#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

21 de junho de 2021

Notícias em 21/06/2021

Assuntos do dia:
mercado, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

O Delta Yukon-Kuskokswim
(Por Kathryn Hansen) Este é um dos maiores deltas do mundo e é um exemplo notável de como a água e o gelo podem moldar a terra. A imagem, que mostra onde o rio Yukon deságua no mar de Bering ao longo da costa oeste do Alasca, resulta da combinação de cores naturais da água com cores falsas da terra. É possível distinguir áreas de vegetação viva (verde) de terra que está nua ou contém vegetação morta (marrom claro) em contraste com a rede de rios ricos em sedimentos e com água de inundação em lago (marrom escuro). Uma pitada de lagos termocársticos também faz parte do cenário. Em geral, as áreas verdes ao longo do delta são arbustos de salgueiros altos. Eles são especialmente aparentes em ambos os lados dos canais do rio. As áreas marrom-claras são principalmente prados de junco úmido. Eles parecem marrons porque muitos deles são os restos mortais do crescimento do ano passado. Longe do delta (lado direito da imagem) a vegetação é a tundra de arbusto-touceira. É uma área altamente transitória, com alguns elementos de tundra ártica e alguns de floresta boreal. O delta muda com as estações. No momento desta imagem, a assinatura da inundação da primavera está gravada no delta. O derretimento da neve e do gelo faz com que os rios transbordem de suas margens e muitos dos pântanos estão cheios de enchentes, que aparecem como lagoas marrom-escuras. À medida que o verão avança, a água da enchente continuará a diminuir e as áreas úmidas continuarão a ficar verdes de vegetação. É possível observar também as águas coloridas onde o delta encontra o Mar de Bering. Este é um produto do escoamento glacial do rio bem acima, que carrega uma grande quantidade de sedimentos em direção à costa. Este sedimento também é fundamental para a formação de "diques" altos nas laterais dos canais, ali depositados quando as águas das enchentes caem sobre suas margens. Estes "diques" sustentam arquibancadas de salgueiros altos, um habitat importante para alces. Os arbustos altos se expandiram muito no delta nas últimas décadas e os alces os seguiram. Hoje, o delta tem uma das maiores densidades de alces do estado do Alasca. Os deltas de rios modernos, como este, só se formaram nos últimos 10.000 a 8.000 anos, desde que o nível do mar global se estabilizou. Acredita-se que este e outros deltas árticos sejam particularmente vulneráveis ​​às mudanças climáticas, devido aos papéis do permafrost e do gelo nas suas formações.
(Crédito da imagem: Joshua Stevens / NASA - fonte)

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro
    (Por Steve Goldstein) Os preços do minério de ferro podem ter atingido o pico, ao ser rebaixada a qualidade da Rio Tinto para vender.
    LEIA MAIS em www.marketwatch.com

Mercado dos metais básicos


    Paleontologia
O DNA fóssil revela como uma espécie antiga de elefante encolheu para um quinto de seu tamanho original

Pegadas de pelo menos seis espécies diferentes de dinossauros encontradas no Reino Unido


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Merapi

Vulcão Etna

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
O mistério dos terremotos mais profundos da Terra

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 20, em Hokkaido, região do Japão (5,3 graus), e dois nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (6,3 e 5,5).
    Dia 21, na costa oeste de Sumatra do Sul (5,1 graus), na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (5,4), e na região sul do oceano Atlântico (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, no Golfo da Califórnia (4,6 graus), na região de Fiji (4,7), em Taiwan (4,9), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8) e em Papua, Indonésia (4,7).
    Dia 21, no mar de Banda (4,5 graus), no sul de Sumbawa, Indonésia (4,7), dois em Java, Indonésia (4,5 e 4,6), na costa de Oaxaca, México (4,6), e em Mindanao, Filipinas (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Fazendeiro acha por acaso placa de 2,6 mil anos erguida por faraó egípcio
    O objeto feito de arenito foi fabricado durante a 26ª Dinastia Egípcia, sob ordens do governante Apriés, que reinou de 589 aC a 570 aC, na Época Baixa do Antigo Egito.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Um antigo e bem preservado complexo romano, do século II, foi descoberto na Itália
    Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


    Ciência espacial
Filamentos intergalácticos girando

As argilas ricas em amônio de Ceres
    Ceres, um planeta anão no cinturão de asteroides, é atualmente considerado um antigo mundo oceânico, com evidências da presença de água e atividade criovulcânica.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Mapa de matéria escura de nossa vizinhança cósmica


    Evento
Energy Week Latin America


    Extra
Pedras 'preciosas' que geraram corrida por diamantes na África do Sul eram quartzo
    Um pastor de gado havia descoberto as pedras pela primeira vez na província de KwaZulu-Natal. Isso fez com que milhares corressem para a aldeia KwaHlathi, a mais de 300 km a sudeste de Johanesburgo.
    LEIA MAIS em www.bbc.com

Há três séculos, a descoberta de ouro nas Minas sacudiu o marasmo da colônia portuguesa


Notícias em 20/06/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *