#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

9 de maio de 2021

Notícias em 09/05/2021

Assuntos do dia:
geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo e ciência espacial

Alpes do Sul
Esta cordilheira forma a espinha dorsal da Ilha do Sul da Nova Zelândia, onde placas tectônicas e geleiras moldaram dramaticamente a Terra por meio de terremotos, construção de montanhas e erosão. O pico mais alto da Nova Zelândia, Aoraki Mount Cook, atinge 3.724 metros acima do nível do mar. Ao sul de Aoraki, nuvens enchem um vale importante. Os rios correm através de vales glaciais. Suas cores bronze e cinza são devidas à carga de sedimentos (incluindo farinha glacial) que carregam das montanhas. Ao longo da costa oeste, amplos canais de rios percorrem distâncias curtas dos Alpes até o mar. No lado leste, os rios correm por vales profundos e em uma série de lagos paralelos, de cor turquesa, que foram originalmente esculpidos por grandes geleiras. Cerca de 20.000 anos atrás, durante o máximo glacial mais recente, a maior parte desta área foi coberta por enormes geleiras que mais tarde rasparam e limparam a superfície ao recuar. Os Alpes do Sul criam um efeito orográfico que separa os climas mais úmidos e secos da Nova Zelândia. A estreita faixa de terra verde com vegetação ao longo da costa recebe a maior precipitação anual do país devido aos ventos de oeste que chegam do Mar da Tasmânia e deixam cair sua umidade conforme correm para as montanhas. Em contraste, as áreas mais secas da Nova Zelândia ficam logo a sudeste das montanhas, onde os lagos de cores vivas se destacam contra as paisagens secas e bronzeadas.
(Crédito da imagem: NASA / JSC - fonte)

    Geologia
Especialistas anunciam que a Eurásia se dividirá em duas na altura do Lago Baikal


    Paleontologia
Novo dinossauro "bico de pato" é descoberto em ilha do Japão
    (Por Natalie Rosa) Uma equipe de cientistas internacionais identificou uma nova espécie de dinossauro do tipo "bico de pato", conhecido também como Hadrossauro, em uma ilha no Sul do Japão.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Nova espécie de crocodilo achada no interior de SP é catalogada na Unesp após 5 anos de pesquisa
    (Por Jewison Cabral) O "Crocodilo Caipira" foi encontrado ao acaso em uma parede às margens da rodovia SP-463, em General Salgado, SP, em 2016.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Arqueólogos descobrem restos mortais de Neandertal perto de Roma
    (Por Reuters) Oito dos restos mortais datam de entre 50.000 e 68.000 anos atrás, enquanto um, o mais antigo, é datado de entre 90.000 e 100.000 anos atrás.
    LEIA MAIS em exame.com


    Vulcanismo
Vulcão Sangay

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-jima no Japão, Canlaon nas Filipinas, Semeru na Indonésia, Pacaya e Fuego na Guatemala, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, nas Ilhas Izu, região do Japão (4,7 graus), no sul das Ilhas Fiji (4,7) e na costa da região norte do Peru (4,8).
    Dia 09, no Gabão (4,5 graus), no Território Yukon do Sul, Canadá (4,9), na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (4,9), e no sul de Bali, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
"Cogumelos" podem evidenciar existência de vida em Marte
    Após analisar dados coletados pelos robôs Opportunity e Curiosity da NASA, uma equipe internacional de cientistas afirmou que as imagens coletadas podem mostrar a presença de formas de vida semelhantes a fungos em Marte.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


Notícias em 08/05/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *