#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

12 de abril de 2020

Notícias em 12/04/2020

Assuntos do dia:
pesquisa, mercado, terremotos, vulcanismo, asteroides e outros.

A Baía de Ha Long
A Baía de Ha Long, no Vietnã, é composta por leitos grossos de calcário e sedimentos clásticos. Ela faz parte da Zona Duyen Hai pertencente à estrutura Caledonian-Katasia, que sofreu movimento orogênico durante o início da era paleozóica. A orogenia indosiniana no final do período Triássico gerou falhamentos e depósitos de sedimentos que formaram antracitos. A série do movimentos também produziu as depressões de Cua Luc e Ha Long, que foram posteriormente inundadas pelo mar. Os registros destes processos estão registrados na área da Baía de Ha Long, nos dobramentos de camadas sedimentares e em falhas normais e reversas. Estes registros estão preservados nas esculturas naturais encontradas nas falésias calcárias.
(Crédito da imagem: Arianos - fonte)

    Pesquisa
Por que somente a Terra tem água?
    Novo estudo sugere que a água, na Terra, existe desde sua formação e que o impacto, há 4,5 bilhões de anos, que ocasionou a formação da Lua, não deixou nosso planeta seco.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Mercado
Mercado do petróleo


    Vulcanismo
Vulcão Krakatoa
    A explosão deste vulcão da Ilha Anak Krakatoa (ou Anak Krakatau) da Indonésia ocorreu quase simultaneamente com atividades de cinco outros vulcões da região (Kerinci, Merapi, Semeru, Ibu e Dukono). Pesquisadores afirmam que não há conexão entre estes eventos.
    LEIA MAIS em www.eluniversal.com.mx
Vulcões do "anel de fogo"

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Kirishima e Sakurajima no Japão, del Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, na porção central da Califórnia, EUA (5,2 graus), a leste de Honshu, Japão (5,1), e em Tonga (5,1).
    Dia 12, na dorsal Meso-Indinana (6,1 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na dorsal Meso-Indiana (4,6 graus), em San Juan, Argentina (4,8), na porção central da Califórnia, EUA (4,5), a sul de Idaho, EUA (4,6), a sul de Xinjiang, China (4,6), na região de Tonga (4,8), no mar de Molucca (4,9), nas Ilhas Bonin, na região do Japão (4,7), e a sul das Ilhas Fiji (4,9).
    Dia 12, na fronteira Turquia-Irã (4,7 graus), o norte da Colômbia (4,6), no mar de Banda (4,5) e na região de Tonga (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Monitoramento de asteroides da NASA continua ativo
    Apesar do fechamento de mais de 100 dos maiores telescópios de pesquisa, devido à pandemia, os esforços de detecção de asteroides continuam on-line.
    LEIA MAIS em sputniknews.com


    Extra
As mineradoras e a pandemia

O que a pandemia tem a ver com a mudança do clima?
    (Por José Eduardo Mendonça) Como outras crises contemporâneas, a disseminação da covid-19 exige resposta local e global, guiada pela ciência, e com pensamento a longo prazo.
    LEIA MAIS em projetocolabora.com.br


Notícias em 11/04/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *