#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

4 de maio de 2020

Notícias em 04/05/2020

Assuntos do dia:
mercado, energia renovável, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial e asteroides.

Piscina Mediterrânea
Esta piscina de água cristalina, emoldurada por calcário, pode ser encontrada particularmente na maré baixa na costa da Sicília, na Itália, não muito longe de Siracusa. Este lar de crustáceos, peixes e outras criaturas marinhas e intertidais, é uma piscina clara que mais parece um aquário natural. Sua ocorrência é favorecida porque as marés no Mar Mediterrâneo são limitadas em altura (em comparação com as marés ao longo da costa do oceano) principalmente porque a entrada do mar no Oceano Atlântico é muito estreita. A pedra à direita lembra a cabeça de um tubarão pronto para mergulhar na água. O calcário, na região de Siracusa, apresenta dois tipos comerciais: branco e amarelo. A análise química distingue cinco grupos: (i) um calcário de grão fino, heterogêneo para a presença de fósseis, de cor creme claro ou bege (a chamada "pedra Palazzolo") ou de cor amarelada (a chamada "pedra Noto"), pertencente à formação de Palazzolo; (ii) um calcário branco oolítico, rico em fósseis, com estrutura maciça ou estratificada, pertencente à Formação da Montanha Carrubba; (iii) um calcário acinzentado de origem orgânica, muito rico em fósseis de conchas (chamado "lumachella"), pertencente à Formação da Montanha Carrubba; (iv) um calcário compacto e de grãos pequenos, com estrutura heterogênea, com cor amarelada ("calcário de Melilli") ou esbranquiçada ("calcário de Siracusa"), pertencente à Formação das Montanhas Climiti e (v) um calcário orgânico com areias amarelas (a chamada "pedra giuggiulena"), extraído da camada de calcário orgânico (chamada "nível Panchina"). dentro dos depósitos do Pleistoceno Médio e Superior.
(Crédito da imagem: Cristina Artale - fonte1 - fonte2)

    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia renovável
IEA pede impulso para bateria de íon de lítio e tecnologias de hidrogênio
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) A Agência Internacional de Energia (AIE) acredita que a turbulência no setor de petróleo causada pela pandemia oferece aos governos a oportunidade perfeita de abraçar a energia verde.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Meio Ambiente
Cinco razões pelas quais o "Planet of the Humans" de Michael Moore é um erro grave

Golfo da Biscaia: Metade das amostras de água e sedimentos contém micro-plásticos
    Publicação revela o grau da presença de micro-plásticos nesta região da costa da Espanha, definida como área de acumulação de lixo marinho.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Puyehue

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Shiveluch na Rússia, Ebeko nas Ilhas Kuril, Aso no Japão, Canlaon nas Filipinas, Ibu, Merapi, Semeru e Dukono na Indonésia, Ruapehu na Nova Zelândia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 03, dois no noroeste das Ilhas Ryukyu (5,9 e 5,0 graus), na região das Ilhas Easter (5,1) e em Tonga (5,1).
    Dia 04, nas Ilhas Izu, região do Japão (5,2 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 03, no sul do Panamá (4,6 graus), no Tajiquistão (4,5), em Kepulauan, Indonésia (4,6), na região de Guam (4,9), na costa da Ilha Sul, Nova Zelândia (4,8), na região de Fiji (4,6) e na região do Lago Rudolf, Quênia (4,9).
    Dia 04, em Tarapaca, Chile (4,6 graus), no sul de Xinjiang, China (4,5) e na costa sul do Peru (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
A primeira cidade da Península Ibérica


    Ciência espacial
O Sol é mais pacato que outras estrelas com a mesma classificação
    É a nossa sorte. Ele apresenta menos variações em sua luminosidade e manchas solares menos ativas que o normal para sua classificação como estrela.
    LEIA MAIS em www.tecmundo.com.br

Nanocartões voadores para explorar Marte


    Asteroides
Encontrados vestígios de vida em meteorito vindo de Marte


    Tecnologia
Bateria elástica de íons de lítio
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Pesquisadores da Coréia do Sul desenvolveram uma bateria de íons de lítio de alta capacidade que é flexível o suficiente para ser esticada.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 03/05/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *