#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

7 de junho de 2021

Notícias de 04 a 07/06/2021

Assuntos do dia:
projeto, mineração, petróleo, mercado, água, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ensino, eventos e outros.

Cratera de Diamantes
Cerca de 36 milhões de anos atrás, um asteroide atingiu o norte da Sibéria, na Rússia, e criou uma das maiores crateras da Terra. A uma velocidade estimada de 20 quilômetros por segundo, o asteroide caiu com um impacto que ejetou milhões de toneladas métricas de material no ar. O asteroide, com 5 a 8 quilômetros de largura, criou a cratera Popigai de quase 100 quilômetros de diâmetro. É a quarta maior cratera de impacto verificada na Terra. Ela foi apenas ligeiramente modificada pela erosão, deixando-a como uma das crateras mais bem preservadas do mundo. Seu nome homenageia um rio próximo. Localizada a cerca de 100 quilômetros da costa do Mar de Laptev, a depressão redonda mergulha cerca de 150 a 200 metros abaixo da terra circundante. O mapeamento geológico e as observações de campo mostram uma depressão central na parte inferior da cratera, cercada por um anel de pico de cerca de 45 quilômetros de largura. Ela fica na margem nordeste do escudo Anabar, que contém uma mistura de rochas com grafite e rochas sedimentares. O impacto derreteu 1.750 quilômetros cúbicos de rochas e instantaneamente transformou os flocos de grafite em diamantes. Os diamantes se formaram em uma concha hemisférica com cerca de 1,6 quilômetros de espessura e cerca de 12 a 13 quilômetros de distância do ponto central do impacto. Os cientistas estimam que os diamantes não se formaram no local do impacto porque o calor e a pressão da colisão eram provavelmente muito grandes para que eles sobrevivessem lá. A cratera Popigai é o local de um dos maiores campos de diamantes do mundo hoje, estimado em "trilhões de quilates". Como foram formados instantaneamente, os "diamantes de impacto" não tiveram tempo de se desenvolver como gemas grandes e únicas. A maioria são pedras policristalinas menores que dois milímetros e com baixa pureza, tornando-as melhores para uso industrial do que para joias.
(Crédito da imagem: Joshua Stevens / NASA - fonte)

    Projeto
Projeto Serrote: Primeiro embarque deve ser em novembro


    Mineração
Mineração impulsiona desenvolvimento socioeconômico no interior da BA
    (Por CBPM) Com o alto preço das commodities, principalmente o minério de ferro, a mineração na BA apresentou crescimento de 60% no ano passado, diante de uma média de 20% nos anos anteriores.
    LEIA MAIS em www.correio24horas.com.br

Vale fecha minas após ordem de evacuação na área da barragem do Xingu
    A Vale interrompeu a produção da mina de Timbopeba e parte da mina de Alegria depois que o Ministério Público ordenou a evacuação de uma área ao redor da barragem do Xingu, no estado de MG.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
Karoon pretende investir US$ 195 milhões no Campo de Patola, situado no bloco BM-S-40, na Bacia de Santos

Enquanto a energia limpa cresce, queda nos investimentos na produção de petróleo pode causar uma grave escassez de petróleo e gás

Megaprojeto de exploração de petróleo no Ártico vai contratar 100 plataformas


    Mercado
Mercado do petróleo


    Água
Rio Negro atinge 30 metros, na maior cheia em 119 anos em Manaus
    Desde o mês de abril, os rios registram cota de inundação severa ao longo de toda a bacia amazônica, acompanhando o prognóstico do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) de cheia de grande magnitude em 2021, divulgado no mês de março.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Novo parque de energia solar em PE promete gerar mais de 600 vagas de emprego para moradores da região
    (Por Valdemar Medeiros) Reconhecendo o potencial em energia solar de PE, a Enel Green Power tem planos de inaugurar, ainda esse ano, um parque de energia solar em Tacaratu.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

General Electric apresenta gigantesca turbina flutuante que promete revolucionar a implementação da energia eólica no mundo
    (Por Flavia Marinho) Quando falamos sobre a expansão dos carros elétricos em um nível maciço, há muitos que se perguntam onde vamos conseguir energia para alimentar as demandas de um parque 100% elétrico.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Cientistas desenvolvem eletrodo transparente que pode transformar janelas em painéis solares

Primeira usina solar com painéis solares flutuantes em grande altitude gera até 50% a mais de energia solar
    (Por Fábio Lucas) A proteção do meio ambiente é uma preocupação global. Às vezes, é necessário de muito espaço físico para a construção de uma usina solar moderna, situação que pode se tornar um problema em alguns países.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Indústria de energia eólica brasileira precisará contratar e treinar mais de 3 mil profissionais para atuar no mercado de energia renovável até o ano de 2025
    (Por Valdemar Medeiros) Esta são informações de um relatório feito pela GWEC. No mundo todo serão mais de 480 mil pessoas contratadas para o mercado de energia renovável.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Geologia
SGB-CPRM apresenta estudos do Linhamento Azimute 25 para equipe da Petrobras
    Este estudo se refere a uma área com mais de 800 km de extensão e alto potencial mineral nos estados de GO e MG.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Paleontologia
"Pontes de terra", agora submersas, podem explicar a migração antiga nas Américas
    Antigas massas de terra, que entretanto desapareceram, ligavam a América do Sul às ilhas Antilhas, da América Central. Fósseis antigos mostram animais originários da América do Sul nas ilhas Antilhas.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Esqueleto de dinossauro quase completo descoberto na China

Evento não conhecido quase dizimou os tubarões há 19 milhões de anos
    (Por Gislaine Barbosa de Almeida) Por volta de dezenove milhões de anos atrás, a proporção de dentículos de tubarão para dentes de peixe realmente mudou dramaticamente.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br

Descoberta sugere presença de humanos nas Américas 20 mil anos antes do que se pensava
    (Por Júlio Batista) Técnicas de datação avançadas para determinar a idade dos ossos de animais enterrados entre as camadas mais antigas da Caverna Coxcatlán, no Vale Tehuacán-Cuicatlán, no México.
    LEIA MAIS em universoracionalista.org


    Vulcanismo
Vulcão Krafla

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Nyiragongo

Vulcão Sinabung

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, nas Ilhas Kuril (5,3 graus), na costa leste de Honshu, Japão (5,0), na região de Fiji (5,6) e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,7).
    Dia 07, na costa sul de Papua, Indonésia (5,3 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 06, em Jujuy, Argentina (4,7 graus), nas Ilhas Volcano, região do Japão (4,8), no Tajiquistão (4,5), na Nicarágua (4,5) e na região de Kep. Tanimbar, Indonésia (4,6).
    Dia 07, em Minahasa, Indonésia (4,6 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7), no Golfo de Aden (4,5) e na região oeste da Austrália (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Tecnologia
Cientistas desenvolvem método 'barato e fácil' para extrair lítio da água do mar
    Pesquisadores da King Abdullah University of Science and Technology desenvolveram o que acreditam ser um sistema economicamente viável para extrair lítio de alta pureza da água do mar.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Ensino
Pós-graduação em Geofísica 2021.2 – UFBA
    Inscrições estão abertas até 25 de junho para seleção de novos alunos de mestrado e doutorado.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Evento
Seminário Internacional de Processos Geodinâmicos


    Extra
A mineração e a comunidade
    A Apoena irá apoiar estes sete projetos sociais que dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Notícias em 03/06/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *