Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

9 de março de 2021

Notícias em 09/03/2021

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, asteroides, ensino, eventos e outros.

Dunas em forma de ponto
Esta dunas, que têm a forma inicial de dunas barcanas, estão localizados no deserto de Rub al-Khali, conhecido como o "Empty Quarter" ("bairro vazio"), que ocupa a parte sul da Península Arábica. O Rub al-Khali é o maior deserto de areia contínuo do mundo. É uma ampla depressão que cobre aproximadamente 560.000 km² estendendo-se dos Emirados Árabes Unidos no leste a aproximadamente 1.500 km a oeste até as colinas do sudoeste da Arábia Saudita e Iêmen. Há vários tipos de dunas de areia, vastos lençóis de areia e raros corpos d'água efêmeros. Nesta região, mudanças climáticas do Pleistoceno-Holoceno se alternaram entre fases úmida e árida. Principalmente dois parâmetros influenciaram a evolução da paisagem em Rub 'al Khali. Em primeiro lugar, a precipitação muito baixa (<50 mm/ano), resultando em baixa cobertura de vegetação natural, formação restrita do solo, aumento da erosão e expansão dos corpos de areia eólica. Em segundo lugar, a morfologia das dunas, que nesta região é influenciada pelas mudanças na direção do vento. O vento forte em Rub ’al Khali desempenha um papel importante na deriva de areia e na migração das dunas. Os ventos unidirecionais formam dunas barcanas que variam em tamanho de pequenas (4 m de altura) a grandes dunas megabarchan (250 m de altura). Durante o Quaternário, os avanços e recuos repetidos das calotas polares resultaram no deslocamento do cinturão do deserto em direção ao Equador, o que resultou na mudança na direção e intensidade dos ventos formadores de dunas. Na detalhe superior esquerdo da imagem, aparece uma duna em forma de ponto rodeada por gretas de contração formadas em lago seco, identificado na imagem maior com a cor mais clara.
(Crédito da imagem: mohdalhadi - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Petróleo
Enauta lança licitação para adaptação de FPSO

Governo perde receita com tributação de megacampos de petróleo, diz TCU


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do cobre


    Energia alternativa
Estudo pode revolucionar uso de etanol em carros elétricos
    A ciência pode estar perto de viabilizar carros elétricos sem tanque de hidrogênio, que dispensam recarga em tomadas e que podem ser abastecidos em qualquer posto do Brasil.
    LEIA MAIS em revistarpanews.com.br


    Geologia
A terra rara desbloqueia a reação chave na mineralização de cobre, ouro, prata, urânio
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Acreditava-se que os fluidos do minério coletavam algum cério em seu caminho para depósitos gigantes. Novas descobertas, no entanto, mostram que os oligoelementos podem ter um efeito importante.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Paleontologia
O mistério do que alguns pássaros comiam desde a época dos dinossauros
    Em um novo estudo, os pesquisadores que examinaram o fóssil de um pássaro que vivia com dinossauros tiveram mais perguntas do que respostas quando encontraram cristais de quartzo no estômago do pássaro.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Neandertais desapareceram da Europa antes do que se pensava, diz estudo
    (Por AFP) Fósseis de neandertais encontrados em uma caverna da Bélgica e atribuídos aos últimos sobreviventes desta espécie na Europa são vários milhares de anos mais antigos do que apontavam estudos anteriores.
    LEIA MAIS em www.em.com.br

Reversão dos polos magnéticos da Terra e desaparecimento dos Neandertais
    Estudo sugere que o "Evento Geomagnético Transitório de Adams" poderia explicar muitos mistérios evolutivos, como o desaparecimento dos Neandertais e o súbito aparecimento generalizado da arte figurativa em cavernas ao redor do mundo.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Etna

Vulcão Pacaya
    (Por Irving Escobar) Este vulcão da Guatemala continua registrando explosões e lançando material entre 3.000 e 5.000 metros de altitude.
    LEIA MAIS em www.prensalibre.com

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Klyuchevskoy na Rússia, Sakurajima e Suwanose-jima no Japão, Ibu e Dukono na Indonésia, Veniaminof no Alasca, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no RN
    (Por G1 RN) Cinco tremores de terra são registrados em três cidades do RN. Os abalos sísmicos tiveram magnitudes entre 1.2 e 2.7 e foram sentidos em Pedra Preta, Caraúbas e Portalegre.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Buracos gigantes surgem na Croácia após maior terremoto registrado no local
    (Por André Luis Dias Custódio) No município de Kukuruzari, os 40 buracos identificados inicialmente passaram para 70 em menos de uma semana, com algumas valas de até 30 metros de diâmetro.
    LEIA MAIS em www.megacurioso.com.br

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 08, seis na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (de 5,0 a 5,4 graus), em San Juan, Argentina (5,2, e em Sumatra do Sul, Indonésia (5,5).
    Dia 09, em Vanuatu (5,3 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, dois na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8 e 4,9 graus), no leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (4,9), em Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,8), dois na costa leste de Honshu, Japão (4,6 e 4,9), e em Keupulauan, Indonésia (4,5).
    Dia 09, no mar Leste do Japão (4,6 graus), na região de Taiwan (4,5), em Vanuatu (4,6), em Creta, Grécia (4,8), na região de Porto Rico (4,5), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,5), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Fragmentos de meteorito encontrados no Reino Unido podem explicar origem da vida


    Ensino
Bolsa para Pós-Doutorado na FEC - Unicamp
    O Laboratório de Investigação não Destrutiva (LIND) da FEC - Unicamp está disponibilizando uma vaga de pós-doutorado.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Eventos
Webinar "Importância da Rede Sismográfica no PD&I na Industria do Petróleo"

Webinar "Dia da Água - A Importância da Conservação e do Uso Sustentável da Água"

Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC)

Brazilian Mining Sessions 2021
    Neste evento, que aconteceu no dia 8 de março, o SGB-CPRM foi destaque. O principal tema foi "Políticas e Regulamentações para o Setor Mineral no Brasil".
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Extra
Museu Geológico da Bahia oferece tour virtual com acervo que revela mundo mágico e descobertas fantásticas

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros
    São atualizados três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital 2020, Atualização dos Mapas Municipais das Estimativas Populacionais e Áreas Territoriais de Estados e Municípios.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br

A mineração e a comunidade

Medalha “Cândido Simões Ferreira” homenageia paleontólogo do Serviço Geológico do Brasil
    Diógenes de Almeida Campos foi reconhecido com o prêmio que homenageia personalidades com grandes serviços à paleontologia em âmbito nacional.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


Notícias em 08/03/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *