#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

12 de fevereiro de 2020

Notícias em 12/02/2020

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, produção, mercado, infraestrutura, justiça, energia renovável, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, asteroides, eventos e outros.

Encontre o Equador Celeste
No céu, a projeção do Equador Terrestre se chama Equador Celeste. É uma linha imaginária que pode ser localizada em um céu noturno claro ao ser observado o movimento das estrelas. Encontre o Equador Celeste entre o movimento das estrelas que estão ao norte (curvas para cima) e estrelas que estão ao sul (curvas para baixo). O ângulo entre o Equador Celeste e a vertical do local onde você está depende da latitude deste local. A imagem em destaque combina 325 fotos tiradas a cada 30 segundos em 162 minutos, logo após o pôr do sol no início de fevereiro de 2020. O luar ilumina uma cena de neve na desolação no noroeste do Irã. A faixa brilhante atrás da árvore solitária, próxima ao Equador Celeste, é o percurso do planeta Vênus.
(Créditos da imagem: Saeid Parchini - fonte)

    Economia
Mineração faz cair a produção das indústrias de MG e do ES
    (Por Felipe Quintella) O recuo da atividade extrativa, com o rompimento da barragem em MG, força queda de 5,6% na produção industrial de MG. A mineração também é principal causa da diminuição na produção industrial do ES.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Danos e reparos
Vale: plano de descaracterização das barragens
    A descaracterização da barragem de Fernandinho será concluída em 2020. Estão sendo provisionados US$ 315 milhões adicionais ao valor reconhecido no segundo trimestre de 2019.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Situação da barragem Capitão do Mato da Vale
    Vale informa que, devido ao volume de chuvas, acionou o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração para esta barragem em Nova Lima, MG.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Petróleo
Desativação na Bacia de Campos

Plano Decenal de Energia (PDE 2029)
    Em 10 anos, o Brasil pode ser o 4º produtor mundial de petróleo. Esta projeção consta deste plano. 77% da produção virá do Pré-Sal.
    LEIA MAIS em www.poder360.com.br
    (Por Davi de Souza) Neste plano do Ministério de Minas e Energia, são previstos 42 novos FPSOs e 71% de crescimento na produção de petróleo.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Assinada concessão de 45 novos blocos exploratórios para petróleo e gas
    (Por Felipe Maciel) A ANP assinou os contratos para 15 áreas marítimas e 30 terrestres a serem arrematadas na 16ª rodada de oferta permanente.
    LEIA MAIS em epbr.com.br

Búzios faz a Petrobras ganhar Oscar da Indústria petrolífera offshore mundial


    Produção
Vale: Relatório de produção do quarto trimestre de 2019
    Em 2019 foram produzidas 302 milhões de toneladas de finos de minério de ferro, 208 mil toneladas de níquel acabado, 381,1 mil toneladas de cobre e 8,8 milhões de toneladas de carvão.
    LEIA MAIS em www.vale.com
    (Por Marta Nogueira) Rio Tinto passa a ser a maior produtora global de ferro, A Vale perde este posto, pelo menos temporariamente, enquanto se recupera da tragédia com sua barragem no início de 2019.
    LEIA MAIS em br.reuters.com


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Devika Krishna Kumar) A Administração de Informação de Energia (EIA) reduz previsão de demanda global por petróleo após surto do coronavírus.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Preços do minério de ferro em alta

Preços do ouro em baixa


    Infraestrutura
Estrada de Ferro Carajás é a mais segura do Brasil


    Justiça
Desativação de barragem de mineração em Crixás, GO, até 2021


    Meio Ambiente
Pela primeira vez em 10 anos, as emissões globais de CO2 se estabilizam
    De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a interrupção do crescimento das emissões de CO2 se deve principalmente ao aumento das gerações de energia eólica, solar e nuclear no mundo.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br
    (Por Jéssica Sousa) A AIE anunciou dados que indicam que estas emissões caíram em economias avançadas onde o uso do carvão diminuiu entre 15 e 25%.
    LEIA MAIS em jornaleconomico.sapo.pt

As turfeiras e o carbono da Terra
    (Por Virgínia Gewin) Elas detêm mais do que um quarto de todo o carbono do solo e representam apenas 3% da área terrestre da Terra. As turfeiras contêm mais do que o dobro do carbono que as florestas do mundo.
    LEIA MAIS em www.nature.com

Recorte de temperatura elevada na Antártica


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Piton de la Fournaise

Vulcão Taal
    Este vulcão das Filipinas teve seu nível de alerta aumentado de 1 para 4 (em 5) devido ao aumento da sua atividade registrando nuvem de vapor e cinzas, além de raios vulcânicos.
    LEIA MAIS em reliefweb.int

Vulcão Reventador

Vulcão Dukono

Vulcão Ubinas

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, na região de Tonga (5,2 graus), na região das Ilhas Mariana (5,3), ao sul das Ilhas Fiji (5,4), no sudoeste da África (5,0), na costa de Antofagasta, Chile (5,2), e na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (5,3).
    Dia 12, ao sul das Ilhas Fiji (5,2 graus) e na costa leste de Honshu, Japão (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, em Myanmar (4,6 graus), no oeste de Mongólia (4,6), ao sul das Ilhas Fiji (4,8), no leste de Honshu, Japão (4,5), no norte do oceano Índico (4,7), na costa de Tarapaca, Chile (4,6), na costa da porção central do Peru (4,6) e no norte de Sumatra, Indonésia (4,6).
    Dia 12, nas Ilhas Near, Alasca (4,9 graus), na região de Nias, Indonésia (4,5), em Guerrero, México (4,7), e em Minahasa, Indonésia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Encontrado bumerangue de pedra raro na Austrália

A recuperação do sistema de encanamento de Pompeia afetado pelo Vesúvio em 79 dC

Ossos do mais antigo morador de Durham, Inglaterra

Jogo de tabuleiro Viking de mais de 1.200 anos


    Asteroide
Pallas, o asteroide "bola de golfe"
    (Por Jennifer Chu) Seu apelido se deve à quantidade de crateras que apresenta, evidenciando seu passado de violentas colisões. Elas se devem provavelmente à sua trajetória inclinada em relação à maioria dos objetos do cinturão de asteroides.
    LEIA MAIS em phys.org


    Tecnologia
Simulação de condições do Pré-Sal são facilitadas por rochas sintéticas
    Amostras personalizadas são confeccionadas por doutorando da USP, atendendo a demanda da indústria de óleo e gás.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br

Eliminação de petróleo cru através de bactérias
    (Por Luiz Henrique Gomes) Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) buscam desenvolver produto composto de bactérias que se alimentem de hidrocarbonetos.
    LEIA MAIS em www.tribunadonorte.com.br

Novas ligas de alumínio para carros elétricos

100 LEDs foram acesos com gotas de chuva
    (Por Rafael Rodrigues da Silva) Pesquisadores de Hong Kong desenvolveram dispositivo capaz de gerar energia elétrica com água da chuva que transforma cada gota em uma "bateria".
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Evento
Vitória Stone Fair 2020


    Extra
Primeira patente é conquistada pelo Observatório Nacional
    Pesquisadores do Observatório Nacional obtiveram patente do “dispositivo e método para simular a compensação de bússola náutica”.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Muito mais que metais preciosos no fundo de uma mina de ouro sul-africana
    (Por Bill Whitaker) Na mina de Moab Khotsong, que chega a quase 3 km abaixo da superfície, além do ouro que resta, são encontradas formações rochosas de três bilhões de anos.Elas abrigam vermes e água salgada, que pode ser o que restou de um antigo oceano.
    LEIA MAIS em www.cbsnews.com


Notícias em 11/02/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *