#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

16 de maio de 2021

Notícias em 16/05/2021

Assuntos do dia:
projeto, mineração, petróleo, energia alternativa, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

Parque Geológico Yehlui
Este parque, na costa nordeste de Taiwan, é uma extensa paisagem "lunar" de torres de rochas com contornos delicados cercadas por centenas de turistas. Durante a maior parte do século passado, Yehliu permaneceu como uma fortaleza militar fechada ao público. Foi aberta apenas em 1962. Suas chamadas "rochas em forma de cogumelo" são torres com topo em forma de favo de mel, a maioria delas erodidas ao longo dos séculos, com suas grandes cabeças tufadas apoiadas em bases finas que mal as sustentam. O Promontório Yehliu, onde se localiza o parque, faz parte da Formação Miocena Daliao. Às vezes, os óxidos férricos podem ficar mais duros ao ter uma interação posterior com os grãos de areia, formando cristas mais resistentes. As formas em favo de mel são produzidas em três fases: concreções são cobertas por detritos, há dissolução deste detritos pela água do mar ou por decomposição da rocha e os buracos gradualmente assumem o aspecto de favo de mel. As formações rochosas se estendem por aproximadamente 1.700 metros ao longo da costa e foi formada quando as forças geológicas empurraram a Montanha Datun para fora do mar. Yehliu está localizado em zona subtropical de clima temperado e úmido. A cada ano, o local sofre as influências das monções e da erosão das ondas por mais de seis meses. A fragilidade de algumas das rochas, juntamente com a atratividade que representam exigem controles de proteção.
(Crédito da imagem: Giulia Pines - fonte1 - fonte2)

    Projeto
Ore Investments anuncia seu primeiro projeto: cobre em Carajás


    Mineração
IGEO e CBPM negociam acordo de cooperação para pesquisa mineral
    Dentre os objetivos do acordo de cooperação está a disseminação do conhecimento e a popularização da mineração na Bahia.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br

Vale, BHP e Rio Tinto se unem em desafio global de eletrificação de frotas nas minas


    Petróleo
Petrobras diz acreditar em licença para explorar petróleo na foz do Amazonas
    Mesmo após resposta negativa do Ibama, Petrobras espera que a licença para os primeiros poços na região seja obtida em 2022.
    LEIA MAIS em www.folhape.com.br


    Energia alternativa
Energia renovável não terá grandes investimentos do setor do petróleo
    (Por Paulo Amaral) As principais empresas de petróleo aumentarão seus investimentos em energia renovável nos próximos anos, mas não se tornarão grandes investidores na tecnologia.
    LEIA MAIS em www.euqueroinvestir.com

Soto Solar desenvolve o maior parque fotovoltaico de Espanha


    Meio Ambiente
Estudo defende aceleração da economia circular


    Geologia
Pesquisadores descobrem o processo geológico 'rasgando' placas da crosta terrestre
    Descoberto novo processo em placas tectônicas que mostra que danos tremendos ocorrem em áreas da crosta terrestre muito antes de serem geologicamente alteradas por processos de limite de placas conhecidos, destacando o necessidade de alterar os entendimentos atuais do ciclo tectônico do planeta.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Vulcanismo
Vulcão Santiaguito

Vulcão Colima

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Dukono na Indonésia, Pacaya na Guatemala, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 15, nas Ilhas Santa Cruz (5,2 graus) e na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,0).
    Dia 16, em Hokkaido, região do Japão (6,0 graus), e na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 15, na costa leste de Honshu, Japão (4,8 graus), em Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,6), e na região das Ilhas Ascencion (4,9).
    Dia 16, dois na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,6 e 4,9 graus), em Tonga (4,7), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), e o sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
China torna-se o terceiro país do mundo a aterrar em Marte com sucesso
    (Por Marta Leite Ferreira) Missão Tianwen-1 chegou a solo marciano com sucesso esta madrugada. EUA e Rússia já o tinham feito, mas a China é a primeira a enviar uma sonda, lander e rover na primeira viagem ao planeta.
    LEIA MAIS em observador.pt


    Evento
Webinar gratuito sobre redução de custos com ferramentas de penetração de solo
    Promovido pela Metso Outotec, em parceria com a MTG, seminário online acontece no dia 20 de maio e tem como alvo os profissionais ligados à operação de minas e à gestão de equipamentos.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Extra
Como foram divididos e definidos os nomes dos oceanos?
    (Por Wyllian Torres) Atualmente, existem cinco grandes oceanos que são definidos de acordo com a proximidade dos continentes e várias características oceanográficas.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Recifes de coral de Kutch


Notícias em 15/05/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *