#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

2 de fevereiro de 2020

Notícias em 02/02/2020

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, produção, mercado, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e outros.

A costa do Peru
Esta visão mostra 800 quilômetros da costa do Peru. O desfiladeiro íngreme de Cotahuasi, com 2800 metros de profundidade, e a calota de gelo branca do vulcão Nevado Coropuna (6425 metros) estão na parte inferior da imagem. O deserto de Atacama, em tons mais claros, abraça a costa, cercado pelas rochas de tons mais escuros da alta Cordilheira dos Andes. O planalto andino, principalmente sob nuvens neste dia, eleva-se a 4000 metros acima do nível do mar, com picos vulcânicos (como Corapuna) subindo muito mais. Inúmeros desfiladeiros íngremes descem do platô até a costa. Os rios que cortam esses desfiladeiros fornecem água para a irrigação de campos agrícolas no deserto. O reflexo do Sol no Oceano Pacífico revela faixas de vento produzidas pelos fortes ventos do sul. A Laguna Parinacochas é nitidamente visível porque também reflete o sol. Na parte superior da imagem, quase invisível sob uma camada de nevoeiro, fica a capital de Lima.
(Crédito da imagem: ISS/NASA - fonte)

    Economia
Pela primeira vez em 6 anos, a dívida bruta do Brasil caiu a 75,8% do PIB

Dívida da principal mineradora de lítio da China


    Danos e reparos
Três anos para acabar com as barragens a montante em MG
    O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) conclui documento que irá nortear as obras de descaracterização das 43 barragens deste modelo em MG.
    LEIA MAIS em www.opopularjm.com.br


    Petróleo
O papel da PPSA na Segunda Rodada da Cessão Onerosa
    O MME identificou que a principal incerteza gerada para os investidores foi que a negociação da compensação pela aquisição parcial dos ativos nos leilões, com a Petrobrás, só ocorreu após o resultado.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br


    Produção
Estimativa de produção da Nexa em 2020
    A produção de zinco em 2020 deve ser semelhante a de 2019 quando alcançou 361 mil toneladas. Os investimentos em Capex em 2020 devem chegar a U$ 410 milhões, com destaque para o Projeto Aripuanã, com zinco, chumbo e cobre.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Mercado
Preços do minério de ferro em queda
    (Por Frik Els) O preço de importação do minério com 62% de teor de Fe, na China, caiu para US$ 84,94 por tonelada métrica seca.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Preços do ródio em alta


    Meio Ambiente
Mineradoras em busca do investimento verde
    (Por Helen Reid) O foco principal na conferência anual "Inveting in African Mining Indaba", na Cidade do Cabo, no dia 5 de fevereiro, será a tentativa mostrar uma mineração mais sustentável.
    LEIA MAIS em www.reuters.com

Geleiras mexicanas e as mudanças climáticas


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl
    (Por Aly Valenzuela Ávila) Este vulcão mexicano continua com exalações com vapor de água, gases e cinzas, além de sismos.
    LEIA MAIS em www.tribuna.com.mx

Vulcão Nevados de Chillán

Vulcão del Fuego

Vulcão Kadovar

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Réplicas de terremotos no México diminuirão gradualmente
    O enxame de terremtos, ocorrido em janeiro em Michoacán, Guerrero e Oaxaca, apresenta réplicas que irão diminuir aos poucos.
    LEIA MAIS em www.jornada.com.mx

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, no norte da Colômbia (4,6 graus), a oeste da dorsal do Chile (4,6), na Grécia (4,7) e em Minahasa, Indonésia (4,7).
    Dia 02, três na região de Porto Rico (todos de 4,5 graus), no oeste da Turquia (4,7), em Banda Sea (4,5), na dorsal Reykjanes (4,7), a leste de Honshu, Japão (4,8), nas Ilhas Santa Cruz (4,9) e nas Ilhas Galápagos (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Minerando a Lua
    (Por ESA) O módulo Luna-27, o primeiro dispositivo europeu a pousar na Lua nesta década, tentará saber se há concentrações de água congelada estudando a composição do solo nas proximidades do polo sul lunar.
    LEIA MAIS em scitechdaily.com


    Extra
Parente de George encontrado nas Ilhas Galápagos
    O famoso George, a tartaruga gigante da Ilhas de Pinta, morreu em 2012 com pouco mais de 100 anos. Um parente dele foi encontrado entre as 30 tartarugas gigantes de duas espécies que eram consideradas extintas.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


Notícias em 01/02/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *