#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

17 de fevereiro de 2020

Notícias em 17/02/2020

Assuntos do dia:
pesquisa, mercado, garimpo, energia renovável, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides e outros.

A formação de padrões do gelo no lago Binnewater
Estes padrões, gerados com o gelo em fases de derretimento, foram observado no lago Binnewater, Nova York, EUA. A foto foi tirada de um avião pequeno. Tentar explicar todos os estranhos padrões de gelo vistos em lagos e lagoas, mesmo em poças, é desafiador, pois há muitos fatores envolvidos e muitos não são de todo óbvios à primeira vista. Na maioria dos anos, o gelo do lago não congela uniformemente, então ele se contrai e se expande regularmente ao longo da temporada. Inicialmente, um forte congelamento talvez tenha causado a contração do gelo, formando as rachaduras. O padrão circular mostra que a fonte primária do estresse foi radial. Um pequeno orifício no gelo é o local onde o padrão circular se originou. Quando o gelo começou a derreter, a água subiu através das rachaduras e, após outro congelamento, esta água congelou e se expandiu . Este processo se repetiu com descongelamentos e congelamentos adicionais. Presumivelmente, o gelo mais distante da costa era mais fino, mais facilmente rachado. Observe também as formas em estrela nas proximidades da costa.
(Crédito da imagem: Daniel Spitzer - fonte)

    Pesquisa
Micróbios antigos criaram enormes depósitos de minério há bilhões de anos
    Estes antepassados das bactérias modernas, cultivados em lago rico em ferro na República Democrática do Congo, prepararam o terreno para o início da vida.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Mercado
Mercado do petróleo

Preços do cobre em alta


    Garimpo
Há solução para o problema da mineração ilegal de ouro em Mianmar?
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Um estudo da Universidade Nacional de Cingapura indica que a melhor solução é permitir e incentivar que os garimpeiros se concentrem em minas abandonadas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Energia renovável
Baterias solares em locais de mineração da Rio Tinto na Austrália


    Meio Ambiente
Milhões de hotspots de metano no Ártico são detectados pela NASA
    O Ártico é um dos locais de aquecimento mais rápido do planeta. O permafrost, a camada congelada do solo, começa a derreter, liberando metano e outros gases de efeito estufa na atmosfera.
    LEIA MAIS em www.jpl.nasa.gov


    Mineralogia
Identificada nova espécie de turmalina
    A dutrowita, nome dado em homenagem a professora da Universidade Estadual da Louisiana, foi descoberta nos Alpes Apuanos da Toscana, Itália, nas proximidades da Grotta del Vento.
    LEIA MAIS em phys.org


    Paleontologia
Roedor gigante de 10 milhões de anos tinha cérebro de 113 gramas
    O Neoepiblema acreensis vivia na América do Sul e seria o maior roedor do continente, de acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Acre e da Universidade Federal de Santa Maria.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

A paleontologia avança cada vez com maior rapidez
    (Por Victor Ingrassia) Com maior frequência, restos fósseis de dinossauros têm indicado a existência de novas espécies e a história da paleontologia moderna tem sido reescrita.
    LEIA MAIS em www.infobae.com

Fósseis de células únicas encontrados em rochas de 2 bilhões de anos na China


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

O enxame sísmico em Michoacán no México

Vulcão Dukono

Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Russia, Aso e Sakurajima no Japão, Ibu e Kerinci na Indonésia, del Fuego na Guatemala, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Piton de la Fournaise nas Ilhas Reunião.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 16, no sul do Irã (5,2 graus) e em Antofagasta, Chile (5,2).
    Dia 17, no sul das Ilhas Kermadec (5,5 graus) e no sul da região das Ilhas Sanduíche (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 16, nas Ilhas Bonin, na região do Japão (4,9 graus), no sul do Irã (4,6), em Tonga (4,6), na fronteira Turquia-Irã (4,7) e em Marrocos (4,5).
    Dia 17, nas Ilhas Andranof, Alasca (4,7 graus), na costa leste de Honshu, Japão (4,6), na região da Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,7), e na península do Alasca (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
A extração de informação de grão de poeira lunar
    Esta possibilidade é um salto enorme para a ciência, graças a uma nova técnica chamada Tomografia por Sonta Atômica (APT ou Sonda Atômica 3D).
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com

28 radiotelescópios gigantes em uma busca sem precedentes por civilizações alienígenas
    (Por Hannah Devlin) O observatório Very Large Array, no Novo México, reunirá dados a serem analisados pelo Instituto Seti. O Projeto resulta de uma colaboração entre empresa de capital privado e o observatório do Novo México.
    LEIA MAIS em www.theguardian.com


    Asteroides
Sistema computacional identifica a baixa periculosidade de 11 asteroides
    (Por Katyanna Quach) O software usa rede neural para analisar 11 asteroides com mais de 100 metros de diâmetro e indica que eles podem passar a 7,5 milhões de quilômetros da Terra.
    LEIA MAIS em www.theregister.co.uk


    Extra
A Guia de Utilização e o setor minerário
    (Por Wagner Araújo) Enquanto a obtenção de Portaria de Lavra para aproveitamento dos bens minerários requer estudos muito mais aprofundados, isto não acontece com a Guia de Utilização.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


Notícias em 16/02/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *