#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

13 de abril de 2020

Notícias em 13/04/2020

Assuntos do dia:
pesquisa, petróleo, mercado, energia renovável, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e outros.

Morro do Diabo
O Morro do Diabo está localizado no município de Teodoro Sampaio, SP, no extremo oeste do Planalto Ocidental Paulista, próximo da confluência dos rios Paraná e Paranapanema, no interior do Parque Estadual do Morro do Diabo. Seus arenitos silicificados se destacam no relevo suave com cerca de 200 metros acima do restante da paisagem local. Ele testemunha processos de erosão diferencial dos últimos 90 milhões de anos sobre arenitos eólicos acumulados no antigo Deserto Caiuá. Também dizem que o Morro do Diabo testemunha a história de um grupo de bandeirantes que capturava índios para escravização e que teria acabado com suas cabeças cortadas e espetadas em lanças de uma tribo local. Quando nova expedição retornou à região teria se deparado com a cena e atribuído o que viram ao diabo. Outra origem suposta para seu nome seriam as extremidades do topo do morro com aspecto de chifres que, hoje, já teriam sido amenizadas pela erosão.
(Crédito da imagem: IPE - fonte1 - fonte2)

    Pesquisa
Compreendendo a deformação da crosta continental na China
    (Por Kate Wheeling) Dados espaciais expandem esta compreensão e as implicações sobre a atividade tectônica.
    LEIA MAIS em eos.org


    Petróleo
Entrega de 5 FPSOs chinesas à Petrobras será atrasada devido à pandemia
    (Por Renato Oliveira) Os atrasos em projetos da Petrobras que dependem de estaleiros chineses são exemplos de impactos do vírus sobre a economia mundial.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Katya Golubkova e Rania El Gamal e Ahmad Ghaddar) Opep e Rússia aprovam corte histórico na produção de petróleo em meio à pandemia.
    LEIA MAIS em br.reuters.com


    Energia renovável
Prestes a colher safra recorde, setor da cana sofre com queda na demanda


    Meio Ambiente
Medindo a seca na América do Sul

Imagens de 2019 sobre o clima


    Mineralogia
Gemas e minerais raros do Texas, EUA
    Diversos minerais e gemas podem ser encontrados neste estado americano com características que vão de praias arenosas e exuberantes colinas a deserto seco e coberto de vegetação
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Paleontologia
Dente fóssil de dinossauro de 100 milhões de anos encontrado na Península Ibérica


    Vulcanismo
Vulcões simultâneos
    Não é incomum que 40 a 60 vulcões entrem em erupção em todo o mundo simultaneamente sem estarem necessariamente relacionados entre si. Por exemplo, a atividade do vulcão Sabancaya do Peru não poderia estar associada ao vulcão Krakatoa da Indonésia pois é possível constatar que possuem sistemas magmáticos diferentes.
    LEIA MAIS em larepublica.pe

Vulcão Krakatoa

Vulcão Nevados de Chillán

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Klyuchevskoy e Karymsky na Rússia, Kuchinoerabu-jima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Kerinci na Sumatra, del Fuego na Guatemala e Sangay no Equador.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, dois na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (5,1 e 5,3 graus).
    Dia 13, nas Ilhas Kuril (5,2 graus) e em Kepulauan, Indonésia (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, na região de Alamagan, nas Ilhas Marianas do Norte (4,6 graus), na região de Taiwan (4,6), no norte da Colômbia (4,8), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,8), em Hokkaido, na região do Japão (4,6), e na região de Tonga (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Missão a Marte daqui a 14 semanas

A elevadas temperaturas da atmosfera de Saturno
    (Por Georgina Torbet) Dados capturados pelo espectrômetro de mapeamento visual e infravermelho da sonda Cassine da NASA explicam porque a atmosfera de Saturno é tão quente.
    LEIA MAIS em finance.yahoo.com

TOI-849b: um planeta estranho com estrutura única
    (Por Natasha Kumar) Pesquisadores encontraram este planeta com densidade comparada à da Terra e com estrutura rochosa. Ele tem órbita de 18 horas e temperaturas acima de 1.500 graus Celsius.
    LEIA MAIS em thetimeshub.in


    Extra
Geógrafos criam grupo de inteligência para enfrentar a Covid-19
    A Associação Profissional de Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR) criou o Time de Inteligência Geográfica (TIG), grupo multidisciplinar que analisa questões sociais, econômicas e territoriais ligadas às políticas públicas.
    LEIA MAIS em geodireito.com.br

Rússia considera inaceitável tentativa dos EUA de privatizar o espaço
    (Por Patrícia Gnipper) No início do mês, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva para que aquele país e suas empresas possam minerar recursos naturais da Lua e de asteroides.
    LEIA MAIS em br.noticias.yahoo.com

Sábio Analyser, um equipamento que possibilita a leitura de minério
    Técnico de laminação petrográfica da Universidade Federal de Roraima (UFRR) cria equipamento que auxilia a leitura de lâminas de minério.
    LEIA MAIS em folhabv.com.br

Encontradas evidências da existência de Férmions de Majorana
    Estas são partículas que, em teoria, são indistinguíveis de suas próprias antipartículas. Para encontrá-las, pesquisadores construíram materiais constituídos por nanofios de ouro acrescidos de vanádio e európio.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 12/04/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *