#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

15 de dezembro de 2019

Notícias em 15/12/2019

Assuntos do dia:
economia, danos, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e outros.

Cabo de Santo Agostinho
Bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil, esta região era povoada por índios Caetés. Foi quando, integrando a primeira Armada de Cristóvão Colombo, o navegador e explorador Vicente Yañez Pinzón, no comandado a caravela Niña, alcançou a costa do Brasil, junto a um grande promontório. Era o cabo de Santo Agostinho, ao qual chamou de Santa María de la Consolación e do qual tomou posse para a Espanha em 20 de janeiro de 1500. Bem antes disto, cerca de 102 milhões de anos antes, ocorria na região um importante vulcanismo ácido-básico intrusivo (diques e plugs riolíticos), extrusivo (riolitos, basaltos, traquitos) e mesmo explosivo (ignimbritos), formando a denominada Província Magmática do Cabo na região que hoje chamamos Bacia de Pernambuco. Esta bacia inclui uma estreita faixa de rochas sedimentares e magmáticas no Nordeste do Brasil, aflorante no litoral a sul de Recife, PE.
(Crédito: André Amui - imagem - fonte1 - fonte2)

    Economia
Mercado de óleo e gás: MODEC prevê 800 novas vagas em 2020

Projeções da Moody's para a indústria da América Latina em 2020


    Danos e reparos
Impe contradiz Marinha sobre a origem do petróleo derramado na costa brasileira
    Enquanto a Marinha aponta o navio petroleiro Bouboulina, o Impe diz que o petróleo veio da África sem especificar se seria um acidente com embarcações ou outra causa.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Energia renovável
Comissionamento de parques eólicos do RN
    A Voltalia, empresa internacional de energias renováveis, iniciou comissionamento das turbinas nos parques eólicos Ventos Serra do Mel 1 & 2, no município de Serra do Mel, no RN.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Paleontologia
Museu de SP reúne mais de 600 fósseis de dinossauros
    (Por Marcos Lavezo) O museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa, distrito de São José do Rio Preto, SP, expõe dinossauros que viveram há 80 milhões de anos na região.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Dinossauros argentinos
    A paleontóloga Zulma Gasparini tem descoberto répteis marinhos na região petrolífera argentina de Vaca Muerta há quatro décadas.
    LEIA MAIS em www.lmneuquen.com
    A área do lago Los Barreales, em Neuquén, na Patagônia Argentina, uma província na fronteira com o Chile, a mais de 980 quilômetros da cidade de Buenos Aires, é considerada uma fábrica mundial de dinossauros.
    LEIA MAIS em invdes.com.mx


    Vulcanismo
Vulcão Shishaldin

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes principais vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Dukono, na Indonésia (2.100 metros), e Sangay, no Equador (5.800 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 4,5 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 14, na dorsal Meso-Indiana (4,8 graus), na região de Nova Britânia, em Papua Nova Guiné (4,9 graus), nas Ilhas Kuril (4,5 graus), na região de Fiji (4,6 graus), e no sul de Xinjiang, na China (4,6 graus).
    Dia 15, em La Rioja, na Argentina (4,8 graus), dois nas Ilhas Kuril (4,5 e 4,7 graus), 14 em Mindanao, nas Filipinas (6,8, 5,0, 4,9, 4,8, 5,7, 5,0, 4,7, 4,9, 5,1, 4,9, 4,8, 4,7, 4,7 e 5,3 graus), e na costa de Nova Islândia, na Nova Zelândia (5,1 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Arte rupestre do período neolítico

Peças de ouro e prata de 300 anos encontradas na China


    Ciência espacial
Explosões de estrelas podem deixar exoplanetas menos habitáveis
    Esta é a descoberta de pesquisadores sobre planetas que orgitam estrelas fora do Sistema Solar, ainda que vários estejam em "zonas habitáveis" de suas estrelas.
    LEIA MAIS em phys.org

Elétrons assassinos nos cinturões de radiação Van Allen da Terra
    Pesquisadores internacionais encontraram um "ponto quente" neste cinturão de radiação da Terra que ajuda a prever quando estes elétrons relativísticos se formarão.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Detalhes de Fobos, a lua de Marte


    Extra
Mais de 98% da Terra é coberta pelo Google Earth


Notícias em 14/12/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *