#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

22 de maio de 2021

Notícias em 22/05/2021

Assuntos do dia:
pesquisa, mineração, produção, mercado, gestão pública, água, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

Marcahuasi
Marcahuasi é um planalto da Cordilheira dos Andes, localizado 60 km a leste de Lima, no Peru, a 3.800 metros de altitude. Enormes rochas com formas que lembram rostos humanos, animais e símbolos religiosos são encontradas na região. Há muitas teorias sobre a formação destas formas incomuns que os céticos acham que resultam de simples ação da erosão. Na década de 1950, o arqueólogo e místico Daniel Ruzo encontrou estas formações naturais, explorou-as por nove anos e teceu suas teorias. Explicou que algumas formas parecem se alterar em diferentes momentos do dia e do ano, com a ajuda, claro, da incidência da iluminação natural. Mas também afirmou que Marcahuasi tem vórtices profundamente espirituais com poder de cura. Ele acredita que no local existiu uma civilização chamada Masma que desapareceu após um cataclismo, que talvez tenha coincidido com o dilúvio bíblico. O exoterista peruano Pedro Astete foi a fonte para a inspiração de Ruzo, que afirma que um novo cataclismo acontecerá, cumprindo um ciclo de milhares de anos, para possibilitar o surgimento de uma nova civilização. Sabe-se que os Incas, provavelmente no início do século XV, transformaram o planalto em uma fortaleza estratégica. Isto é comprovado por ruínas de quartéis e estruturas que existem ali semelhantes às de outras partes do Peru. De qualquer modo, muitas lendas, além das de Ruzo, são conhecidas sobre o local. Uma lenda geológica, por exemplo, diz que o grupo vulcânico Marcahuasi é composto por rochas piroclásticas contendo cinzas vulcânicas, pedra-pomes e outros minerais. Sua idade é estimada em 15-20 milhões de anos.
(Crédito da imagem: Arístides Herrera Cuntti - fonte1 - fonte2)

    Pesquisa
Jazida de ametistas é descoberta em Santana do Livramento, RS


    Mineração
A importância do gerenciamento de riscos para a mineração


    Produção
Pará é primeiro lugar em exportações de minério no Brasil
    Os minérios de ferro, cobre, alumina, alumínio, níquel, ouro, caulim, manganês, bauxita, silício e ferro gusa, puxaram as exportações do Pará.
    LEIA MAIS em www.diarioonline.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Gestão pública
Licitação da Jazida de Cobre de Bom Jardim, GO, fica mais atrativa após a inclusão de áreas da ANM
    A boa notícia é que essas áreas estão localizadas no entorno do depósito de Bom Jardim, do SGB/CPRM. Juntas, as áreas somam mais de 10.000 ha, com grande potencial para continuidade da mineralização de cobre, cobalto e ouro.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Diretoria da ANP aprova contratação temporária e proposta de concurso em 2022
    (Por Estadão Conteúdo) A ANP vai enviar até o fim do mês pedido ao Ministério da Economia solicitação para realizar, em 2022, concurso público para contratação de 107 concursados, além de contratação imediata de 104 empregados temporários.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br


    Água
Conflitos e guerras como os da Faixa de Gaza podem impactar o abastecimento de água!

Webinar "Contaminação de lençol freático: quantos poços de monitoramento devo colocar?"


    Energia alternativa
Porsche e Siemens Energy estão desenvolvendo nova gasolina que promete ser melhor que os carros elétricos

Usina de energia solar flutuante pode ser bem mais eficiente e poderá reduzir a evaporação de água dos reservatórios
    (Por Fábio Lucas) Com o sol cada vez mais quente, os reservatórios de água evaporam com uma maior velocidade, prejudicando as usinas hidroelétricas. A energia solar flutuante pode ajudar a reduzir os efeitos do problema.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

RenovaBio: ANP regulamenta redução de metas com base na aposentadoria de CBIOs por parte não obrigada
    A Diretoria da ANP aprovou ontem (21/5) nova resolução que altera a Resolução ANP nº 791, de 12 de junho de 2019, relacionada à Política Nacional de Biocombustíveis - RenovaBio.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Meio Ambiente
Documento de política pública "Mudanças climáticas e produção de ferro e aço"
    Este documento sobre emissões foi lançado pela Worldsteel e descreve os desafios e oportunidades da indústria siderúrgica com relação à redução das emissões de CO2, em linha com os objetivos do Acordo de Paris.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Paleontologia
Fósseis de dinossauros são encontrados em empresa de mineração
    (Por Renato Marfrim) Material datado entre 70 e 66 milhões de anos encontrado em Uberaba, MG, foi encaminhado ao Museu do Dinossauro de Peirópolis.
    LEIA MAIS em www.em.com.br

Tartaruga de quase 100 milhões de anos tem fóssil raro descoberto nos EUA
    Cientistas descobriram no sítio arqueológico Arlington, no Texas, um fóssil inédito de quase 100 milhões de anos de um tipo de tartaruga marinha adaptada à vida na costa.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Vulcanismo
Vulcão Sangay

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-jima no Japão, Lewotolo e Semeru na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, no sul do Irã (5,2 graus), em Java, Indonésia (5,7), três em Yunnan, China (5,3, 6,1 e 5,1), no sul da dorsal Meso-Atlântico (5,1), na dorsal Carlsberg (5,8), no sul de Qinghai, China (7,4), em Sumatra do Sul, Indonésia (5,1), na região de Fiji (6,5), na costa da Nicarágua (5,5) e em Mindanao, Filipinas (5,2).
    Dia 22, três no sul de Qinghai, China (5,1, 5,1 e 5,2 graus), no sudoeste de Sumatra, Indonésia (5,0), e nas Ilhas Andreanof, Alasca (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, em Yunnan, China (4,6 graus), dois nas Ilhas Bonin, região do Japão (ambos de 4,9), na dorsal de Carlsberg (4,8), e cinco no sul de Qinghai, China (4,9, 4,8, 4,8, 4,5 e 4,6).
    Dia 22, em Tonga (4,6 graus), nas Ilhas Santa Cruz (4,6), no mar de Molucca (4,6), na fronteira Gansu-Qinghai, China (4,7), no sul de Qinchai, China (4,9), em Vanuatu (4,6), no sul do Peru (4,9) e nas Ilhas Andreanof, Alasca (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Cientistas descobrem estrela rara e considerada ultrapobre


    Eventos
1° encontro do Lab de Comunicação para Mineração - "Reputação: a sociedade brasileira conhece a mineração do setor de mineração?"
    Aconteceu no dia 20 de maio através da parceria entre a Associação Brasileira de Comunicação (Aberje) e o Ibram.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Fórum de Negócios Nova Lei do Gás reúne Governo e Players
    (Por Paulo Nogueira) Líderes da cadeia de Gás discutirão em evento digital, no dia 10 de junho, entraves e alternativas para os negócios após aprovação das novas regras que estimulam competição, expansão e investimentos de até R$ 150 bilhões ao ano em 2030.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Conferência Biofuture Summit II (BBEST2020-21)
    (Por Flavia Marinho) Acontece de 24 a 26 de maio, em meio virtual, e discutirá a potencialidade do Brasil em ser grande produtor de biocombustível para aviação, se conseguir aproveitar os resíduos oriundos do bagaço e da palha de cana de açúcar, da indústria de madeira, do óleo de cozinha usado, do sebo bovino e de gases da indústria siderúrgica.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Extra
Hydro fecha acordo com USP para pesquisar uso de resíduo da bauxita na construção civil
    (Por Gabriel Chiappini) A mineradora norueguesa Hydro anunciou nesta sexta (21) um investimento de R$ 2,2 milhões junto à USP.
    LEIA MAIS em epbr.com.br


Notícias em 21/05/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *