#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

19 de janeiro de 2021

Notícias em 19/01/2021

Assuntos do dia:
produção, mercado, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

O céu sobre as montanhas Sfornioi
O efeito, chamado de "coroa lunar", é criado pela difração mecânica quântica da luz ao redor de gotículas de água individuais, de tamanho semelhante, em uma nuvem intermediária, mas quase transparente. Como a luz de cores diferentes tem comprimentos de onda diferentes, cada cor difrata também de maneira diferente. As coroas lunares são um dos poucos efeitos de cor da mecânica quântica que podem ser facilmente vistos a olho nu. A coroa solar às vezes também é evidente. A imagem composta apresentada acima foi capturada poucos dias antes da Grande Conjunção entre Saturno e Júpiter no mês passado. Em primeiro plano, a aldeia italiana de Pieve di Cadore é visível em frente às Montanhas Sfornioi, que fazem parte das Dolomitas italianas.
(Crédito da imagem: Alessandra Masi - fonte)

    Produção
Produção de carvão da China atinge em 2020 maior nível desde 2015
    (Por Reuters) Esta produção acontece apesar das promessas de Pequim relacionadas às mudanças climáticas, que previam a redução no consumo do combustível fóssil, e dos meses de interrupção em grandes centros mineradores de carvão.
    LEIA MAIS em www.moneytimes.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Fontes renováveis são destaque na expansão da geração de energia elétrica em 2020
    Em 2020, foram acrescidos ao sistema elétrico brasileiro 4.932 MW de potência instalada de geração de energia elétrica centralizada. Deste total, cerca de 70% (3.519 MW) foram a partir de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa e hídricas). Destaque para a fonte eólica que, sozinha, representou 35% do total ampliado.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Cana gera energia elétrica para 12 milhões de residências do país
    O agronegócio vai além da produção de alimentos e gera fontes de energia renováveis que movimentam os veículos e levam luz elétrica às casas do país.
    LEIA MAIS em revistarpanews.com.br


    Meio Ambiente
A JMC Yamana Gold desde o ano passado, por meio do projeto da usina de compostagem, vem reciclando 100% dos resíduos orgânicos gerados pela empresa
    Idealizado pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, em parceria com a cooperativa Recicla Jacobina, a usina permite destinar com eficiência, qualidade e responsabilidade ambiental, aproximadamente oito toneladas de resíduos orgânicos por mês. Para 2021, a meta é reduzir 2,5% do total que é gerado por mês.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Etna

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 18, ao sul das Ilhas Kermadec (5,3 graus).
    Dia 19, dois em San Juan, Argentina (6,4 e 5,3 graus), e em Kepulauan, Indonésia (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 18, nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,8 graus), em Jujuy, Argentina (4,5), no sul do Irã (4,5), no sudoeste de Sakha, Rússia (4,7), na costa leste de Honshu, Japão (4,7), na costa de Guerrero, México (4,6), e no sul de Sumbawa, Indonésia (4,5).
    Dia 19, em Minahasa, Indonésia (4,9 graus), três em San Juan, Argentina (4,9, 4,9 e 4,8), no mar de Molucca (4,6), no sul de Lombok, Indonésia (4,6), em Kepulauan, Indonésia (4,7), em Tonga (4,8) e no sul de Java, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
Mesa Reate Bahia
    A abertura do evento que dá sequência à agenda do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate) acontece no dia 26 de janeiro, a partir das 9h00, com a presença do MME.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Live sobre software destinado à previsão de comportamento geológico para preservar vidas
    É utilizado pelo Serviço Geológico do Brasil e Corpo de Bombeiros. A live acontece no dia 20 de janeiro, as 19h00.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Extra
A mineração e a comunidade

Centrorochas participa de comitê para normalização de rochas no mercado internacional
    (Por Ramon Barros) Acumulando um faturamento de cerca de US$ 1 bilhão nas exportações no ano passado, o setor de rochas brasileiro busca padronização de requisitos e métodos de ensaios para seus produtos.
    LEIA MAIS em www.jornalfato.com.br


Notícias em 17 e 18/01/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *