#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

6 de janeiro de 2020

Notícias em 06/01/2020

Assuntos do dia:
retrospectiva, danos, mercado, energia renovável, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo e arqueologia.

As Dolomitas e o enrosadira
As Dolomitas constituem uma cordilheira alpina do nordeste da Itália, entre a fronteira austríaca no norte e a grande planície veneziana no sul. Sua geologia é bastante incomum em comparação com o restante dos Alpes e de outras montanhas da Terra. Elas apresentam uma combinação de dois tipos diferentes de rochas: vulcânicas e dolomíticas, sendo que algumas das rochas desta cordilheira contém carbonato de cálcio e magnésio. Seu nome deriva do seu descobridor: Deodat de Gradet de Dolomieu. Os processos que formaram as Dolomitas ocorreram no Permiano-Triássico e elas permaneceram inalterados por mais de 100 milhões de anos sob uma grande camada de sedimentos marinhos. Durante o terciário, a colisão entre o continente africano e o continente europeu deformou a crosta e os depósitos marítimos emergiram. Os Alpes, incluindo a região das Dolomitas, nasceram neste período. A imagem acima mostra um cenário com lua crescente visto de Calalzo di Cadore, Itália. Os raios persistentes do sol, combinados com o luar, inundam o pico coberto de neve (2.461 metros) com cores quentes. Este efeito é conhecido pelo nome de alpenglow, que na região das Dolomitas se chama enrosadira.
(Crédito da imagem: Giorgia Hofer - fonte1 - fonte2)

    Perspectivas
2020: ano intenso de negócios no setor de óleo e gás


    Danos e reparos
Desmonte de rochas por explosivos e seus danos
    (Por Valdir Costa e Silva) Acontecem litígios judiciais causados por estes danos. Eles não afetam apenas residências particulares e comerciais, mas também o patrimônio cultural. Muitos desses problemas podem ser minimizados com equipes responsáveis treinadas por especialistas.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Mercado
Preços do petróleo em alta

Preços do minério de ferro em alta


    Energia renovável
Projetos de hidroelétricas praticamente são extintos pela geração de energia eólica e solar no Brasil


    Mineralogia
A valiosa esmeralda Gachala
    Ela foi encontrada em 1967 na mina Vega de San Juan, em Gachala, na Colômbia, e é um dos maiores cristais de esmeralda com qualidade de gema.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Paleontologia
Evidências de extinção em massa ordoviciana são encontradas em pesquisa sobre fósseis na China
    Cientistas da China, da Austrália, dos EUA e da Grã-Bretanha calculam que a primeira extinção em massa da Terra ocorreu há mais de 400 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.xinhuanet.com


    Vulcanismo
Vulcões ativos no Peru

Vulcão Popocatepetl
    Este vulcão mexicano registrou exalações com vapor de água, gases e baixo teor de cinzas, mantendo o nível de alerta fase 2 amarela.
    LEIA MAIS em www.la-saga.com

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Principais ocorrências (com as respectivas altitudes) nos vulcões: Klyuchevskoy, na Rússia (6.100 metros), Dukono, na Indonésia (2.100 metros), Sangay, no Equador (5.800 metros), e Reventador, no Equador (5.500 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 05, no sudeste de Shikoku, Japão (5,1 graus), e em Mindanao, Filipinas (5,1 graus).
    Dia 06, dois nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,2 e 5,1 graus), no norte das Ilhas Ascension (5,6 graus), em Mindanao, Filipinas (5,2 graus), e em Porto Rico (5,7 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 05, no oeste de Xizang (4,5 graus), na região de Fiji (4,9 graus), na tríplice junção da região de Galápagos (4,8 graus), no Mar de Ceram, Indonésia (4,5 graus), e em Java, Indonésia (4,9 graus).
    Dia 06, em Mindanao, Filipinas (4,6 graus), no turcomenistão (4,9 graus) e em Taiwan (4,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Descoberto palácio maia de mil anos


Notícias em 05/01/2020

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *