Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

13 de junho de 2021

Notícias em 13/06/2021

Assuntos do dia:
petróleo, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, eventos, vagas e outros.

Um emaranhado de terra e mar
Esta imagem mostra o ecossistema estuarino dos pântanos da Baía de Loza, no noroeste de Madagascar. Estuários, como este, são habitats costeiros onde a água doce dos rios, neste caso, o Ankofia e o Maevarano, mistura-se com a água salgada do oceano em bacias parcialmente fechadas. Os rios carregam cargas de sedimentos oxidados do alto planalto central de Madagascar em direção ao Canal de Moçambique (que não aparece). Esta água doce carregada de sedimentos marrom-avermelhados se mistura com a água salgada azul, mais límpida, que, do mar, entra e sai do estuário com o movimento das marés. As florestas de mangue são comuns ao redor dos principais estuários de Madagascar, pois as águas salobras criam as condições ambientais nas quais as árvores prosperam. Estas florestas desempenham papel vital na sustentação das comunidades costeiras e não apenas como recursos para agricultura e aquicultura, mas como fontes de lenha, produção de carvão e madeira. No entanto, a consumo insustentável desses manguezais, de outras vegetações e da vida selvagem locais ameaça a biodiversidade da costa de Madagascar.
(Crédito da imagem: Estação Espacial Internacional - fonte)

    Petróleo
Chineses pagarão US$ 2,94 bilhões à Petrobras por conta do campo de Búzios
    (Por Reuters) Como a Petrobras possui participação de 90% no consórcio do contrato, este valor a ser recebido a vista pela estatal é referente à participação de 10% dos parceiros CNOOC e CNODC.
    LEIA MAIS em www.moneytimes.com.br


    Energia alternativa
Grupo brasileiro de energia renovável investirá R$ 100 milhões para a construção de usinas solares em SP, RJ, MT, PE e PA
    (Por Valdemar Medeiros) O Grupo Gera deseja ampliar o serviço de assinatura de energia no Brasil. O investimento pode reduzir cerca de 25% o valor das contas de luz em algumas regiões.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Equatorial Energia compra uma das cinco maiores empresas de energia solar do Nordeste


    Geologia
As revelações da cratera Chicxulub em Yucatán, no México


    Paleontologia
Caracol de 99 milhões de anos fossilizado em âmbar durante parto
    Foi encontrado um caracol que vivia ao lado dos dinossauros, aprisionado em âmbar por 99 milhões de anos, fornecendo-nos detalhes sem precedentes da anatomia de um molusco tão ancestral.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Vulcanismo
Vulcões Reventador e Sangay

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Suwanose-Jima no Japão, Langila em Papua Nova Guiné, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, no mar de Ceram, Indonésia (5,0 graus).
    Dia 13, em Minahasa, Indonésia (5,2 graus), na Guatemala (5,4), nas Ilhas Salomão (5,0), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0) e na região do Arquipélago de Chagos (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, na costa de Chiapas, México (4,5 graus), dois em Vanuatu (4,5 e 4,8) e na região do Timor Leste (4,6).
    Dia 13, na região das Ilhas Filipinas (4,6 graus), dois na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (ambos de 4,6), em Kepulauan, Indonésia (4,5) e no sul do Peru (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
NASA descobre planeta parecido com a Terra
    O TOI-1231 b está a 90 anos-luz de distância e tem três vezes o tamanho da Terra. Sua atmosfera tem temperatura de 57ºC.
    LEIA MAIS em www.livemint.com


    Asteroides
NASA aprova o desenvolvimento contínuo do telescópio espacial do caçador de asteroides
    O telescópio ajuda a NASA a detectar objetos próximos à Terra (NEOs), que são asteroides e cometas que chegam a um alcance de 30 milhões de milhas da órbita do planeta.
    LEIA MAIS em www.jpost.com


    Eventos
Mineração: perspectiva da Nova Zelândia

Mesa Redonda "Monitoramento de Barragens sob a ótica do GISTM: Desafios e oportunidades no Brasil"


    Vagas
ANP solicita aprovação para realizar concurso público em 2022


    Extra
A Cidade do México afunda irreversivelmente no solo
    (Por Ximena San) O afundamento do solo afeta um quinto da população mundial. Na Cidade do México, a cada ano o afundamento é em média 50 centímetros.
    LEIA MAIS em bateolibre.com


Notícias em 12/06/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *