Que 2021 seja um ano de harmonia e saúde
#SePuderFiqueEmCasa
#CompreSemSairDeCasa.

29 de novembro de 2020

Notícias em 29/11/2020

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, fiscalização, energia alternativa, terremotos, vulcanismo, arqueologia e eventos.

O Rio Brahmaputra 
O Brahmaputra é um rio de muitos nomes. Em seus cursos superiores, onde serpenteia por um labirinto de desfiladeiros estreitos no Tibete, seu nome é Yarlung Tsangpo. Depois de uma curva fechada perto de Namche Barwa, ele se torna o Siang. À medida que cai em cascata pelo sopé do Himalaia, no estado de Arundal Pradesh, no nordeste da Índia, é chamado de Dihang. As pessoas começam a chamá-lo de Brahamputra à medida que se alarga e flui por Assam. Depois de cruzar para Bangladesh e absorver o fluxo de vários afluentes, ele se torna o rio Jamuna, depois Padma e, finalmente, o Meghna antes de desaguar na Baía de Bengala. À medida que a água desacelera no vale do Brahmaputra, mais plano, ele perde sua capacidade de carregar sedimentos, depositando o excesso de lodo em bancos de areia. No curso de alguns quilômetros, o canal do rio aumenta sua largura vinte vezes. Com dezenas de riachos ricos em sedimentos fluindo para o sul das terras altas do Himalaia para o Vale Assam e uma área com taxas de erosão muito altas perto de Namche Barwa, o Brahmaputra tem uma das maiores cargas de sedimentos por quilômetro quadrado de qualquer rio do mundo. De certa forma, o sedimento é uma bênção. Inundações anuais espalham lodo rico em minerais por terras agrícolas adjacentes ao rio, reabastecendo o solo. De outras maneiras, ele apresenta desafios. É tanto que os grandes barcos não conseguem navegar em muitas partes do rio.
(Crédito da imagem: Lauren Dauphin / NASA - fonte)

    Petróleo
Petrobras visa produção de petróleo de 2,7 mil b/d até 2025
    (Por Thailane Melo) A estatal brasileira de petróleo planeja gastar US$ 55 bilhões nos próximos cinco anos para desenvolver campos de Pré-Sal que irão aumentar a produção de petróleo bruto.
    LEIA MAIS em opetroleo.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo


    Fiscalização
Operação SEMAS fecha três garimpos no PA


    Energia alternativa
Cemig adquire sete usinas fotovoltaicas para projetos de energia solar


    Vulcanismo
Vulcão Merapi

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Colima

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Klyuchevskou na Rússia, Ebeko nas Ilhas Kuril, Suwanose-jima no Japão, Lewotolo e Dukono na Indonésia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 28, na região de Nova Britânia (4,6 graus), no mar de Ceram, Indonésia (4,5), nas Ilhas Fox, Alasca (4,6), em Minahasa, Insonésia (4,6), nas Ilhas Maurício (4,8), em Sulawesi, Indonésia (4,5), em Java (4,6) e em Sumatra do Norte, Indonésia (4,7).
    Dia 29, no sul de Java (4,7 graus), no sul do Irã (4,9), em Chiapas, México (4,6), em Vanuatu (4,6) e no norte do Peru (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Com polegares mais grossos, neandertais usavam as mãos de forma diferente
    (Por Gabriel RIbeiro) O novo estudo foi realizado através da análise e comparação entre cinco indivíduos neandertais e cerca de 40 adultos recentes.
    LEIA MAIS em visao.sapo.pt


    Eventos
Conferência sobre "O futuro do setor de Biodiesel depois de um ano de pandemia"

3ª edição do Global RE-Invest
    O MME participou deste evento promovido pelo governo indiano dedicado à promoção dos investimentos no setor de energias renováveis.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br


Notícias em 28/11/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *