#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

25 de maio de 2021

Notícias em 25/05/2021

Assuntos do dia:
projeto, economia, petróleo, mercado, gestão pública, água, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos.

Cachoeira de Dardanelos
O município de Aripuanã está localizado no noroeste do MT. A região possui cachoeiras, grutas, cavernas e cânions ruiniformes. A geologia é constituída por terrenos pré-cambrianos plutonovulcânicos, bacias sedimentares proterozóicas e juro-cretácicas, coberturas plataformais
paleógenas/neógenas e formações superficiais neógenas. A Formação Dardanelos reúne quartzitos, conglomerados e ardósias. Ela é encontrada na Cachoeira do Dardanelos (imagem), que é alimentada pelo rio Aripuanã.
(Crédito da imagem: Preserve MT - fonte)

    Projeto
Mineradora SAM firma acordo com o MPMG para investimento de R$ 11 bi em Minas
    Acordo prevê que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deverá acompanhar passo a passo do processo de licenciamento ambiental do megaprojeto.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Economia
Indústria mineral introduz R$ 25,5 bilhões na economia do PR
    As indústrias de extração mineral e a de produtos de minerais não metálicos participaram, em 2019, com 4,63% dos empregos industriais (31.383 empregos) e com 8,64% dos estabelecimentos industriais (2.937 estabelecimentos).
    LEIA MAIS em www.aen.pr.gov.br


    Petróleo
Petrobras lança programa para se posicionar entre as melhores refinadoras de petróleo no mundo
    O programa RefTOP (Refino de Classe Mundial) consiste em um conjunto de iniciativas que buscam implementar melhorias para aumentar a eficiência e desempenho operacional das refinarias que não estão na carteira de desinvestimento.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro


    Gestão pública
Resiliência e perseverança: geólogos do SGB-CPRM entregaram diversos estudos mesmo com a suspensão das atividades de campo
    Durante a pandemia, a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais publicou 40 mapas geológicos e 23 mapas geológico-geofísicos. O Departamento de Gestão Territorial fez a setorização de 4 municípios brasileiros.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Água
Prognóstico para a cheia do Amazonas será atualizado dia 31/05 em transmissão do Serviço Geológico do Brasil
    Rio Negro já atingiu a 2ª maior cheia em 119 anos em Manaus. O pico da cheia na região central na bacia do rio Amazonas é normalmente observado entre os meses de junho e julho.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Empresa israelense prepara mais um teste do que será a primeira rodovia com a capacidade de carregamento de veículos elétricos do mundo
    (Por Fábio Lucas) ElectReon Wireless, empresa de Israel focada em tecnologias de energia limpa, está construindo, na Itália, um trecho de 1 km para testar a sua tecnologia de carregamento de veículos elétricos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Agência Internacional de Energia pede fim dos poços de petróleo e dos motores a combustão, a gasolina e a diesel até o ano de 2035


    Vulcanismo
Vulcão Nyiragongo

Vulcão Nevados de Chillán

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli e Etna na Itália, Suwanose-Jima no Japão, Krakatau e Dukono na Indonésia, Sangay e Reventador no Equador, Sabanacaya no Peru e Soufrière em São Vicente e Granadinas.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 4,5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 24, ao sul das Ilhas Fiji (4,7 graus), dois no sul de Qinghai, China (4,7 e 4,6), no sul de Xinjiang, China (4,5), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,8), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,8), em Minahasa, Indonésia (4,5), no mar de Molucca (4,6), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), em Mindanao, Filipinas (4,9), em Georgia (4,5), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9).
    Dia 25, em Halmahera, Indonésia (4,6 graus), na costa de Los Lagos, Chile (4,6), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), na região de Taiwan (4,6), na região metropolitana, Chile (4,5), em Ruanda (4,7), e nas Ilhas Izu, região do Japão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
A galáxia espiral mais antiga descoberta
    Ao analisar os dados obtidos com o ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array), pesquisadores encontraram uma galáxia com morfologia espiral, apenas 1,4 bilhão de anos após o Big Bang.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Sais orgânicos em Marte e probabilidades da vida marciana atual
    Encontrar substâncias orgânicas, ou seus vestígios na forma de sais orgânicos, é essencial para a busca de vida em outros mundos. Mas é uma tarefa difícil na superfície de Marte, onde vários bilhões de anos de radiação levaram embora ou decompuseram a matéria orgânica.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
A Austrália criou baterias feitas de alumínio e grafeno que carregam 60 vezes mais rápido do que o íon de lítio


    Eventos
Charge On Innovation Challenge
    A Vale se uniu à BHP e à Rio Tinto para juntas lançarem um novo desafio em busca de soluções capazes de reduzir as emissões de gases do efeito estufa nas operações de mineração pelo mundo.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br

Pesquisadores falam sobre a paixão pela geologia em live especial do SGB-CPRM
    Dando largada aos eventos preparados pelo SGB-CPRM na Semana da Geologia, a live desta segunda-feira (24) convidou pesquisadores a falarem sobre a paixão pela Geologia e a vontade de desbravar o mundo através das Geociências.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Webinar "Utilização de Resíduos da Mineração"
    O objetivo é apresentar a importância da pesquisa científica em busca do melhor aproveitamento desse material para minimizar os danos ao meio ambiente. O evento acontece no dia 27 de maio, às 14h00.
    LEIA MAIS em www.ceara.gov.br

Rio2C, a maior feira de criatividade e inovação da América Latina

Workshop sobre a Revisão do Padrão de Entrega de Dados Geoquímicos (ANP3)
    O evento virtual teve o objetivo de receber subsídios para a revisão do texto atual do padrão ANP3. Foi realizado ontem (24/05).
    LEIA MAIS em www.gov.br


Notícias em 24/05/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *