Não saia, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se, até o boteco da esquina está entregando em casa.

8 de março de 2020

Notícias em 08/03/2020

Assuntos do dia:
mercado, garimpo, meio ambiente, mineralogia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

Tanques Fossilíferos de Itapipoca
Os tanques fossilíferos de Itapipoca estão localizados no distrito de Lagoa das Carnaúbas, no município de Itapipoca, CE. Eles formam a maior concentração deste tipo de depósito fossilífero representativos do Pleistoceno–Holoceno, no Nordeste do Brasil. Os tanques são depressões naturais, comuns na região Nordeste e se formam na superfície de rochas cristalinas de idade pré-cambriana. Estas rochas são biotita gnaisses com hornblenda e granodioritos, ambos de coloração acinzentada, compostas, macroscopicamente, por quartzo, plagioclásio e biotita. Apresentam estruturas de processos dúcteis e rúpteis e estão situadas, geocronologicamente, no Paleoproterozoico. A hipótese de formação dos tanques indica um processo muito lento com controle litológico, geomorfológico e estrutural. A ação erosiva das águas meteóricas sobre os tanques deve ter sido muito efetiva durante o Pleistoceno final. Os fósseis de vertebrados coletados são representados, na grande maioria, por ossos cranianos e pós-cranianos, a maior parte fragmentada, bem como por osteodermos e dentes isolados, eventualmente encaixados em fragmentos de mandíbulas ou maxilas, sendo raras as peças esqueletais inteiras ou articuladas. Na imagem, o tanque do Sítio Paleontológico João Cativo.
(Crédito da imagem: Felipe Rodrigues Waldherr - fonte)

    Mercado
Preços do petróleo em queda

Mercado do minério de ferro


    Garimpo
Governos de toda a África lutam para enfrentar a mineração informal de ouro.


    Meio Ambiente
Nove "pontos críticos" que poderiam ser desencadeados pelas mudanças climáticas
    (Por Robert Mcsweeney) O avanço do aquecimento global é visto através de uma infinidade de mudanças contínuas e incrementais.
    LEIA MAIS em www.carbonbrief.org


    Mineralogia
Origem geográfica da safira azul
    (Por Aaron C. Palke e outros) A determinação confiável da origem requer uma análise cuidadosa das inclusões de uma pedra e da química dos oligoelementos.
    LEIA MAIS em www.gia.edu


    Vulcanismo
A jornada da Groenlândia sobre um hotspot
    (Por Lonnie Shekhtman) Os pesquisadores da NASA usaram a química alterada de rochas magnéticas para mapear o caminho da Groenlância sobre a fonte de calor de um hotspot numa jornada de milênios.
    LEIA MAIS em svs.gsfc.nasa.gov

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Klyuchevskoy na Rússia, Aso no Japão, Dukono na Indonésia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Indonésia: localizada fonte de terremotos e tsunamis
    Terremotos e tsunamis históricos devastadores na Indonésia podem ser atribuídos a um sistema de falhas extensional submarino descoberto recentemente.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 07, no oeste da dorsal do Chile (4,9 graus), nas Ilhas Bonin, na região do Japão (4,8), no sul de Java, Indonésia (4,6), no sul da região das Ilhas Sanduíche (4,9) e na fronteira Kashmir-Xinjiang (4,5).
    Dia 08, no oeste da Ilhas MacQuarie (4,5 graus), no sul das Ilhas Fiji (4,8), no oeste do Irã (4,7), nas Ilhas Salomão (4,7) e na região do sul da Ilha Georgia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Ao examinar asteroide, buraco negro é descoberto

Informações de outros planetas para entender a Terra


    Asteroides
Sonda prepara pouso em asteroide para coleta de amostras

Câmeras registram queda de meteoro no RS
    (Por Carolina Cattaneo) O meteoro visualizado entrou na atmosfera com velocidade de 49,2 km/seg a uma altitude de 102 km e se extinguiu a 63,9 km acima do oceano Atlântico.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Evento
IX SIMEXMIN 2020
    A nona edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (IX SIMEXMIN), promovido pela ADIMB, será realizada de 17 a 20 de maio em Ouro Preto, MG.
    LEIA MAIS em adimb.org.br


    Extra
Efeitos da Mina Guaíba de carvão na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS
    (Por Humberto Trezzi) Geólogo e doutora em Serviço Social apresentaram críticas ao empreendimento no "Dia dos Dados Abertos", na Unisinos, no dia 7 de março.
    LEIA MAIS em gauchazh.clicrbs.com.br

EUA: ferramenta para analisar riscos de suprimento de recursos minerais
    O Us Geological Survey e parceiros desenvolveram metodologia para identificar quais commodities minerais tem maior risco de causar interrupções no fornecimento.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


Notícias em 07/03/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *