7 de janeiro de 2020

Notícias em 07/01/2020

Assuntos do dia:
retrospectiva, economia, danos, petróleo, mercado, hidrologia, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e eventos.

Incêndios florestais na Austrália
Esta não é uma foto, é um modelo 3D criado para representar a localização dos focos de incêndios na Austrália, baseado em dados recolhidos pela NASA. A Austrália atravessa uma de suas piores temporadas de incêndios florestais com milhões de hectares arrasados pelas chamas. A causa principal é especificamente um fenômeno conhecido como Dipolo do Oceano Índico.
(Crédito da imagem: Anthony Hearsey / NASA - fonte1 e fonte2)

    Retrospectiva
Energia de Portugal em 2019: carvão desceu 73% e energia solar subiu 26%
    Em 2019, a produção de energia renovável contribuiu com 51% no consumo de eletricidade dos portugueses. enquanto as fontes de origem fóssil corresponderam a 49%.
    LEIA MAIS em jornaleconomico.sapo.pt


    Economia
Recursos da Cessão Onerosa do Pré-Sal

Codelco do Chile não terá dinheiro novo
    (Por Bloomberg) O governo do Chile, sob pressão política, descarta injeção de capital na sua produtora estratégica de cobre.
    LEIA MAIS em moneytimes.com.br


    Danos e reparos
Confirmada a segurança das barragens da CBA em Minas Gerais
    Fiscais da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) de Minas Gerais vistoriaram as barragens em Miraí e Itamarati e confirmaram a segurança das estruturas.
    LEIA MAIS em www.ovigilanteonline.com


    Petróleo
Crescem 35% as descobertas de óleo e gás no Brasil em 2019

Primeira carga de petróleo do bloco do Entorno de Sabinhoá

Após anos de rápido crescimento, os produtores de xisto dos EUA acionam freios em 2020
    (Por Jennifer Hiller e Liz Hampton) Esta situação sinaliza uma nova e desconhecida era de autocontrole para a indústria de xisto nos EUA.
    LEIA MAIS em www.reuters.com


    Mercado
Os preços do petróleo e a crise EUA-Irã
    (Por Francisco Góes) Mineradora podem ser impactadas pela crise, mas aumento de custos derivados de eventual alta do petróleo podem não afetar empresas como a Vale.
    LEIA MAIS em valor.globo.com
    O Estreito de Ormuz é o ponto de estrangulamento mais importante para o trânsito do petróleo devido aos grandes volumes que fluem por ele: cerca de 21% do consumo global de líquidos de petróleo.
    LEIA MAIS em www.eia.gov

Preços do minério de ferro
    (Por Fancisco Góes) A expectativa é de que os preços do minério de ferro flutuem entre US$ 75 e US$ 80. Vale terá caixa "forte" mesmo com menores preços do minério de ferro em 2020.
    LEIA MAIS em valorinveste.globo.com

Preços do ouro em alta


    Hidrologia
Alerta em dois municípios acreanos devido ao Rio Acre


    Meio Ambiente
Destaque internacional para os projetos de restauração florestal da CBA
    Projetos da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), conduzidos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tiveram destaque em dois capítulos de livro da área da Nova Science Publishers, nos EUA.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Licenciamento Ambiental e seus desafios
    (Por Luciano Cota) O licenciamento ambiental é etapa fundamental e mandatória para avaliação e aprovação de empreendimentos e atividades que utilizam recursos naturais ou são capazes de causar degradação ambiental.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Como calcular o carbono incorporado nos materiais de construção
    (Por Eduardo Souza) O setor da construção é responsável por até 30% de todas as emissões de gases que contribuem ao efeito estufa.
    LEIA MAIS em www.archdaily.com.br

Plano de redução de emissões na Noruega a quase zero em 2050

Poeira da Austrália nas geleiras da Nova Zelândia

O fornecimento mineral de tecnologia verde e as negociações climáticas
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Artigo na Science afirma que a revolução global de baixo carbono poderia estar em risco, a menos que novos acordos internacionais e mecanismos de governança sejam estabelecidos para garantir um suprimento sustentável de minerais e metais raros.
    LEIA MAIS em www.mining.com

O fechamento das minas de carvão
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Há uma série de recomendações para lidar com os desafios sociais relacionados com o fechamento de minas de carvão.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Plataforma global única para monitorar a temperatura da Antártica
    Engenheiros em Recursos Naturais Renováveis da Universidade do Chile criaram o primeiro Explorador Antártico das temperaturas da superfície terrestre.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Mineralogia
O que é opala de fogo?
    Este dióxido de silício hidratado, um tipo de geleia endurecida, é transparente a translúcido, com cores quentes entre amarelo, laranja e vermelho.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
Encontrado fóssil do primeiro peixe que conquistou a terra firme
    O Tiktaalik roseae, de cerca de 375 milhões de anos, mostrou indícios de evolução nas barbatanas relacionada à transição para membros aptos a caminhar em terra.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


    Vulcanismo
Nascimento de um novo vulcão
    Cerca de 7.000 terremotos foram produzidos antes da primeira erupção que registrou o nascimento de um novo vulcão na costa da ilha francesa de Mayotte, no oeste do Oceâno Índico.
    LEIA MAIS em www.newsweek.com

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Sakurajima

Vulcão Kerinci

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Principais ocorrências (com as respectivas altitudes) nos vulcões: Dukono, na Indonésia (4.600 metros), Sangay, no Equador (6.200 metros), Reventador, no Equador (4.900 metros), e Sambacaya, no Peru (7.600 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Terremotos e placas tectônicas
    A localização de Porto Rico, na margem entre a placa tectônica do Caribe e da América do Norte, expõem a região a constantes riscos de terremotos.
    LEIA MAIS em www.primerahora.com
    Na região da Califórnia, EUA, as falhas de San Andrés, San Jacinto e Hayward são as principais a produzir atrito entre as placas tectônicas da América do Norte e do Pacífico.
    LEIA MAIS em www.univision.com

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, dois na região de Porto Rico (5,7 e 5,0 graus), no sul de Sumbawa, Indonésia (5,2 graus), e na região das Ilhas Mariana (5,0 graus).
    Dia 07, no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,3 graus), no norte de Svalbard (5,2 graus), em Simeulue, Indonésia (6,2 graus), quatro na região de Porto Rico (6,4, 5,6, 5,0 e 5,8 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 06, nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,6 graus), na região de Sumbawa, Indonésia (4,5 graus), nas Ilhas Kuril (4,5 graus), na região de Porto Rico (4,7 graus) e no mar Ionian (4,7 graus).
    Dia 07, em Halmahera, Indonésia (4,8 graus), dois na região de Porto Rico (ambos de 4,5 graus) e em Tajiquistão (4,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Encontrados artefatos da Idade do Bronze em lago suíço
    Arqueólogos mergulham no Lago de Thun para resgatar restos de habitações da Idade do Bronze que estão em risco devido à erosão causada pela forte corrente natural do rio Aare.
    LEIA MAIS em www.swissinfo.ch


    Ciência espacial
Atenção às pistas sobre a água perdida em Marte
    (Por CCVAlg) Marte provavelmente já teve água líquida e o estudo dela pode ajudar a descobrir como foi perdida e quanto já teve.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Primeiro planeta do tamanho da Terra potencialmente habitável

O centro da Via Láctea
    A NASA disponibiliza imagem muito nítida do centro da Via Láctea graças ao observatório SOFIA. A imagem foi tirada no espectro infravermelho abrangendo uma distância de mais de 600 anos-luz com detalhes de redemoinhos de gás e poeira no coração da Via Láctea.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Fusão de dois buracos negros


    Evento
MBA em Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields
    Este curso à distância, reconhecido pelo MEC, tem início das aulas em 02 de março de 2020, com certificado da Universidade de São Paulo (USP). Inscrições vão até 17 de janeiro.
    LEIA MAIS em mbagac-info.larc.usp.br


Notícias em 06/01/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *