.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Eventos
Webinar "Mining talks - Brazil"

Mineração debate respostas às emergências e riscos sob a ótica local e global
    O Governo Britânico e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) reuniram na tarde da última quarta-feira (30/6) representantes do setor mineral, academia e sociedade civil para tratar da segurança das barragens brasileiras.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Mesa Reate Alagoas
    A ANP participou no dia 30/6 deste evento online que deu sequência à agenda do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Extra
A mineração e a pandemia

Fukushima se tornou lar de javalis híbridos radioativos
    (Por Gabriel Sérvio) Mais de uma década após o terremoto seguido de um tsunami que causou o derretimento de um dos reatores da usina de Fukushima, um novo estudo indica que diferentes espécies de vegetais e animais prosperaram na região devido à ausência dos humanos, evacuados do local logo após o incidente.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


Notícias em 01/07/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *