Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

1 de março de 2021

Notícias em 01/03/2021

Assuntos do dia:
projeto, mercado, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia e ciência espacial.

O céu sobre a Cachoeira do Rio Oxena
Neste céu de meteoros sobre a Cachoeira do Rio Oxena, na Sicília, Itália, com algum esforço é possível ver a constelação de Órion (o Grande Caçador), se você lembrar como é a sua forma. Talvez seja mais fácil localizá-la lembrando que as "Três Marias" pertencem a ela. Uma das setas, na imagem, aponta para as "Três Marias", a outra aponta par a estrela Betelgeuse, que também faz parte da Órion. O equador celeste passa próximo do cinturão de Orion, fazendo com que ele domine o céu noturno tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Mais fácil de visualizar são a chuva de meteoros e o fluxo do rio Oxena, salientado pela longa exposição da imagem. Ele mergulha sobre um cap rock vulcânico.
(Crédito da imagem: Dario Giannobile - fonte)

    Projeto
Vale busca acelerar projetos de cobre
    (Por Reuters) A empresa acredita que os prêmios da commodity estão em um "momento único" e estão confiantes quanto à trajetória do cobre em 2021.
    LEIA MAIS em www.miningweekly.com


    Mercado
Mercado do ouro

Mercado do cobre


    Meio Ambiente
A Corrente do Golfo está diminuindo, nosso planeta irá esfriar?
    (Por José Martin Cortes) Com o passar dos anos, as condições climáticas tornaram-se mais contrastantes do frio ártico ao calor extremo, bem como das chuvas torrenciais às secas. Que fatores influenciaram essas mudanças?
    LEIA MAIS em www.meteored.mx


    Geologia
O uso da pirita para entender o oceano e a atmosfera da Terra
    Estudo levanta preocupações sobre o uso comum de isótopos de enxofre de pirita para reconstruir o estado de oxidação em evolução da Terra. Esses sinais não são as impressões digitais globais do oxigênio na atmosfera, de acordo com uma nova pesquisa.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Paleontologia
Titanossauro mais antigo do mundo é encontrado na Argentina
    (Por AFP) Revelada a descoberta de um titanossauro, que viveu há 140 milhões de anos e que seria o mais antigo já encontrado, e a evidência de que essas espécies gigantescas se originaram no início do período Cretáceo.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br

O megatério e as preguiças gigantes do passado


    Vulcanismo
Vulcão Etna

Vulcão Pacaya

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 28/02, no sul da África (5,0 graus), no sudeste das Ilhas Loyalty (5,5) e em Vanuatu (5,8).
    Dia 01/03, dois em Vanuatu (5,3 e 5,4 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 28/02, no mar de Ionian (4,5 graus), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), nas Ilhas Kuril (4,5), dois em Kyushu, Japão (4,8 e 4,7), no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,6), na costa norte de Papua, Indonésia (4,5), no sudeste das Ilhas Loyalty (4,8) e em Mindanao, Filipinas (4,5).
    Dia 01/03, em Sumatra do Sul, Indonésia (4,6 graus), na Islândia (4,8), em Aisen, Chile (4,5), e em Hokkaido, região do Japão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Encontrada curiosa plataforma em templo na Índia

Lança da Idade do Bronze encontrada em ótimo estado de preservação no Reino Unido
    O objeto, considerado exclusivo das ilhas do Canal e um achado raro nas ilhas Britânicas, teria sido fabricado entre 1207 aC e 1004 aC.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Ciência espacial
Rover da NASA faz gravação em 360 graus de Marte

Pilbara pode ser a chave para a vida em Marte
    (Por Henry Ballard) Se o Perseverance da NASA descobrir que a superfície marciana corresponde ao chert de Pilbara, a NASA terá dado mais um passo para confirmar que existiu vida em Marte.
    LEIA MAIS em www.australianmining.com.au

Fonte galáctica de raios gama que pode ser capaz de produzir raios cósmicos de alta energia
    Os raios gama são produzidos em fenômenos astrofísicos de alta energia, como explosões de supernovas ou atividade em núcleos de galáxias ativas, e são constituídos por fótons de alta energia que são absorvidos quando entram em contato com a atmosfera terrestre, dificultando sua observação.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Novo sensor promete detecção de baixo custo de emissões e vazamentos de metano
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Em artigo publicado na revista Optics Express, os cientistas explicam que medir as emissões e vazamentos de metano é importante para uma variedade de indústrias porque o gás pode ser perigoso e, ao mesmo tempo, contribui para o aquecimento global e a poluição do ar.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 28/02/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *