#SePuderFiqueEmCasa, mas não deixe de comprar o que precisa. Movimente o Comércio. Informe-se. Até o boteco da esquina está entregando em casa.

5 de dezembro de 2019

Notícias em 05/12/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, economia, danos, petróleo, produção, mercado, política, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Cânion do Guartelá
O Cânion do Guartelá, localizado na porção centro-leste do Estado do Paraná, estende-se por cerca de 30 quilômetros entre os municípios de Castro e Tibagi. Seus desníveis, que chegam a 450 metros, foram escavados pelo Rio Iapó, afluente da margem direita do Tibagi, que vai desaguar no Paranapanema, na bacia do Rio Paraná. O Rio Iapó erodiu a Escarpa Devoniana, cuesta que separa o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense. O Cânion do Guartelá é controlado por longas estruturas rúpteis (falhas, fraturas), às vezes encaixando diques de diabásio e rochas filiadas, de direção NW-SE, ligadas ao Arco de Ponta Grossa, reativado no Mesozoico. As escarpas do Canyon do Guartelá são sustentadas pelo Arenito Furnas (Devoniano da Bacia do Paraná) com marcante erosão diferencial, gerando relevo ruiniforme. Ocorrem ainda no local cavernas esculpidas no Grupo Castro (Gruta da Pedra Ume) e muitas lapas do Arenito Furnas formando abrigos naturais onde são encontradas pinturas rupestres, artefatos líticos e restos de cerâmica de grupos de paleoíndios.
(Crédito: almalivre - imagem - fonte)

    Pesquisa
Por que a vida persistiu na Terra "bola de neve"?
    Durante o período Criogênico a vida até floresceu e uma das hipóteses de isto ter acontecido pode estar associada ao ferro.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Economia/Investimentos
US$ 18 bilhões no Campo de Búzios até 2024


    Danos e reparos
Remoção de vazamento de petróleo pode ter o auxílio de materiais magnéticos
    (Por Elton Alisson) Pesquisadores estão desenvolvendo este tipo de material para serem usados na remoção de petróleo cru da superfície da água.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br


    Petróleo
Recordes para a produção de petróleo de países não pertencentes à Opep

Quase 4 milhões de barris de petróleo por dia


    Produção
A mina de Pedra Branca

Exportadas 250 milhões de toneladas de minério de ferro no ano


    Mercado
Preços do petróleo em alta

Preços do cobre em alta

Preços do níquel em alta

Preços do ouro em baixa
    (Por Gabriel Bueno da Costa) A baixa é motivada pela menor busca por segurança devido ao otimismo com acordo EUA-China.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Política
Incentivos para usinas de dessalinização de água


    Meio Ambiente
Projeto piloto de cavernas de armazenamento de CO₂ no Pré-Sal
    A Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) foi uma das vencedoras do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica com este projeto.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Os carros elétricos são realmente verdes?
    Há alguns fatores a serem considerados ao responder esta questão, entre eles estão: custo das baterias e de suas substituições, decorrências da rede de estações de serviço, autonomia limitada e custo ecológico da geração de eletricidade.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Paleontologia
Fóssíl de parente do gigante tubarão megalodon é encontrado


    Vulcanismo
Um jovem vulcão na Placa do Pacífico
    Pesquisadores descobriram um pequeno vulcão jovem na parte ocidental do oceano Pacífico nas proximidades de Ilha de Minamitorishima. Ele deve ter entrado em erupção há menos de 3 milhões de anos na subducção da Placa do Pacífico.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com

Vulcão Sangay

Vulcão Sabancaya

Vulcão Popocatepetl

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes principais vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Sangay, no Equador (5.800 metros), Reventador, no Equador (4.600 metros), Sabancaya, no Peru (7.300 metros), e Nevados de Chillán, no Chile (4.300 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 04, em Vanuatu (6,0 graus).
    Dia 05, dois nas Ilhas Kuril (5,0 e 5,6 graus), no sul de Xinjiang, na China (5,1 graus), na costa da porção central do Peru (5,3 graus) e em Mindanao, nas Filipinas (5,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais de 4,5 a 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 04, a leste de Honshu, no Japão (4,7 graus), a leste das Ilhas Kuril (4,5 graus), a sul de Xinjiang, na China (4,7 graus), nas Ilhas Salomão (4,9 graus) e ao sul do Irã (4,5 graus).
    Dia 05, na fronteira de Tianjin-Heibei, na China (4,7 graus), nas Ilhas Kuril (4,8 graus), dois a sul de Xinjiang, na China (ambos de 4,5 graus), nas Ilhas Kuril (4,9 graus), a norte de Sumatra, na Indonésia (4,5 graus), em Banda Sea (4,6 graus) e em Halmahera, na Indonésia (4,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Tatuagens em múmias egípcias


    Ciência espacial
O micróbio exótico que devora meteoritos


    Evento
Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Território
    Neste fórum realizado em 3 de dezembro, em Belo Horizonte, MG, foi formalizado acordo de cooperação entre entidades envolvidas para estimular o desenvolvimento econômico dos municípios mineiros e criar alternativas produtivas que reduzam dependência econômica na atividade minerária.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


    Extra
Retomada da mineração de ferro no AP

Conselho de mineração na CNI

Museu de Geociências da Ufba
    O Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba) inaugura dia 6 de dezembro o seu Museu de Geociências (Museo), no campus universitário de Ondina, em Salvador, BA.
    LEIA MAIS em www.atarde.uol.com.br


Notícias em 04/12/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *