Não saia, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se, até o boteco da esquina está entregando em casa.

20 de março de 2020

Notícias em 20/03/2020

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciências, eventos e outros.

Pedra do Cálice
A Pedra do Cálice está localizada no município de Cabaceiras, PB. É um bloco esférico (boulder) assentado no topo de um lajedo de pequenas dimensões. O bloco está sustentado por um pedestal rochoso, dando-lhe o aspecto de um cálice. Embora pareça que a Pedra do Cálice está em equilíbrio efêmero (balancing rock) e poderá cair a qualquer momento, esse tipo de geoforma foi modelado in situ, durante alguns milhões de anos, pela ação dos processos de pedogênese atuantes em clima úmido. O resultado foi o arredondamento do bloco por esfoliação esferoidal, tendo sido o manto de intemperismo removido pela erosão em clima semiárido. A Pedra do Cálice pertence ao contexto do Plutão Bravo, de granitoides ediacaranos.
(Crédito da imagem: Rogério Valença Ferreira e co-autores / CPRM - fonte)

    Petróleo
Primeiro poço da Wintershall no Brasil


    Mercado
Mercado do petróleo

Preços do minério de ferro

Preços do ouro
Preços do cobre em alta


    Paleontologia
Encontrado fóssil de cobra de 48 milhões de anos


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Nevados de Chillán

Complexo vulcânico Yelowstone

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Reykjanes na Islândia, Klyuchevskoy na Rússia, Aso e Sakurajima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Ruapehu na Nova Zelândia, Mauna Loa no Havaí, Shishaldin, Semisopochnoi e Great Sitkin no Alasca, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 19, na região das Ilhas Mariana (5,4 graus), no leste da Turquia (5,0), em Catanduanes, Filipinas (5,2), e no sul da região das Ilhas Sanduíche (5,0).
    Dia 20, no oeste de Xizang, China (5,7 graus), no sul das Ilhas Kermadec (5,4), no oeste da Mongólia (5,8), no Golfo do Alasca (5,1) e no sul da África (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 19, nas Ilhas Nicobar, na região da Índia (4,9 graus), em Tajiquistão (4,6), e na região de Bali, Indonésia (4,7).
    Dia 20, no Quirgistão (4,5 graus), na região de Sumbawa, Indonésia (4,5), em Kepulauan, Indonésia (4,9), em Seram, Indonésia (4,8), na região da zona de fratura Owen (4,8), em Rajasthan, Índia (4,7), e em Oaxaca, México (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Estrutura de 25.000 anos construída com ossos de mamute encontra na Rússia
    O objetivo desta estrutura encontrada em Kostenki 11, na cidade russa de Voronezh, ainda não está totalmente esclarecido.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Tecnologia
Tecnologia para acelerar o desenvolvimento de campos de petróleo e gás


    Ciências
A Ciência explica o receio do desconhecido
    Desde os tempos pré-históricos, na luta com predadores, até os dias atuais, nas frenéticas corridas em busca de papel higiênico, nossos cérebros podem entrar em curto circuíto quando confrontados com o desconhecido.
    LEIA MAIS em www.natgeo.pt


    Eventos
Meetup Açolab

2nd SBGf-SEG Machine Learning Workshop
    Este evento, que aconteceria nos dias 12 e 13 de maio, no RJ, está adiado para os dias 10 e 11 de novembro.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Projeto Professor Água
    Dia 22 de março é o dia mundial da água. Neste dia o Instituto Água Sustentável (IAS) lança o Projeto Professor Água. São vídeos educativos curtos, lúdicos e atraentes com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação hídrica e motivar discussões sobre diversos temas relacionados à água.
    LEIA MAIS em materiais.aguasustentavel.org.br


    Extra
Fusão para criar o principal produtor de ouro das Américas

Comitê de crise do MME
    (Por Reuters) O Ministério de Minas e Energia (MME) criou um Comitê Setorial de Crise para articular e coordenar medidas relacionadas ao coronavírus.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br

Objetos de cobre podem destruir vírus e bactérias
    (Por Vitória Sanches) Estudos afirmam que o cobre tem capacidade de se auto-esterilizar, sem que seja necessário o uso de álcool, água sanitária ou produtos de limpeza.
    LEIA MAIS em revistacasaejardim.globo.com

Mineração em tempos de coronavírus
    (Por Matthew Hall) A pandemia de coronavírus poderia acelerar a evolução das atividades autônomas na mineração? Dependendo de quanto tempo durar esta crise, o setor de mineração poderá ver grandes mudanças em tecnologias de mineração autônoma em um futuro não muito distante.
    LEIA MAIS em www.mining-technology.com
    (Por Neil Hume) Perspectivas de recessão global e choque de demanda atingem estoques de mineração. Os preços das ações podem cair ainda mais no curto prazo, mas fundamentos sólidos fornecem suporte.
    LEIA MAIS em www.ft.com


Notícias em 19/03/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *