Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

12 de março de 2021

Notícias em 12/03/2021

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, mercado, gestão pública, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e eventos.

Pináculos de Trona
Os Pináculos de Trona são formações geológicas únicas na Área de Conservação do Deserto da Califórnia, EUA. A paisagem incomum consiste em mais de 500 torres de tufo, algumas com até 43 metros de altura, erguendo-se do leito da bacia do Lago Seco Searles. Os pináculos variam em tamanho e forma, de curtos e atarracados a altos e finos, e são compostos principalmente de carbonato de cálcio (tufo). Eles foram designados um marco natural nacional pelo Departamento do Interior dos Estados Unidos em 1968 para preservar um dos exemplos mais notáveis ​​de formação de torres de tufo da América do Norte.
(Crédito da imagem: scvhistory - fonte)

    Mineração
Empresas de mineração internacionais querem fazer investimentos no Brasil e tornar o país referência na exploração mineral
    (Por Valdemar Medeiros) Dificuldade de acesso às terras para exploração mineral na mineração brasileira são um dos principais fatores que impedem investimentos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Petróleo
Ocyan fecha novo contrato offshore com a Petrobras na Bacia de Santos

Petrobras: 5 destaques do desempenho em 2020

Governo lança o Promar pra viabilizar exploração de grandes reservas da Bacia de Campos


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do cobre


    Gestão pública
Resultados da oferta de áreas ANM
    Na última quarta-feira, dia 10/03, terminou a oferta pública das 6.879 áreas ofertadas no segundo edital de disponibilidade da ANM, iniciada em 29/12/2020.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

ANP disponibilizará gratuitamente dados públicos sobre bacias terrestres brasileiras
    O objetivo é promover a ampliação do conhecimento geológico sobre as bacias terrestres e fomentar os investimentos em exploração e produção de petróleo e gás natural nas áreas já sob concessão e a serem oferecidas em futuras rodadas de licitações.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
BRF anuncia linha de crédito para estimular energia solar em granjas, no estado de Santa Catarina
    (Por Roberta Souza) O acordo firmado entre a BRF e o BB estipula que um total de 200 milhões de reais serão repassados aos produtores que buscam eficiência energética.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Scala Data Centers anuncia data centers em São Paulo que operam totalmente com energia renovável

Fábrica de painéis solares da China planeja gerar 2 mil vagas de emprego e investir R$ 55 milhões no primeiro ano em Betim

Porto do Pecém receberá torre eólica offshore da Chinesa Mingyang Smart Energy para testes no CE
    (Por Valdemar Medeiros) Com ventos constantes e fortes e um parque de energia eólica offshore que se expande, o Porto do Pecém no CE deverá contar também com a energia eólica offshore.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Geologia
A cratera mais antiga do mundo de um meteorito não é uma cratera de impacto
    Vários anos depois que os cientistas descobriram o que foi considerada a cratera mais antiga feita por um meteorito no planeta, outra equipe concluiu que na verdade é o resultado de processos geológicos normais.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Paleontologia
A análise de fósseis revela que lampreias não são "cápsulas do tempo de natação"
    (Por Ben Coxworth) Nos últimos 150 anos ou mais, os cientistas teorizaram que o ciclo de vida da lampreia atual reflete a evolução de todos os peixes e, portanto, de todos os vertebrados. Fósseis recentemente analisados, entretanto, indicam que esse não é o caso.
    LEIA MAIS em newatlas.com

Pólen fóssil encontrado no estômago de uma mosca tem 47 milhões de anos
    Encontrada nos sedimentos de um antigo lago na Alemanha, uma espécie desconhecida de mosca fóssil abrigou uma surpresa em seu estômago: pólen de várias plantas.
    LEIA MAIS em www.xatakaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcao Sangay

Vulcao Popocatepetl

Vulcao Etna

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima no Japão, Taal nas Filipinas, Ibu, Sinabung e Semeru na Indonésia, Kilauea no Havaí. Pacaya na Guatemala e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, a leste da Ilha Norte, Nova Zelânia (5,2 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1) e em Salta, Argentina (5,2).
    Dia 12, no sul das Ilhas Fiji (5,8 graus), em Vanuatu (5,2), dois em Papua, Indonésia (5,4 e 5,2), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,2), no sudeste das Ilhas Loyalty (5,9) e no leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, dois a leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (ambos de 4,6 graus), em Luzon, Filipinas (4,9), dois em Papua, Indonésia (4,5 e 4,6), na Grécia (4,5), na costa leste de Kamchatka (4,6), em Salta, Argentina (4,6), no mar de Banda (4,5) e nas Ilhas Kuril (4,6).
    Dia 12, em Mindanao, Filipinas (4,5 graus), em Papua, Indonésia (4,8), em Cook Strait, Nova Zelãndia (4,7), na costa da Nicarágua (4,8), na fronteira Rússia-Mongólia (4,5), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), em Salta, Argentina (4,5), e no sudeste das Ilhas Loyalty (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Instrumento SuperCam Science da Perseverance Rover fornece os primeiros resultados
    O instrumento entregou dados ao centro de operações da Agência Espacial Francesa em Toulouse, que incluem o primeiro áudio de disparos de laser em outro planeta.
    LEIA MAIS em www.aeroflap.com.br

O exoplaneta do tamanho da Terra pode ter perdido sua atmosfera original, mas ganhou uma segunda através do vulcanismo
    Orbitando uma estrela anã vermelha a 41 anos-luz de distância está um exoplaneta rochoso do tamanho da Terra chamado GJ 1132 b.
    LEIA MAIS em phys.org

Origem cometária de grande parte do carbono na Terra e em nossos corpos?
    A abundância do carbono no planeta pode ser rastreada até a formação da Terra ou, de acordo com uma teoria, é devido em grande parte ao carbono depositado posteriormente por cometas. Novo estudo investigou essa questão a fim de determinar qual dessas duas origens é mais provável.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Cientistas explicam mistério da nuvem de 1.800 km do vulcão em Marte
    (Por Jorge Marin) Um fenômeno misterioso ocorrido em Marte, que tem intrigado os cientistas, começa a ser explicado com a ajuda de diversos instrumentos presentes na órbita do planeta: uma curiosa nuvem longa e fina que se estende diariamente por até 1,8 mil quilômetros a oeste do vulcão Arsia Mons.
    LEIA MAIS em www.tecmundo.com.br


    Eventos
I Workshop Riscos Geológicos: Regionalidade e Gestão

Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace)


Notícias em 11/03/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *