#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

2 de junho de 2021

Notícias em 02/06/2021

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, mercado, gestão pública, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, mineralogia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

Ein Avdat
Ein Avdat, na cidade de Be'er Sheva, no sul de Israel, é um oásis no meio do Deserto de Negev. Em uma paisagem totalmente árida, ao se entrar em estreito cânion, logo se vê a vegetação verde do leito do riacho e, em seguida, surge a primeira piscina. A medida que se avança, o cânion de rocha calcária começa a se estreitar e finalmente termina com enormes penhascos que se aproximam de todos os lados. No fundo, está Ein Avdat, uma piscina profunda de água clara e fria alimentada por uma cachoeira de 15 metros um pouco escondida. Este oásis está localizado em Nahal Zin (Vale Zin), o wadi (leito seco de rio onde as águas correm apenas na estação das chuvas) mais longo do Deserto de Negev. Ein é a palavra hebraica para "primavera" e Avdat se refere a uma antiga cidade nabatéia próxima, que era um entreposto comercial ao longo da rota do incenso há milhares de anos. Os nabateus pertenceram ao um antigo povo semítico ancestral dos árabes. Poços de água no deserto sempre foram um local mágico, mas na antiguidade também foram essenciais para a sobrevivência nesta região árida. Os primeiros sinais de habitações humanas permanentes na área datam da era bizantina, quando monges cristãos viviam em cavernas ao longo do cânion que ainda podem ser vistas hoje. Dentro dessas moradias cavernosas é possível ver quartos, onde os monges viviam e rezavam, e nichos que serviam de armários. Os monges também esculpiram escadas que conduziam às fontes. As cavernas foram abandonadas após a conquista muçulmana da região e hoje fazem parte do Parque Nacional Ein Avdat. Nahal Zin foi criado por erosão reversa, pois a grande diferença de altura entre as Terras Altas do Negev e o Rift do Jordão causou a erosão da camada inferior durante a estação chuvosa, resultando no colapso das camadas mais duras de rocha acima. A paisagem é principalmente de calcário eoceno, consistindo de algumas camadas marrom-pretas de sílex de baixo grau.
(Crédito da imagem: Greg Schechter - fonte1 - fonte2)

    Mineração
Governo de MG elabora Plano Estadual de Mineração
    (Por Mara Bianchetti) Em vistas de uma atuação mais estratégica junto ao setor mineral, o governo de MG acaba de publicar um diagnóstico da atividade no Estado.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br


    Petróleo
MME publica Portaria que regulamenta o Acordo de Coparticipação a ser firmado para as áreas de Sépia e Atapu
    Entre as melhorias implementadas está a previsão de que a minuta do Acordo de Coparticipação seja publicada no Edital, promovendo mais segurança jurídica e aumentando a concorrência.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Equinor e parceiros decidem desenvolver a fase 1 do campo de Bacalhau, no Pré-Sal
    A Equinor (operadora) e ExxonMobil, Petrogal Brasil e Pré-sal Petróleo SA tomaram esta decisão e o investimento é de aproximadamente 8 bilhões de dólares.
    LEIA MAIS em www.portosenavios.com.br

Produção de petróleo em abril aumenta 4,6%
    A ANP publicou ontem (01/06), em seu portal, o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural do mês de abril de 2021, com dados consolidados da produção nacional no período.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do minério de ferro


    Gestão pública
ANM defende que estados e municípios tornem transparente o uso da CFEM

Audiência pública vai discutir edital da 4ª Rodada de Disponibilidade de Áreas


    Água
Rio Negro atinge a maior cheia em 119 anos em Manaus
    Desde o mês de abril, os rios registram cota de inundação severa ao longo de toda a bacia amazônica, acompanhando o prognóstico do Serviço Geológico do Brasil divulgado no mês de março de cheia de grande magnitude em 2021.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Vazão hídrica em Óbidos, no PA, reflete cheia recorde do rio Amazonas
    Dados obtidos pelo Serviço Geológico do Brasil mostram impactos da onda de cheia recorde no Amazonas nas regiões próximas à foz da maior bacia hidrográfica do mundo.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Cientistas de Israel estudam nova técnica que promete aumentar a eficiência dos painéis solares

Complexo de Pecém assina memorando para construção de usina movida a ondas do mar no CE


    Meio Ambiente
Atlantic Nickel: Reaproveitamento da água em Itagibá, BA
    A Atlantic Nickel mantém dentro de suas operações em Itagibá o funcionamento de um circuito próprio de reaproveitamento da água, que permite o retorno de 90% do insumo captado em cavas, pilhas, planta de beneficiamento e outras áreas, possibilitando a reutilização no processo produtivo.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Geologia
DGM em Pauta: Pesquisa sobre migmatitos do Complexo Itatins, SP
    O estudo apresentado caracteriza as rochas metamórficas do Complexo Itatins, definindo a profundidade, temperatura e idade dos processos geológicos que geraram e modificaram essas rochas há aproximadamente 600 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Mineralogia
Dentes de ferro em molusco: cientistas esperam novas utilidades para minério raro
    (Por Lauro Lam) Foi detectado o mineral conhecido como Santabarbaraíte nos dentes de um tipo de quíton apelidado de "bolo de carne errante".
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Vulcanismo
Vulcão de lama da Colômbia
    A cidade de Antióquia, na Colômbia, teve que ser parcialmente evacuada por causa de jatos de lama fervente expelidos da cratera deste vulcão.
    LEIA MAIS em mundo.sputniknews.com

Vulcão Nyiragongo
    (Por Robin George Andrews) Este vulcão da República Democrática do Congo deve sua existência a dois fatores: a separação entre as placas tectônicas Núbia e Somali, na Fenda da África Oriental, e a elevação de uma coluna de materiais do manto superaquecidos.
    LEIA MAIS em www.nationalgeographicbrasil.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Descoberta a causa dos terremotos de hipocentro profundo
    Eles ocorrem entre 300 e 700 quilômetros abaixo da superfície do planeta, onde as pressões intensas criam muito atrito para permitir que deslizamentos ocorram e as altas temperaturas aumentam a capacidade das rochas se deformarem para acomodar as mudanças de tensão.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, na região de Taiwan (4,6 graus), em Kepulauan, Indonéia (4,6), na Grécia (4,7), nas Ilhas Shetland do Sul (4,5), no mar de Bismarck (4,9) e em Hokkaido, região do Japão (4,6).
    Dia 02, no sudeste das Ilhas Loyalty (4,6 graus), nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,5), no leste do Irã (4,6), nas Ilhas Kuril (4,5) e na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
2ª edição do e-Mineração: Evento de Negócios
    Mineradoras abrem rodadas de negócio gratuitas para empresas de vários setores de todo o país em junho. Inscrições vão até o dia 04/06.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Gestão de Recursos Hídricos: vale a pena seguir carreira?
    Entrevista com o coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos do Instituto de Geociências da Universidade Federal do PA.
    LEIA MAIS em www.youtube.com


    Extra
Mosaic Fertilizantes lança uma nova experiência de aprendizagem aos funcionários
    A Universidade Mosaic Fertilizantes é um campus virtual com conteúdo exclusivo e personalizados para o desenvolvimento contínuo do funcionário.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Geoparque Caçapava no RS é Aspirante UNESCO
    O Projeto Geoparque Caçapava é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Caçapava do Sul.
    LEIA MAIS em www.ufsm.br

Mapas geológicos da RMC vão orientar uso do solo com impacto no desenvolvimento
    (Por Luiz Oliveira) Nesta terça-feira (1/6), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do PR apresentou aos representantes dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) o mapeamento geológico da área de abrangência territorial da Capital.
    LEIA MAIS em cgn.inf.br


Notícias em 01/06/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *