#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

16 de dezembro de 2019

Notícias em 16/12/2019

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, energia renovável, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, eventos e outros.

Bungle Bungle Range
A Bunble Bungle Range cobre uma área de 450 km² do Parque Nacional de Purnululu, no extremo norte da Austrália Ocidental. São formações rochosas em forma de colmeia com cones arredondados e torres cilíndricas constituídos por conglomerado poroso depositado há 350-375 milhões de anos, que foi lentamente corroído pelo vento e pela pouca chuva do deserto circundante. A Bungle Bungle Range apresenta um padrão de anéis de cores laranja e preto causados pela composição da rocha e pela água que fica presa em camadas mais densas, permitindo que as algas cresçam e formem as cores mais escuras. Estas rochas, que se tornaram Patrimônio Mundial da UNESCO em 2003, são também importantes para o povo Kitja, que vive na região há cerca de 20.000 anos, embora tenham sido conhecidas pelo restante do mundo somente em 1983.
(Crédito: Bäras - imagem - fonte)

    Petróleo
Leilões de petróleo prometem em 2020


    Mercado
Previsão do preço do cobre
    (Por Reuters) A mineradora chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, prevê a médio prazo um preço de 2,6 a 2,8 dólares por libra.
    LEIA MAIS em www.swissinfo.ch


    Energia renovável
Ceará: grande potencial para geração de energia eólica
    (Por Suzana dos Santos) Estudo indica que o Ceará pode ser fonte de energia eólica para o país principalmente no final da tarde e no crepúsculo.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Meio Ambiente
A erosão do solo e os seres humanos


    Mineralogia
O que é a "opala de madeira"?


    Paleontologia
Nova espécie de crocodilo de 125 milhões de anos

Plantas com flores de 126 milhões de anos na Austrália
    Estudo revela que plantas, como magnólias, botões de ouro e louros modernos, estabeleceram-se em regiões de "alta latitude sul", na Austrália.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Evolução de grandes dinossauros predadores na Patagônia
    O Asfaltovenator vialidadi exibe características difíceis de conciliar com a imagem atualmente aceita nos três grandes grupos que compõem os tetanuranos.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Vulcanismo
Como o vulcão Anak Krakatau provocou tsunami em 2018
    (Por Jonathan Amos) Este vulcão da Indonésia deixou o leito marinho cheio de detritos e o impacto de grandes pedras no mar deu origem a ondas gigantes que alcançaram Java e Sumatra.
    LEIA MAIS em www.bbc.com

Vulcão Popocatepetl

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes principais vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Dukono, na Indonésia (2.100 metros), Sangay, no Equador (6.100 metros), e Reventador, no Equador (4.600 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Terremoto com magnitude superior a 9 graus é temido em Okinawa, no Japão
    Estudo apresentado no 13º Simpósio sobre Prevenção de Desastres e Meio Ambiente prevê que as ilhas tropicais do Japão correm o risco de sofrer grande terremoto. O risco é potencializado por cavernas e acidentes geográficos em calcário na região.
    LEIA MAIS em www.portalmie.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 15, em Mindanao, nas Filipinas (5,3 graus), em Halmahera, na Indonésia (5,3 graus), na dorsal Pacífico-Antártica (5,0 graus), na porção sudeste da dorsal Indiana (5,0 graus), e em Salta, na Argentina (5,0 graus).
    Dia 16, em Mindanao, nas Filipinas.
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 15, cinco em Mindanao, nas Filipinas (4,7, 4,6, 4,6, 4,8 e 4,8 graus), ao sul das Ilhas Fiji (4,6 graus), na região da Nova Irlanda, em Papua Nova Guiné (4,7 graus), em Vanuatu (4,9 graus), em Tucuman, na Argentina (4,8 graus), dois na costa leste de Honshu, no Japão (4,7 e 4,6 graus), na porção central do Peru (4,9 graus), na Nicarágua (4,6 graus), na região de Nias, na Indonésia (4,7 graus), e em Hokkaido, na região do Japão (4,6 graus).
    Dia 16, em Mindanao, nas Filipinas (4,7 graus), na região de Kep. Taninbar, na Indonésia (4,5 graus), no sul do Alasca (4,5 graus), em Minahasa, na Indonésia (4,5 graus), na região de Tonga (4,6 graus), no mar de Celebes (4,5 graus), em Taiwan (4,9 graus) e no norte do Alasca (4,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Encontrada esfinge em excelentes condições no Egito


    Evento
Projeto "Perspectivas 2020" avalia oportunidades e desafios do próximo ano
    Neste evento, geólogo da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) avalia que o Brasil precisa fazer um estudo concreto do potencial energético de todas as suas fontes.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
Será tombada como patrimônio a serra que emoldura Tiradentes, MG
    (Por Tatiana Lagôa) Em agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) retomou o processo de pedido de tombamento iniciado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT).
    LEIA MAIS em www.otempo.com.br

Encontradas 15.000 crateras no fundo do Oceano Pacífico
    Duas hipóteses para a formação destas crateras são levantadas: (i) atividade geotérmica ou (ii) lixo que atrairia peixes que removeriam sedimento ao redor.
    LEIA MAIS em www.20minutos.es

Plano do Ibram para atrair investimento para o setor mineral no Brasil

Galeria de petrogrifos

Não foi simultânea a extinção em massa da biodiversidade em terra e no mar há 250 milhões de anos


Notícias em 15/12/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *