#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

3 de abril de 2020

Notícias em 03/04/2020

Assuntos do dia:
danos, petróleo, mercado, energia renovável, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

Caverna Devatashka
Esta caverna cárstica foi formada a partir da dissolução de rochas calcárias. Está localizada a 2 km da aldeia de Devetaki, na margem leste do rio Osam, na Bulgária. Sua principal característica são as sete aberturas de diferentes tamanhos no teto do salão principal, que lhe deram os nomes de Maarata ou Oknata ("Os Olhos"). A entrada tem 35 metros de largura por 30 metros de altura e seu amplo salão tem uma área de 2.400 m². Com 2 km de comprimento, ela é o lar de cerca de 30.000 morcegos. A cerca de 200 metros da entrada, a caverna se separa em dois ramos. Um pequeno rio corre ao longo do ramo esquerdo, formando pequenos lagos e cachoeiras, passando pelo salão principal e fluindo para o rio Osam. O lado direito é quente e seco e contém várias câmaras, terminando com uma sala redonda, conhecida como Altar. Belas estalactites e estalagmites, riachos, majestosas cúpulas e arcos naturais podem ser encontrados dentro da caverna. Durante a década de 1950, a Caverna Devetashka foi usada como local militar e para o armazenamento de petróleo, cujas estruturas levaram à destruição de algumas das suas formações naturais. Em 2011, ela foi cenário do filme "Os Mercenários 2" com Sysvester Stallone e Jean Claude Van Damme, o que acarretou a diminuição da população de morcegos devido ao estresse que sofreram durante as filmagens.
(Crédito da imagem: zanhar - fonte1 - fonte2)

    Danos e reparos
Vale: atualizações sobre barragens
    A Vale informou o resultado do último ciclo de avaliação de estabilidade de suas barragens e as mudanças realizadas. A Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, em MG, passa a ser considerada no nível 02 de emergência.
    LEIA MAIS em www.vale.com
    A Vale informa que a Barragem Santana, com a função de acumular sedimentos e água, em Itabira, não obteve sua Declaração de Condição de Estabilidade.
    LEIA MAIS em www.vale.com

ANM interdita 47 barragens por falta de declaração de estabilidade


    Petróleo
Petrobras identifica presença de óleo em poço pioneiro no Pré-Sal da Bacia de Santos

Leilão dos excedentes de Sépia e Atapu


    Mercado
Mercado do petróleo
    CEO da Petrobras acha que os preços do petróleo ficarão baixos pelo coronavírus e não por disputas na Opep+.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro


    Energia renovável
Ibama adia consulta pública sobre energia eólica offshore no Brasil

Revisão de metas do RenovaBio


    Meio Ambiente
O ar de Nova York, EUA, está ficando mais limpo

A água está sendo transformada em uma arma pelos novos padrões climáticos
    (Por Archana Chaudhary e Faseeh Mangi) As geleiras derretidas do Himalaia se tornaram uma ferramenta política na disputa entre China, Índia, Paquistão e Bangladesh.
    LEIA MAIS em www.bloomberg.com


    Paleontologia
Encontrado fóssil de pássaro de 6 milhões de anos na China

Luci, de 3,2 milhões de anos, é parte humana e parte macaco?

Ossos de indivíduo jovem ajudam a entender melhor a evolução dos hominídeos
    (Por Isabela Barreiros) Raro esqueleto de Homo naledi jovem (ou seja, ainda não totalmente desenvolvido) de 250 mil anos, encontrado em caverna da África do Sul, fornecerá dados sobre o crescimento e o desenvolvimento da espécie.
    LEIA MAIS em aventurasnahistoria.uol.com.br

O Homo erectus é cerca de 200.000 anos mais antigo do que se pensava

Os animais e plantas mais antigos conhecidos preservados em âmbar do sul do Gondwana
    Estas descobertas aprofundam a compreensão da ecologia na Austrália e na Nova Zelândia durante o período Triássico Final até o período Paleógeno médio.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Yellowstone

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko nas Ilhas Kuril, Aso no Japão, Merapi e Dukono na Indonésia, Yasur em Vanuatu, Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Os sedimentos em zonas de subducção e os terremotos
    Os sedimentos no topo da placa descendente destas zonas podem desempenhar papel fundamental na determinação da magnitude e da localização de terremotos poderosos.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 02, no sul da região das Ilhas Sanduíche (5,2 graus), na região das Ilhas Maug, pertencentes às Ilhas Mariana do Norte (5,2), e no mar de Banda (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 02, na costa norte do Peru (4,6 graus), a leste das Ilhas Kuril (4,7), em Oaxaca, México (4,5), na porção central da dorsal Pacífico-Leste (4,6) e na região das Ilhas Philippine (4,7).
    Dia 03, na região das Ilhas Philippine (4,7), no leste da Turquia (4,7), na costa de Atacama, Chile (4,8), e no sul do Panamá (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Modelos espectrais para detectar vida em exoplanetas
    A vida em exoplanetas pode produzir uma combinação característica de moléculas em sua atmosfera, e elas se tornam sinais reveladores do espectro de tais planetas.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Conhecimento
Brazilian Journal of Geology


    Eventos
Reunião remota do Conselho Diretor do Ibram
    Ontem (02/04) nesta reunião foram avaliados os impactos da pandemia do novo coronavírus no setor mineral e compartilhadas ações e boas práticas das mineradoras em apoio à sociedade.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

OTC Houston 2020


    Extra
Reacendem-se as esperanças de vida em Marte

Mineração é essencial


Notícias em 02/04/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *