#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

26 de maio de 2021

Notícias em 26/05/2021

Assuntos do dia:
pesquisa, mineração, danos, petróleo, mercado, gestão pública, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, eventos e outros.

As Calanques
No Parque Nacional das Calanques, o relevo acidentado com falésias calcárias, que invadem o azul do mediterrâneo ao longo do litoral da França entre Marseille e Cassis, estende-se até a cidade de La Ciotat. O parque foi criado em 2012 para viabilizar a proteção da área de 8.500 hectares terrestres e 43.500 hectares marinhos. Toda a atividade turística é monitorada de perto para evitar danos ao frágil meio ambiente dos Calanques. Nesta região, o nível das águas baixou cerca de 135 metros antes de subir novamente e, assim, afogar as nascentes e riachos há cerca de 12.000 anos, durante o lento aquecimento da Terra após a Idade do Gelo. Entre cinco e sete milhões de anos atrás, o mar do Mediterrâneo quase desapareceu quando seu nível baixou cerca de 1.500 metros. O maciço montanhoso do Marseille Calanques tem 20 km de comprimento e 4 km de largura. Seus pontos mais altos são a montanha de Marseilleveyre com 432 metros e o Monte Puget com 565 metros. No passado, os homens pastoreavam ovelhas e construíam currais e fornos de cal nas Calanques. As ruínas de suas construções ainda podem ser encontradas lá.
(Crédito da imagem: destinoprovence - fonte1 - fonte2)

    Pesquisa
O estado do PR terá rede para estudar gravidade aplicada à engenharia e prospecção mineral
    Instituto Água e Terra participa do levantamento que visa à criação de 20 pontos fixos para determinar a aceleração da gravidade no Estado.
    LEIA MAIS em www.aen.pr.gov.br


    Mineração
BMIX obtém nova licença de exploração para lítio


    Danos e reparos
Estudo do SGB/CPRM mostra áreas suscetíveis a inundação e deslizamento em município de PE
    Os gestores públicos e os setores social, econômico e de infraestrutura de Joaquim Nabuco, no estado de PE, têm acesso a partir de agora a informações importantes que podem nortear o crescimento urbano da cidade de forma adequada e segura.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
FPSO de Pão de Açúcar operado pela petroleira Equinor, no Pré-Sal da Bacia de Campos, terá módulo inovador de tratamento de gás no topside
    (Por Flavia Marinho) Macaé na mira da Equinor: polo cabiúnas receberá gás do FPSO de Pão de Açúcar, da Bacia de Campos, e muitos empregos serão gerados na cidade.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Ibama concede licença para pesquisa sísmica 4D no Parque das Baleias
    O Parque das Baleias nasceu da junção dos campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu e Pirambú. A área tem, atualmente, quatro plataformas em operação, todas do tipo FPSO.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Petrobras inicia perfuração em bloco da Bacia de Campos


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro
    (Por Estadão Conteúdo) Ouro fecha em alta, com recuo de juros dos Treasuries e demanda de investidores.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Gestão pública
Novo painel dinâmico da ANP apresenta dados sobre a fase de exploração
    O Painel Dinâmico da Fase de Exploração, uma nova forma interativa de visualização dos dados relativos à primeira fase dos contratos de exploração de petróleo e gás natural.
    LEIA MAIS em www.gov.br

CPRM lança catálogo de produtos de geologia e recursos minerais
    Catálogo traz mapeamentos geológicos e estudos de potencialidades minerais com objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do país.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Água
Serviço Geológico do Brasil pode medir vazão recorde do rio Amazonas em Óbidos, PA
    Equipe do Serviço Geológico do Brasil vai a campo nesta quarta-feira até Óbidos para o monitoramento e medição dos níveis e vazão do rio Amazonas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Uso de energia solar no Brasil aumenta e o país é considerado um dos que mais consomem a energia renovável no mundo
    (Por Valdemar Medeiros) Brasil volta ao Ranking Mundial de Potência Instalada por ano no setor de energia solar de acordo com a Absolar. O país ficou em 9ª posição com seus 3,15 GW de potência na energia renovável.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Governo federal abre licitação para obra de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de Santa Catarina
    Localidade em Urussanga será recuperada de danos causados pela mineração do carvão. Ação faz parte do projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera coordenado pela CPRM.
    LEIA MAIS em www.gov.br

O carbono atmosférico, particularmente dióxido de carbono, ou CO2, pode ser sequestrado por ecossistemas terrestres e aquáticos em todo o mundo
    Ecossistemas costeiros, como pântanos, podem ser menores em tamanho quando comparados a, digamos, uma floresta, mas eles têm a capacidade de sequestrar mais carbono por unidade de área, o que os torna uma ferramenta incrível de mitigação das mudanças climáticas.
    LEIA MAIS em www.usgs.gov

A floresta amazônica realmente armazena mais carbono do que emite?
    A equipe internacional de Stephen Sitch, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriu que na última década a floresta amazônica brasileira liberou mais carbono do que armazenou.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Geologia
Como o gesso desidrata sob pressão e os processos que criam terremotos
    Os pesquisadores do QUT usaram técnicas experimentais de raio-x no Síncrotron australiano para obter insights fundamentais sobre este processo.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

SGB-CPRM: Estudo em serras da Amazônia
    O Journal of the Geological Survey of Brazil publicou artigo que discute a idade de um grupo de rochas situadas em uma região remota da Amazônia, nas serras Demêni e Mocidade, no limite entre os estados do AM e RR.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Paleontologia
Registro raro de fósseis com mais de 100 milhões de anos é encontrado no CE
    (Por Aline Melo) Um raro registro fóssil de 100 milhões de anos, quando a África e a América do Sul ainda estavam se separando, foi descoberto na unidade geológica Formação Crato.
    LEIA MAIS em www.diariodepernambuco.com.br

Descoberto no México um dinossauro com crista alongada
    Uma nova espécie de grande dinossauro herbívoro, cuja principal característica é uma grande crista alongada no topo do crânio, foi encontrada em Coahuila, México.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Mauna Loa
    (Por Rafael Arbulu) Este vulcão do Havaí registrou intrusões de magma sob a superfície e um terremoto mais forte poderia desencadear episódio de escape.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Vulcão Nyiragongo

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli e Etna na Itália, Suwanose-Jima no Japão, Merapi e Dukono na Indonésia, Gerat Sitkin no Alasca, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 25, em Sumatra do Norte, Indonésia (4,5 graus), dois nas Ilhas Salomon (4,6 e 4,9), três na região de Taiwan (4,8, 4,9 e 4,6), na região norte do oceano Atlântico (4,6), nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,8), e no oeste de Xizang, China (4,5).
    Dia 26, em Ruanda (4,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Tecnologia
Indústrias apostam em inovações socialmente responsáveis
    Na Alcoa, no município de Juruti, no Oeste do Pará, a instalação de um novo sistema de sprays permitiu a melhoria na etapa de lavagem da bauxita, com menor consumo de água, garantindo maior qualidade ao produto.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Eventos
Seminário interno Carta Compromisso – Grupo de Trabalho Comunicação & Reputação
    Organizado pelo Ibram e por mineradoras associadas, no dia 25 de maio foi debatido assuntos como compliance, reputação e comunicação no setor.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Desafios do Norte
    A Metso Outotec, em parceria com a Revista Brasil Mineral, realiza, entre os dias 15 e 24 de junho, a partir das 14h00, a primeira edição deste evento.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

2ª edição do e-Mineração

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos


    Extra
A mineração e a comunidade

NASA anuncia nova versão do Observatório da Terra para estudar nosso planeta
    (Por Wyllian Torres) Através de sua plataforma Observatório da Terra, a NASA compartilha com o grande público informações como imagens, histórias e descobertas sobre o meio-ambiente, os sistemas da Terra e sobre o clima do planeta obtidas a partir das inúmeras pesquisas desenvolvidas pela agência.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


Notícias em 25/05/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *