Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

22 de abril de 2021

Notícias em 22/04/2021

Assuntos do dia:
projeto, mineração, petróleo, mercado, fiscalização, água, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e outros.

Cratera de Ngorongoro
A cratera de Ngorongoro é a principal característica da Área de Conservação de Ngorongoro. Situada no Grande Vale do Rift da África Oriental, no norte da Tanzânia, esta área é um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado a oeste de Arusha. Com 600 metros de altura, a cratera de Ngorongoro é a maior caldeira vulcânica não preenchida inativa e intacta do mundo. A cratera foi formada há cerca de 2 a 3 milhões de anos, quando um vulcão explodiu e desabou sobre si mesmo. O lado leste das terras altas da cratera é coberto por floresta montanhosa, enquanto a parede oeste, que recebe pouca chuva, tem uma paisagem dominada por pastagens e matagais. Devido às suas propriedades únicas, a Cratera de Ngorongoro também é considerada uma das Sete Maravilhas da África. Área de Conservação de Ngorongoro, com 260 quilômetros quadrados, possui microclimas variados, mais de 30.000 mamíferos, metade deles gnus e zebras, junto com seus muitos predadores, leões, chitas, leopardos, chacais e hienas, com um vasto elenco de mamíferos e pássaros menores.
(Crédito da imagem: edentours - fonte1 - fonte2)

    Projeto
CVP vai ampliar exploração mineral
    A CVP irá aumentar o programa de prospecção e exploração mineral após a definição da licitação do trecho da ferrovia FIOL – Caetité – Ilhéus.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

BMIX otimista com perfuração em MG
    Uma subsidiária em que a Brazil Minerals (BMIX) mantém 60% de participação iniciou a perfuração no projeto de sua propriedade localizado na região do Quadrilátero Ferrífero.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Mineração
OCDE mostra caminho para modernização do setor de mineração
    ANM recebe recomendações de melhores práticas internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Petróleo
Governo reduz arrecadação para leiloar áreas do Pré-Sal


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro
Mercado do paládio

Mercado do cobre


    Fiscalização
PF destrói mineração ilegal próxima a linhão de Belo Monte, PA
    Se essa extração ilegal avançasse, poderia causar graves impactos econômicos e afetar o fornecimento de energia para milhões de brasileiros, incluindo hospitais que atendem a atual demanda da pandemia na região.
    LEIA MAIS em www.diarioonline.com.br


    Água
Processo inovador para produzir água potável, limpa e muito barata


    Energia alternativa
Tribunal de Justiça do MA implanta usina de energia solar com 12.500 placas fotovoltaicas


    Meio Ambiente
Declarada extinta a geleira Ayoloco no topo de Iztaccíhuatl
    O desaparecimento deste histórico glaciar tem impacto na disponibilidade de água e na regulação do clima, mas também na cultura do México.
    LEIA MAIS em www.milenio.com

Reciclagem de latas de alumínio permanece acima de 97% no Brasil
    Índice mantém o País entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Do total, cerca de 64% são reciclados pela Novelis, que acaba de anunciar suas novas metas globais de sustentabilidade.
    LEIA MAIS em agoravale.com.br


    Paleontologia
Nova espécie gigante de dinossauro é descoberta no Deserto do Atacama
    Fóssil de titanossauro que viveu entre 80 milhões e 66 milhões de anos atrás foi encontrado por paleontólogos chilenos e apresenta partes do fêmur úmero, ísquio e vértebras.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Fóssil vivo descoberto em mina de ouro no sul da África
    (Por Ruth Rodrigues) O micróbio Candidatus Desulforudis audaxviator provavelmente sofreu paralisia evolutiva de mais de 175 milhões de anos.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br

Tiranossauro Rex caminhava surpreendentemente devagar
    (Por Katie Hunt) Novos cálculos apontam que T. Rex percorria pouco menos de 4,8 quilômetros por hora, ritmo mais lento do que estimativas anteriores.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Pacaya

Vulcão La Soufrière
    Este vulcão de São Vicente e Granadinas, apesar da diminuição da atividade, continua representando grave perigo para a região, estando em momento típico de crescimento e destruição de cúpulas de lava.
    LEIA MAIS em holanews.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Veniaminof e Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Telica na Nicareágua, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, na região das Ilhas D'Entrecasteaux (4,9 graus), no oeste de Xizang, China (4,5), nas Ilhas Andaman, região da Índia (4,6), na região de Antígua e Barbuda (4,5), na região de Fiji (4,9) e nas Ilhas Salomão (4,5).
    Dia 22, na região de Fiji (4,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Eis tudo o que sabemos sobre exoplanetas — até agora
    (Por Daniele Cavalcante) Saiba mais sobre exoplanetas e leia entrevista com duas astrônomas que falam das atmosferas dos exoplanetas conhecidos.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Extra
Montanha mais alta do mundo


Notícias em 21/04/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *