#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

14 de fevereiro de 2021

Notícias em 14/02/2021

Assuntos do dia:
mineração, produção, infraestrutura, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e outros.

Monte Fitz Roy
O Monte Fitz Roy, também conhecido como Cerro Chaltén, está localizado na fronteira do Chile com da Argentina. É uma montanha gelada de 3375 metros de altitude localizada nos campos de gelo ao sul da Patagônia. Recebeu o apelido de "montanha esfumaçada" pela crença de ter sido um vulcão antigamente. Na verdade, na região, a placa do Pacífico mergulhou sob a placa Sul-Americana, por ser relativamente mais pesada, e suas rochas foram empurradas para grandes profundidades. Como resultado de grandes pressão e calor, estas rochas se tornam massas magmáticas com densidade mais baixa. Elas "ferveram" através do fraturamento da placa Sul-Americana e também dos seus sedimentos dobrados no topo e subiram como rochas intrusivas e não através de vulcanismo. As massas magmáticas esfriaram sob a superfície e formaram grandes batólitos graníticos (ou simplesmente grandes bolhas de granito). Durante e após o levantamento dos Andes, a superfície começou a sofrer erosão lenta devido a chuva, vento e principalmente neve e gelo, como ocorre até hoje. Assim, pela erosão das rochas sedimentares, as rochas batolíticas intrusivas foram reveladas. Por serem mais resistentes que as sedimentares, tendem a se destacar como morros e picos de montanhas. Tudo isto nos leva especificamente à área de Fitz-Roy. Os picos das montanhas de Fitz-Roy, Poincenot, Saint Exupery, Mermoz, são todos remanescentes deste desgaste, salientando-se como catedrais góticas. Todo este processo também resultou em um soerguimento da área da Patagônia, com a formação posterior de seus planaltos típicos, chamados mesetas, que, depois desta elevação extra (durante o Oligoceno), não foi mais inundada pelo mar. E o que é mais importante: ao fim da tarde, o Monte Fitz Roy ganha uma coloração rosa vinda do Sol.
(Crédito da imagem: Tatiana Gonzalez - fonte1 - fonte2)

    Mineração
North Star terá capacidade inicial de 24 t de minério por ano
    Obras em Belém, PA, devem ser concluídas em dezembro de 2021, com investimento total de US$ 10 milhões. A empresa é especializada no refino de metais preciosos.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br

JMC Yamana Gold implementa sistema em tablet para melhoria de gestão das atividades de sondagem

Mineradora recorre à locação de motobombas para esgotamento emergencial de cava


    Produção
No Brasil, apesar dos desafios da pandemia, as minas da Nexa operaram com maior rendimento


    Infraestrutura
Renovação de outorga da VLI Multimodal S.A, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica desde 1996


    Energia alternativa
Visão no mercado de energia eólica torna filho de agricultor o maior fabricante mundial de torres eólicas
    (Por Flavia Marinho) O filho de fazendeiro, Gim Seong-gon cuidava de uma usina de aço no final da década de 1980 quando se encantou pela energia eólica.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Geologia
Subducção pode reciclar menos água do que se pensava
    Cálculos anteriores podem ter superestimado amplamente a quantidade total de água transportada para o manto em todo o mundo.
    LEIA MAIS em www.usgs.gov


    Paleontologia
Recente descoberta pode mudar o recorde de maior dinossauro já conhecido
    (Por Giovanna Gomes) Até pouco tempo atrás, acreditava-se que o maior dinossauro que habitou a Terra era o Patagotitan mayorum, contudo, é possível que um novo fóssil tenha superado esse recorde.
    LEIA MAIS em aventurasnahistoria.uol.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Fuego

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 13, nas Ilhas Santa Cruz (5,0 graus), na Península do Alasca (5,3), três na costa leste de Honshu, Japão (7,1, 5,3 e 5,2), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (6,0), e na costa de Tarapaca, Chile (5,2).
    Dia 14, na costa leste de Honshu, Japão (5,1 graus), dois a sudeste das Ilhas Loyalty (5,2 e 5,1), na costa da Guatemala (5,1) e em Minahasa, Indonésia (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 13, na Armênia (4,9 graus), em Kepulauan, Indonésia (4,6), na costa leste de Honshu, Japão (4,9), na região do Timor, Indonésia (4,7), e no sul das Ilhas Fiji (4,5).
    Dia 14, em Kepulauan, Indonésia (4,7 graus), três na costa leste de Honshu, Japão (4,6, 4,5 e 4,6), e no mar de Celebes (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Artefatos pré-colombianos são apreendidos em leilão no RJ


    Ciência espacial
A China divulga os primeiros vídeos da missão Tianwen-1: a entrada da sonda na órbita de Marte
    (Por Marcella Duarte) As imagens mostram a nave não tripulada sendo puxada pelo campo de gravidade do planeta, depois de acionar os motores para desacelerar e se posicionar.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br

A quase ausência de processos erosivos na superfície lunar ajuda a preservar as pegadas deixadas pelos astronautas
    (Por Davi Moura) Os vestígios deixados pelo homem na Lua fazem-nos repensar o âmbito fora da Terra da icnologia.
    LEIA MAIS em www.tempo.com

Farfarout é confirmado como o objeto mais distante do sistema solar
    (Por Erika Nishida) O planetoide, apelidado de "Farfarout" (em tradução literal seria algo como "Muitomuitolonge"), já havia sido identificado em 2018, mas o novo estudo agora detalha a sua órbita.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 13/02/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *